Quais os benefícios econômicos de um coworking?

Você sabe quais os benefícios econômicos de um coworking? Já falamos bastante por aqui sobre os benefícios do coworking como forma de trabalho, mas especificamente dos benefícios econômicos iremos tratar neste artigo. Vamos nessa?

O coworking é flexível, favorece o empreendedorismo, ajuda no networking, aumenta a produtividade e ainda tem um custo x benefício muito mais vantajoso que um escritório particular.

Planejamento do empreendedor

Um empreendedor individual que tem como objetivo se estabelecer no mercado precisa planejar a sede da sua empresa, seja ela um home office ou um escritório próprio, e mesmo que decida experimentar um escritório compartilhado.

É óbvio que trabalhar em casa é a opção mais barata, entretanto, é que a menos oferece benefícios operacionais e vantagens para o seu desenvolvimento profissional.

E no Home office

Quem trabalha em casa não tem secretária e nem pode oferecer um espaço para reuniões com clientes.

Dessa forma, quando você for planejar a sede do seu negócio, é fundamental relacionar algumas despesas tais como aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica, internet, telefone, secretária, limpeza, infraestrutura e manutenção.

É necessário comprar móveis, cafeteiras, frigobar, material de escritório, dentre outros objetos.

A lógica do Coworking

No coworking, essa lógica muda, uma vez que um dos maiores objetivos dessa forma de trabalho – e benefícios também – é reduzir o custo operacional.

Você tem um local fixo para trabalhar com um valor bastante acessível e não tem que arcar com despesas mensais e nem com infraestrutura.

Você paga um valor mensal e tem um espaço bem localizado para trabalhar acrescido de vários serviços avulsos, como recepcionista, endereço fixo para correspondências, internet e salas de reunião à sua disposição.

Custos de um Coworking

Além dos custos de um escritório próprio serem mais elevados, é preciso considerar alguns requisitos que podem inviabilizar o seu empreendimento.

Alugar um imóvel precisa de pelo menos dois avalistas, o que é muito difícil conseguir.

Para se contratar um plano de telefonia, principalmente celular, é necessário ter pelo menos seis meses de empresa, entre outras dificuldades de mercado.

Esses obstáculos favorecem o coworking como uma medida imediata para fixar o seu negócio e, que com o tempo, você descobre ser uma forma de trabalho muito mais prazerosa.

Compartilhe :

Fale com um consultor