A tendência do coworking no Brasil

Por: DESK Coworking

O coworking no Brasil está em plena ascenção. A cena coworker por aqui ainda é pequena se comparada aos Estados Unidos e alguns lugares da Europa. A prática, entretanto, já se espalhou. Se em 2008 contávamos com apenas dois escritórios compartilhados, hoje já são mais de 100. É por isso que a palavra que caracteriza o contexto do coworking no país é a consolidação. Algumas particularidades tem estimulado o desenvolvimento e a especialização dessa nova maneira de trabalho.

Números do Coworking no Brasil

É difícil aplicar o conceito de coworking para quem ainda não conhece. Isso é um problema, é claro. Mas é essa dificuldade que tem ajudado a desenrolar a prática.  O networking e a troca de experiências colaboram com o surgimento de vários projetos, sejam eles em comum ou não. A  cena e os adeptos agradecem!

Os brasileiros se descobriram mais empreendedores e estão buscando opções criativas e colaborativas de trabalho. O coworking se transformou, então, em um modelo vantajoso de negócio. Se existe a procura, por que não se especializar e oferecer o insumo? Bom para os donos dos escritórios, melhor ainda para quem deseja se adaptar à prática.

E é por causa desse instinto empreendedor tão em alta no momento que os escritórios compartilhados têm investido em iniciativas para seus coworkers como eventos, workshops, e até parcerias com instituições como Senac e Sebrae. Uma ótima maneira para impulsionar desejos de empreendedorismo, sobretudo, em um país onde o caminho jurídico é um pouco complexo.

O coworking é uma prática flexível e isso tem criado oportunidades para o surgimento de diversos nichos, cada um deles destinado a um perfil de profissional. Esses nichos são fundamentais para que o coworking seja visto como uma solução adequada a qualquer situação. Temos espaços voltados à iniciativas sociais, à sustentabilidade e até projetos sem fins lucrativos, onde todos os coworkers participam da manutenção do espaço. A pergunta que se coloca, hoje, não é mais onde você vai trabalhar mas, sim, com quem.

O coworking está na mira de grandes empresas. Algumas equipes de trabalho de grandes corporações já se deslocaram para escritórios compartilhados. O objetivo nada mais é do que descobrir novas tendências em um ambiente inovador, aliado à redução de custos em projetos de curta duração.

Depois de conhecer um pouquinho mais sobre esse cenário bastante promissor aqui no Brasil, visite o DESK Coworking. Saiba como as pessoas estão trabalhando e gerando negócios num ambiente inovador e inspirador, cheio de pessoas legais.

  Posts Similares
  • No related posts found.