6 dicas para reduzir os custos operacionais do seu negócio

Como reduzir os custos operacionais do seu negócio? Economizar o máximo possível, certamente, é um dos principais desafios das pequenas empresas ou de quem está começando a empreender agora.

Se você faz parte desse time, saiba que é possível, sim, poupar dinheiro. E mais: conseguir aquela graninha extra para investir ainda mais no seu negócio, aumentando, assim, o seu potencial de competitividade.

Separamos seis dicas infalíveis para ajudá-lo a economizar recursos e tempo.

Conheça a sua empresa

Antes de tudo, você deve conhecer a estrutura da sua empresa. Qual a realidade financeira em que ela se encontra? Quais são os seus objetivos no futuro? Quando se sabe onde quer chegar, fica bem mais fácil estabelecer estratégias para atingir suas metas.

Analise os custos mensais

Depois de responder esses questionamentos, é hora de analisar os custos. Faça uma lista de todos os itens que você utiliza para fazer o seu negócio rodar. Assim, você consegue visualizar de forma mais clara os gastos supérfluos e aqueles que realmente impactam na qualidade do seu serviço. Talvez seja hora de rever aquela assinatura de revista que nem sempre é bem aproveitada. Já pensou nisso?

Pesquise e negocie com fornecedores

O fornecimento das mercadorias e outros serviços é essencial para o funcionamento de uma empresa. Mesmo que isso represente um gasto, saiba que os fornecedores podem ter descontos surpreendentes. Você só descobrir se souber pedir. Então, não tenha medo de negociar. Pe-chin-che!

Quem sabe não será possível parcelar sem juros ou um abatimento para pagamento à vista? Você também pode acabar conseguindo um desconto por quantidade ou por sempre comprar de determinado parceiro. Lembre-se: a fidelidade a uma fornecedor é essencial para conquistar bons negócios.

E sim: pesquise no mercado pelos melhores preços e evite passar por constantes reajustes. Descubra como seus concorrentes tratam esse assunto e utilize tal informação para obter melhores oportunidades de negociação.

Infraestrutura e Tempo

Aluguéis altos e custos operacionais podem ser substituído pelos serviços de escritório virtual e coworking. Com um espaço compartilhado de um coworking, você tem à sua disposição toda a infraestrutura que precisa para trabalhar por apenas um pacote mensal. Assim, você reduz custos com manutenção, eletricidade, internet entre outros. Como outras pessoas dividem o mesmo espaço, você acaba fortalecendo sua rede de contatos e criando novas parcerias.

O que o coworking pode oferecer a você e sua empresa

  • Endereço comercial e fiscal em uma localização privilegiada
  • Aluguéis personalizados que conseguem se adequar a realidade seu negócio
  • Terceirização das contas de luz, internet, telefone, faxina, etc.
  • Salas de reunião equipadas
  • Networking
  • Eventos, palestras e atividades recreativas
  • Salas privativas

Encontre Parceiros

Encontrar parceiros pode ajudar você a economizar dinheiro no longo prazo. Aqui no DESK Coworking, por exemplo, contamos com profissionais de diversas áreas de atuação que podem ajudá-lo a desenvolver seu negócio, firmar parcerias ou até mesmo serem clientes em potencial.

Otimize sua jornada de trabalho

Realizar jornadas exaustivas de trabalho nem sempre é sinônimo de produtividade. O ideal é desenvolver suas funções com eficiência no menor prazo possível. Não se pressione tanto e tenha momentos de relaxamento e descontração ao longo do dia. Lembre-se: uma jornada de trabalho menor e eficiente reduz o consumo de energia e o gasto com horas extras.

Na próxima semana, vamos contar por que o escritório virtual e o endereço fiscal também podem ajudar a reduzir os custos do seu negócio. Principalmente para quem está começando a empreender agora.

Compartilhe :

Fale com um consultor