6 dicas para aumentar sua produtividade enquanto estiver trabalhando em casa

A pandemia de COVID-19 mudou completamente a forma como a maioria das pessoas fazem suas atividades do dia a dia, isso inclui a forma como trabalham.

Claro que nem todos tiveram que entrar na modalidade home office, mas uma parcela considerável fez essa transição. Para alguns, a ideia de trabalhar em casa parece ser boa demais para ser verdade.

O que podemos dizer é que não é uma tarefa tão simples quanto alguns podem pensar. Há uma série de desafios que o trabalho home office proporciona.

Algumas pessoas que estão começando a trabalhar em home office não tem ideia do que estamos falando. Pensando nisso, elaboramos este artigo com várias dicas para trabalhar em casa como um campeão.

Avise aos demais moradores do que você está fazendo

Se você mora sozinho, você pode pular esta dica.

Entretanto, talvez seja necessário avisar aos vizinhos que você vai ter que trabalhar e pedir para eles evitarem som muito alto durante o dia e outros tipos de barulho.

Para quem divide residência com outras pessoas, família, colegas de quarto e etc. é essencial deixar claro que você vai trabalhar em casa.

Há muita gente que faz barulho no dia a dia sem perceber. É seu dever deixar claro que você precisa de um ambiente silencioso.

No topo disso tudo, você vai querer ter pelo menos um quarto para usar como escritório e é melhor deixar a porta desse quarto trancada enquanto você estiver trabalhando.  

Considere usar blocos de tempo

Gary W. Keller no seu livro chamado A Única Coisa, discutivelmente um dos melhores livros sobre produtividade já escrito, afirma que uma das chaves para a produtividade é usar os blocos de tempo.

Blocos de tempo são períodos do dia que você usa para trabalhar sem qualquer interrupção. Pode não parecer muito inovador, mas estamos falando sobre momento do dia em que você não vai permitir distrações.

Nada de redes sociais, usar o telefone e etc. Se possível, desligue a rede wifi. Deixe água e petiscos por perto se sentir fome. Tente ir ao banheiro antes ou depois do bloco de tempo.

O segredo é ter um período para trabalho e apenas trabalho. O autor recomenda 4 horas por dia pelo menos, de preferência no horário da manhã.

Separe um tempo para atividades ao ar livre

Produtividade tem tudo a ver com equilíbrio. A última coisa que você vai querer e passar 24 horas por dia dentro de casa.

Muitas pessoas vivem de casa para o trabalho e do trabalho para casa, o que já é prejudicial para a saúde mental.

Viver em casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, é mais do que muita gente pode aguentar. Há diversas coisas que você pode fazer, como sair para passear com o cachorro, se não tiver um, é uma boa ideia arrumar um bicho de estimação como um cão.

Você também pode fazer caminhadas, ir até a praia, fazer musculação e etc.

Cuide da sua saúde

Dificilmente você vai conseguir trabalhar em casa com problemas de saúde.

Sedentarismo, depressão e etc. são problemas comuns que podem afetar pessoas que trabalham em home office. Você precisa encaixar atividades físicas no seu dia a dia.

Pode ser coisas simples como caminhadas ou algo mais interessante como artes marciais, musculação, algum esporte e etc.

O importante é que você mantenha o seu corpo ativo. Além disso você deve ir ao médico regularmente.

Fazer exames de rotina ao menos uma vez no ano é o que está sendo recomendado por alguns profissionais da saúde.

Separe equipamento de qualidade para trabalhar como um campeão

O computador da sua casa pode ser bem diferente do computador da sua empresa.

Nada vai ser pior do que tentar trabalhar com um computador que fica travando ou com uma internet lenta. Você precisa verificar esse tipo de coisa.

No seu computador, você deve instalar um bom antivírus para evitar que dados sejam roubados e etc.

Contrate um bom plano de internet que não vai te deixar na mão e confira quais são os equipamentos que você vai precisar.

A maioria das pessoas que vão trabalhar em casa também vão precisar de internet. Se este não é seu caso, deixe a internet de lado já que pode ser uma fonte de distração.

Tenha metas claras

Ter um dia produtivo pode soar bem, mas está longe de ser uma meta ou objetivo. Você precisa de objetivos claros.

Coisas como escrever 10 emails para clientes em potencial antes das 17h, entregar os documentos para o chefe e etc.

Considerações finais

Bom, essas foram algumas dicas que podem transformar radicalmente a forma como você trabalha em casa.

No topo disso tudo você pode ler alguns livros sobre produtividade.

Esse tipo de material realmente pode mudar sua vida. 

Compartilhe :

Fale com um consultor