Por que o coworking é uma das maiores tendências de negócios em 2016?

Por: DESK Coworking

O mercado de negócios já não é mais baseado apenas em grandes empresas que possuem e demandam grandes estruturas. Cada vez mais, surgem empreendedores com ideias inovadoras e novos modelos de negócio que começam a se firmar no mercado, como as startups.

Com isso, também muda a necessidade de espaço para o trabalho, abrindo uma oportunidade para o coworking. Baseado no compartilhamento de escritórios, essa prática promete ser uma das maiores tendências de negócios em 2016. Para entender o motivo, continue lendo e veja o que faz essa tendência ser tão popular.

Diminuição dos custos

A situação econômica em 2016 não promete ser a mais favorável possível e isso não apenas no Brasil, mas também em várias partes do mundo. Com isso, um dos objetivos para que um negócio dê certo precisa ser a redução de custos. Do contrário, a sobrevivência em 2016 vai ser bem mais difícil.

Como no coworking há uma divisão dos gastos para manter um ambiente de trabalho, há uma redução benéfica dos custos. Com isso, todo mundo ganha, já que dá para trabalhar em um ambiente organizado e adequado sem precisar gastar muito para isso.

Aumento da produtividade

O coworking também é uma das maiores tendências de negócios em 2016 porque ele ajuda a aumentar a produtividade. Especialmente entre profissionais autônomos e entre quem está começando o próprio negócio, pode ser difícil manter a concentração em um ambiente que não seja adequado – como dentro de casa, por exemplo.

Com o coworking isso não acontece, já que estar em um ambiente corporativo e organizado favorece bastante a motivação em realizar projetos, o que diminui a procrastinação. Além disso, a presença de outros profissionais produzindo também é um estímulo para que a produtividade seja aumentada.

Melhoria na apresentação do negócio

Não há nada de errado em trabalhar de casa, mas na hora de realizar uma reunião isso pode ser um inconveniente, já que o cliente pode ter uma visão pouco profissional do negócio. Quem está começando uma startup e quer atrair investidores, por exemplo, precisa passar a imagem profissional necessária, e é isso o que faz o coworking.

Como o ambiente é totalmente organizado, estruturado e corporativo, a apresentação do negócio sofre melhorias importantes, passando uma mensagem de comprometimento e profissionalismo.

Grande flexibilidade

O coworking também possui uma grande flexibilidade, indo desde sua modalidade tradicional até o escritório virtual, por exemplo. Com isso, a única preocupação que você precisa ter é em garantir a localização correta do seu escritório de coworking para que os clientes possam ter acesso facilitado.

Ao escolher a localização corretamente, portanto, há uma grande flexibilidade de opções, inclusive para diferentes momentos da empresa, já que as necessidades para realizar um treinamento não são as mesmas do que para fazer uma reunião com clientes, por exemplo.

Favorecimento de parcerias

Estar em contato com outros empreendedores, marcas e empresas traz um benefício muito importante: a intensificação do networking. Como o mundo dos negócios está cada vez mais colaborativo e como o coworking favorece a realização de parcerias, essa é uma tendência crescente no mundo dos negócios em 2016.

Além disso, as parcerias ajudam as empresas a superarem os desafios comuns, como os encontrados durante uma crise financeira, por exemplo. No final, as empresas saem ganhando e o consumidor também, que passa a ter acesso a opções diferenciadas.

O coworking é uma das maiores tendências de negócios em 2016 basicamente porque melhora a estrutura de um negócio, reduz custos, melhora a apresentação e favorece parcerias. Conveniente e flexível, é uma opção que promete ser cada vez mais utilizada por quem tem sede de resultados.

Agora que você já sabe porque o coworking é tendência, aproveite para conhecer mais sobre essa possibilidade lendo o post “Coworking: uma ótima maneira de fazer bons negócios”.

Gostou do nosso artigo? Ainda ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

  Posts Similares