Vale a pena terceirizar a gestão financeira de uma empresa?

Controlar o setor financeiro de uma empresa é muito importante para que haja crescimento da empresa. Nesse sentido, vale a pena terceirizar a gestão financeira?

Em muitos casos, pequenas e médias menosprezam a necessidade de terceirizar a gestão, considerando que o financeiro é perceptível aos olhos e se resume apenas no dinheiro que entra e sai do caixa.

Se uma empresa se basear nisso, estará fadada a falir em muito pouco tempo. Contas, fluxo de caixa, capital de giro, despesas e tributações são apenas alguns aspectos que devem ser organizados pela gestão.

Por isso, a terceirização da gestão financeira pode ser a melhor opção para diferentes tipos de negócios em diferentes estágios. Muitas vezes, surgem questionamentos corriqueiros:

  • Será que é necessário empregar tanto tempo para cuidar de planilhas ou relatórios?
  • A empresa está tendo mais lucro ou prejuízo?
  • Para onde está indo o dinheiro lucrado?
  • A empresa está crescendo ou não?

Antes de prosseguirmos, é importante que você entenda o que de fato é terceirizar o setor financeiro de uma empresa.

Terceirizar o setor financeiro significa delegar a organização do financeiro a empresas especializadas no assunto, e que não façam parte necessariamente da equipe da empresa que contratou o serviço.

Alguns anos atrás a terceirização era mais comum em setores como limpeza e manutenção, mas hoje em dia isso mudou. Muitas empresas estão terceirizando diferentes tipos de serviço, já que isso traz inúmeros benefícios para a empresa.

E com empresas de todos os segmentos não é diferente. Hoje, a terceirização do setor financeiro (assim como em outros patamares de uma empresa) é vista de forma muito mais estratégica, visando economia de tempo e recursos financeiros.

Cuidar de um setor financeiro de uma empresa não é fácil. Por isso, delegar essa função a uma empresa que entenda do assunto pode tornar todo o processo muito mais ágil.

Confira abaixo algumas das principais vantagens que as empresas podem ganhar ao terceirizar o setor financeiro!

1- Reduzir os custos operacionais

Reduzir os custos operacionais é um dos principais benefícios de se terceirizar a gestão do setor financeiro. Além disso, a empresa precisa investir menos tempo em processos ligados à organização das finanças.

Outro ponto positivo é que a empresa pode economizar dinheiro, já que não precisa lidar com os direitos trabalhistas de funcionários de uma empresa terceirizada.

2- Terceirizar a gestão financeira de uma empresa significa focar em outras atividades

Gerir bem o setor financeiro de uma empresa é muito importante. Porém, essa não é a atividade-fim do negócio. Por isso, ao terceirizar a gestão financeira, a companhia pode focar muito mais em outras atividades mais importantes, criando estratégias de crescimento para a empresa enquanto especialistas cuidam da gestão financeira.

Uma pesquisa realizada pela The Alternative Board indicou que a maioria das empresas e empreendedores emprega apenas 30% do tempo em atividades que realmente importam para a empresa. Os outros 70% são empregados em atividades que poderiam facilmente passar pela terceirização.

Isso mostra que falta, de certa forma, planejamento estratégico. E sem um bom planejamento, nenhuma empresa consegue crescer.

3- Riqueza de informações

Outra vantagem para as empresas é a riqueza de informações que elas podem obter ao terceirizar o setor financeiro.

Isso ocorre porque negócios de todos os segmentos recebem relatórios com números e dados reais. E a partir desses dados, fica mais fácil criar estratégias para direcionar o crescimento da empresa.

Sem acesso a informações reais, fica difícil saber se a clínica está no lucro ou no prejuízo. Às vezes surge uma falsa sensação de que a empresa está crescendo, mas os números podem dizer o contrário.

No entanto, terceirizar o setor financeiro pode significar também que a empresa perderá parte do controle, já que o trabalho pode ser feito à distância. Por isso, caso seja contratado um contador, é importante que seja sempre uma pessoa de muita confiança!

E não se esqueça que antes de contratar uma empresa, é importante que todas as funções a serem terceirizadas devem ficar muito bem definidas!

Você gostou de saber mais dos benefícios em se terceirizar a gestão financeira de um negócio?

Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais!

E para conhecer mais as soluções de escritórios compartilhados da Desk Coworking, clique aqui para falar com a nossa equipe!

Compartilhe :

Fale com um consultor