Descubra como surgiu o escritório virtual

O escritório virtual, por mais que seja um serviço bastante recente, vem crescendo cada vez mais não só no Brasil como no mundo. Quer saber como surgiu o escritório virtual e suas benesses?

Pois nosso post de hoje é exatamente sobre o surgimento do conceito de escritório virtual no mundo. Ficou curioso?

Então confira:

O começo de tudo

A ideia surgiu com o objetivo de facilitar a organização de diversas empresas, empreendedores e demais profissionais que necessitam de um espaço para manter todos os seus dados e trabalhos.

Aí nascia o conceito de escritório virtual, que surgiu há mais de 20 anos, mas sua aplicação só aconteceu por volta do ano de 1994, com o aprimoramento das tecnologias de telefonia móvel e da internet.

O serviço veio principalmente pela necessidade de algumas empresas e trabalhadores de possuírem maior flexibilidade no ambiente profissional, inclusive no espaço de trabalho em si.

E a possibilidade de trabalhar cada vez mais utilizando a internet fez com que o tema se tornasse uma realidade que, há tempos, já era prevista.

Os serviços prestados

Um escritório virtual presta diversos serviços de assessoria on-line, atendimento telefônico, apoio administrativo e acesso remoto ao profissional dentro do ambiente da empresa.

Ou seja, para profissionais liberais e empresários que não atuam em ambientes fixos, precisando de mudanças constantes, o serviço realmente é o mais adequado e vantajoso.

São muitos os profissionais que utilizam esse tipo de serviço, indo de arquitetos e designers a advogados, psicólogos e dentistas, que podem agendar consultas com seus clientes e ainda, se preferirem, realizá-las de modo virtual, por meio das tecnologias cada vez mais avançadas na área.

O cenário brasileiro

O Brasil já conta com empresas prestadoras do serviço de escritório virtual, atendendo aos mais variados públicos — desde profissionais de pequenas e médias empresas até grandes multinacionais —, com um crescimento anual em torno de 20% no país.

E os escritórios virtuais são cada vez mais procurados pelos benefícios que oferecem para diferentes perfis de profissionais e estabelecimentos, uma vez que são bastante flexíveis, adaptando-se às mais diversas demandas.

As perspectivas de mercado

A tendência de crescimento desse tipo de serviço se justifica pela evolução constante e maior necessidade de adaptação das empresas aos recursos tecnológicos, visando o aumento dos benefícios e, consequentemente, dos lucros.

O fato de os escritórios virtuais atenderem seus usuários através de um só espaço faz com que os custos para a manutenção do mesmo sejam super acessíveis, podendo, dessa forma, dispor de várias ferramentas com um investimento pra lá de justo por parte de seus usuários.

As vantagens do escritório virtual

Entre as maiores vantagens para o profissional que aposta em um escritório virtual para realizar seus serviços estão:

  1. A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, inclusive na própria casa, por meio de acesso remoto, não ter gastos com aluguel de um espaço fixo — o que muitas vezes torna o negócio inviável;
  2. Economia com locomoção e combustível;
  3. Possibilidade de compartilhar facilmente dados com as equipes da empresa;
  4. Realização de audiências virtuais;
  5. início imediato de atividades e assim por diante.

Para os que prezam por uma boa localização e infraestrutura para eventualmente receber clientes, os escritórios virtuais de grandes centros ainda podem oferecer o serviço de aluguel de salas de reuniões e outros espaços para a realização de reuniões corporativas.

E você, já sabia da existência de escritórios virtuais ou conhecia seus benefícios? Venha conversar com nossa equipe, temos diversos relatos de clientes para lhe apresentar!

Compartilhe :

Fale com um consultor