10 Gatilhos mentais que você deve começar a usar em suas estratégias de negócios

Você sabe o que são os gatilhos mentais e como eles podem influenciar um consumidor a comprar cada vez mais? Toda decisão que tomamos envolve emoções, incluindo as subconscientes.

Compreender o que desencadeia essas emoções pode ajudar bastante no desenvolvimento de material de marketing eficaz. A maioria de nós tem os mesmos gatilhos mentais básicos que conduzem uma ação.

Saber o que são esses gatilhos e como posicioná-los para alcançar a resposta desejada é extremamente importante para aumentar suas conversões.

Confira a seguir os 10 gatilhos mentais mais utilizados em estratégias de marketing e como você pode alavancar suas vendas com eles!

1- Medo – um dos gatilhos mentais mais poderosos

 gatilhos mentais

Já ouviu falar na frase medo de desaparecer? Tenho certeza de que a maioria de nós pode concordar que o medo é uma emoção poderosa. Pode produzir reações inconscientes e anular todo o processo de pensamento.

Isso facilita para os vendedores tirarem proveito de nossa emoção. Eles podem usar nossos medos para que a compra seja feita.

Tenha cuidado, porém, ao desencadear o medo, porque pode ser um pouco arriscado. Quando usado eticamente, pode ser altamente eficaz. No entanto, quando usado de maneira enganosa e negativa, pode ter um impacto negativo na sua marca.

2- Gatilhos mentais: o tempo

O tempo nos faz sentir muitas coisas.

Estamos tão ocupados que sempre precisamos de mais tempo, certo? E se alguém dissesse que o seu deslocamento para o trabalho seria reduzido pela metade se você comprasse um determinado item, como o carro? Isso soa atraente?

A promessa de mais tempo é uma coisa fácil de ser feita, basta garantir que você possa cumpri-la.

3- O gatilho da confiança

Confiança é o que você precisa quando você trabalha para ganhar clientes.

Se os clientes realmente confiam em você e em sua marca, é mais provável que eles comprem de você repetidamente. Lembre-se de que ganhar confiança através do marketing não é algo que você pode forjar.

Os consumidores terão acesso a informações reais sobre o seu negócio. Por isso, tome cuidado e não minta! Ao usar a confiança como seu gatilho mental, você deve realmente dizer o que diz e faz.

Existem algumas coisas que ajudam uma marca a criar confiança. Por exemplo: seja transparente, específico, humano e compartilhe o que as outras pessoas lhe dizem.

4- Gatilhos mentais eficientes: o valor

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Os valores mostram como algo importante é para nós. Eles também nos ajudam a tomar decisões pessoais importantes. Tomamos decisões de compra todos os dias com base em nossos valores e julgamentos.

Trata-se de obter o melhor preço que tem mais valor. Por exemplo: valor do cliente = valor percebido – custo percebido.

Nesse ponto, é importante que você entenda que preço e valor são duas coisas completamente distintas. Quanto maior o valor para um cliente, maior o preço que você poderá cobrar.

5- O pertencimento

Pertencer a algo nos dá alegria. A maioria de nós tem um forte desejo de pertencer a alguma coisa.

O ser humano precisa necessariamente pertencer a algo. Pode ser um grupo, uma família, um time de trabalho. É uma necessidade básica que todos nós temos.

Podemos comprar um item apenas para nos sentirmos aceitos ou entrar em uma academia para fazer novos amigos.

É da natureza humana. A necessidade de pertencer a algo é forte. Sentir um sentimento de pertencimento também é bom para a alma. Isso afeta positivamente nossos níveis intelectuais, habilidades sociais, saúde e muito mais.

6- A culpa

A culpa é sentida por todos e, às vezes, com muita frequência. Muitos de nós sempre sentimos isso.

Pode ser por deixar o trabalho um pouco mais cedo, gastar dinheiro em itens caros e furar sua dieta. Seja qual for o caso, a culpa é uma emoção muito dominante que toma conta de uma boa parte de nossas vidas.

Ao usar a culpa nas mensagens de marketing, é importante como você a expressa. Assim como o medo, os riscos de ser tomado da maneira errada são maiores.

7- A gratificação

A gratificação instantânea se tornou uma regra no mundo de hoje. Acostumamo-nos à gratificação instantânea, praticamente em qualquer área de nossas vidas.

Não precisamos mais ir ao cinema para assistir a um filme ou esperar até que o último CD do nosso artista favorito seja vendido nas lojas antes que possamos ouvi-lo.

Podemos conseguir o que queremos quase instantaneamente graças aos avanços da tecnologia. Este é um dos gatilhos mentais mais poderosos que você pode utilizar (que pode ser usado junto ao gatilho da urgência).

8- Liderança

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Para realmente ouvir sua voz, sua empresa precisa ser líder no mercado. Suas palavras precisam ser algo que os consumidores valorizem.

Portanto, seja um criador de tendências. Encontre produtos no mercado e melhore-os sempre que possível. Faça o que for necessário para ser um líder e se tornar uma referência no mercado!

9- Competição

Não há nada errado com um pouco de competição. Às vezes, isso nos dá o impulso que precisávamos parar dar um salto à frente do concorrente.

No mundo de hoje, temos uma necessidade constante de estar sempre à frente, de sermos mais fortes e mais rápidos que a outra empresa ou pessoa. A concorrência é o que impulsiona muitos de nós, e o mundo do marketing também impulsiona as vendas.

Portanto, use a prova social a seu favor!

10- O que é prova social?

A Wikipedia define prova social como um fenômeno psicológico em que as pessoas tendem a copiar e seguir as ações e comportamentos de outras pessoas em determinadas situações. Isso é feito para aderir ao comportamento correto.

As pessoas assumem que um comportamento é correto quando veem outros praticando. Quando uma pessoa não sabe como reagir a uma determinada situação, ela olha para os outros e faz o que os outros fazem. Por exemplo, se as pessoas estiverem em uma fila em um caixa eletrônico, você estará na fila.

Da mesma forma, uma celebridade que bebe um refrigerante específico, as pessoas tendem a comprar a mesma bebida, especialmente aquelas que são fãs de celebridades. Vide o caso de Cristino Ronaldo que apontou para uma garrafa de água preterindo a Coca-Cola. Ele não precisou falar uma palavra para que a empresa perdesse R$20 bilhões em ações no dia seguinte.

Outro fenômeno que explica ainda mais por que celebridades e especialistas são seguidos é o efeito halo. É usado para tomada de decisão rápida e tendenciosa, influenciada por uma pessoa.

É por isso que seus clientes ideais seguem especialistas porque assumem que, como os especialistas têm conhecimento, tudo o que fazem é correto.

Sendo assim, a prova social é um fenômeno poderoso que é amplamente utilizado pelos profissionais de marketing para influenciar as decisões de compra de seus clientes ideais.

O que você achou das nossas dicas sobre os principais gatilhos mentais que podem ser utilizados nas suas estratégias?

Portanto, agora é hora de começar a aplicar no seu negócio! E que tal para isso trabalhar em um ambiente flexível e que proporciona liberdade ao mesmo tempo em que estimula a criatividade?



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