Coworking Odontológico: como funciona?

Início de carreira às vezes pode ser apertado, nem sempre temos a renda necessária para já começar montando nosso próprio negócio. Pensando nisso, se você é um dentista recém formado que deseja começar a exercer sua profissão ou então, está querendo se reinventar, temos algumas dicas para você!

Você já ouviu falar sobre coworking odontológico? Essa é uma opção para aqueles que estão buscando um espaço rentável para fazer seus atendimentos.

Um espaço, geralmente em um prédio com várias salas, onde os dentistas podem atender seus pacientes individualmente. 

Você ainda pode contar com convênio odontológico individual ou empresariais para se vincular, em alguns casos o próprio Coworking Odontológico cobre algum plano de saúde dentário.

Por ser tratar de um ambiente colaborativo, seu custo é menor do que a locação de um consultório ou algo semelhante. 

Além disso, não precisa se preocupar com a manutenção do local, com gastos de água, luz e internet – e alguns lugares ainda se responsabiliza pelos equipamentos básicos necessários. 

A ideia é uma solução para que você possa iniciar, se recolocar ou até mesmo prestar atendimento em uma outra região, sem ter que se preocupar com o alto investimento de local, equipamento, decoração, contratação de funcionário e todo o restante que um consultório precisa.

O coworking odontológico é uma saída inovadora e que garante diversas vantagens e modelos. Continue lendo para saber mais. 

Vantagens do Coworking Odontológico

Partindo do princípio que o coworking odontológico é uma opção com ótima rentabilidade financeira, você pode inclusive aproveitar a oportunidade para juntar recursos para conquistar seu sonho de ter seu próprio consultório, ainda mais prestando serviços para um plano odontológico

Mas isso também não significa ter que abrir mão do modelo coworking, até porque com ele você pode fazer pacotes de acordo com sua necessidade e interesse, sendo diária, mensal ou anual.

Ou seja, se tiver interesse pode manter sua clínica e também o coworking odontológico. 

Quando se pensa nas vantagens de apostar no coworking odontológico, conseguimos listar alguns pontos:

Compartilhamento de custos

Por se tratar de um espaço compartilhado com outros profissionais, os gastos com serviços gerais que atendem a todos são divididos, ou seja, já estão dentro do pacote que você contratar. São serviços como:

  • Locação do espaço
  • Telefone
  • Luz
  • Água
  • Internet
  • Manutenção
  • Limpeza
  • Recepção
  • Copa
  • Limpeza
  • Entre outros

Em alguns também é oferecido serviços como esterilização dos instrumentos utilizados, estacionamento para maior comodidade dos pacientes e auxiliar de dentista. 

Todos esses serviços garantem uma grande economia para os dentistas, que em outros casos teriam que arcar com todas essas responsabilidades. 

Localização

Também por conta da divisão dos custos, é possível garantir uma região mais atrativa e estratégica para o negócio. Permitindo o fácil acesso dos pacientes.  

Infraestrutura

O modelo coworking odontológico tem suas salas completas, com os materiais e equipamentos essenciais e necessários para os atendimentos, em alguns casos é possível inclusive realizar os exames. 

Sem contar o ambiente é propício à interação com outros profissionais, o que garante um espaço além de trabalhar mas também para aprender com os demais e fazer um belo networking.

Pode aproveitar a interação para conhecer oportunidades em um plano de saúde odontológico diferente, receber dicas, aprender novas técnicas e até formar parcerias. 

Flexibilização

Como já foi mencionado, mesmo que já tenha um consultório você pode manter sua agenda aberta para o coworking odontológico. 

No caso, você tem total liberdade de criar sua agenda de acordo com sua disponibilidade, sendo uma vez na semana ou a cada quinze dias, quem manda é você.

Se você também precisar que seja feita a gestão de sua agenda, confirmação de consultas e o atendimento, você pode contar com o serviço de gestão de agenda e atendimento telefônico.



Opções disponíveis

Por se tratar de uma modalidade que garante maior flexibilização para o profissional, ainda é possível contar com possibilidades de locação, sendo elas:

  • Locação por horas: você paga somente quando atender o paciente, não sendo cobrado nenhuma porcentagem por hora.
  • Locação por período: você pode selecionar o período que precisa da sala e nesse tempo você pode atender quantos pacientes quiser e com os serviços e materiais que disponibilizam.
  • Plano diário: uma opção para os profissionais que ainda não possuem grande número de pacientes.
  • Plano mensal: esse já é para aqueles dentistas que possuem agenda mais cheia ou que desejam atender em uma região diferente por um período.
  • Plano anual: nesse caso, você garante sua própria sala e mesmo assim, não precisa se preocupar com infraestrutura.

Para escolher o coworking odontológico que melhor se adequa às suas necessidades é importante analisar todos esses passos, além de garantir ser um local profissional, seguro e de qualidade, que caiba no seu orçamento. 

Então com isso já é perceptível que a principal diferença e vantagem deste modelo para o consultório individual e alugado são os valores e rentabilidade financeira que você terá. 

Afinal, para ter seu próprio consultório você vai precisar de um alto investimento no primeiro momento, além de todas as demais responsabilidades serem sua, então essa pode ser sua partida para o sucesso de sua profissão. 


Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto

Compartilhe :

Fale com um consultor