Como abrir uma empresa gastando pouco dinheiro?

Se você está começando a empreender, sabe o quanto pode ser caro abrir uma empresa. E por isso, com muito carinho, desenvolvemos este artigo dando dicas de como abrir uma empresa gastando pouco dinheiro. Vamos juntos?

O caminho não é fácil. Em um país como o Brasil, que concede poucos incentivos aos pequenos empresários, então, nem fala.

Segundo dados do Banco Mundial, o brasileiro gasta, em média, 79,5 dias para abrir uma empresa. Com tanta burocracia, quem está apenas no início pode ter a impressão que abrir uma empresa com pouco dinheiro é algo ainda mais penoso.

Felizmente existem alternativas para que você consiga abrir a empresa sem ter muitos problemas.

Pensando nesse cenário, o artigo de hoje tem como objetivo ajudá-lo abrir uma empresa gastando o mínimo possível. Você acaba, assim, minimizando ainda mais os riscos de fracassar.

Comece investindo por aquilo que você sabe fazer

Se você tem pouco capital para investir, evite ao máximo gastar esse capital. Não faz o menor sentido dedicar tempo e dinheiro em coisas novas.

Por que transformar o seu capital em conhecimento, se você pode usá-lo para tirar a empresa do papel? É óbvio que a ideia aqui não é abrir mão do conhecimento, até porque temos que estar em constante aprendizagem.

O ideal, entretanto, é começar a sua empresa por aquilo que você mais sabe, ou se sente, à vontade em fazer.

Com conhecimento prévio, você consegue fazer a sua empresa virar realidade de forma muito mais rápida. Além disso, como empreendedor, vai ter que dedicar várias horas do dia ao negócio.

Então, melhor que seja com algo que você goste, não é mesmo?

Mas e se você não souber fazer nada? É só escolher fazer aquilo em que é “menos pior”. O importante é você praticar. Inclusive, a prática é a melhor forma de adquirir conhecimento que um empreendedor pode ter.

Valide sua ideia

Esqueça parentes e amigos! Peça a opinião de quem entende do assunto e não vai ganhar nem perder com sua empresa: empresários mais experientes.

Potenciais clientes também são essenciais nesse processo, já que podem apontar estratégias para otimizar ainda mais o seu serviço ou produto.

Aliás, seja obcecado pelos seus clientes. Quem é o seu cliente? Onde ele está? Como você pode alcançá-lo? Responda essas perguntas e depois dedique-se a criar um produto ou serviço que supere a expectativa dessas pessoas.

Formalize um MEI

Depois de decidir qual será o seu negócio e como será a sua forma de atuação, é hora de pensar na parte burocrática.

Com pouco dinheiro, existe uma solução bem mais barata e menos burocrática na hora de abrir uma empresa: ser Microempreendedor Individual (MEI). Já falamos dela anteriormente, lembram?

Ser MEI é, hoje, a maneira mais simples de empreender. O processo de abertura é simples. Você mesmo consegue fazê-lo. Ou seja: não precisa – e nem é obrigatório – ter um contador.

O próprio MEI também oferece uma série de vantagens: a isenção de pagamentos de tributos federais, a isenção de custos na formalização, e ainda uma série de economias em outros tipos de custos.

O MEI é perfeito pra quem quer construir o próprio negócio com pouco dinheiro e não quer gastar capital pagando tributos.

O local de abrir uma empresa

Você não precisa alugar um escritório próprio para abrir uma empresa. Isso mesmo! Esqueça custos com aluguel, luz, internet, telefone, recepcionista. É possível formalizar seu negócio por meio de um Endereço Fiscal.

Se precisar dar uma imagem mais corporativa ao seu negócio, é só apostar no Escritório Virtual.

Endereço Fiscal

Ter um endereço comprovado é obrigatório para o trato fiscal. É por isso que existe o endereço fiscal – um serviço para pessoas físicas e jurídicas que desejam abrir e formalizar uma empresa.

Sendo assim, o endereço fiscal para abertura de empresa é aquele utilizado para registrar formalmente as empresas junto aos órgãos competentes para fins fiscais e tributários.

O endereço fiscal pode ser obtido de duas maneiras. Você pode adotar um endereço com autorização do proprietário ou contratar uma empresa especializada, como o coworking. O DESK Coworking oferece esse serviço a você.

Engana-se quem pensa que o serviço restringe a “pegar emprestado” o endereço do local para fins burocráticos e comerciais.

O serviço de Endereço Fiscal ainda conta com o Escritório Virtual. Você terá atendimento telefônico personalizado, gerenciamento de recados e das correspondências.

Além disso, no caso do DESK, o cliente ainda conta com infraestrutura do espaço, como salas de reunião, salas de treinamento, mesmo não sendo uma demanda frequente para o cliente. A nossa estrutura está à sua disposição.

Estratégias para escalar o seu negócio

Se você tem pouco capital, é necessário descobrir um jeito de aumentar a receita, mas de forma que os custos continuem baixos. É por isso que existe o conceito de escalabilidade.

O melhor jeito de entender como isso funciona é na prática. Você tem a opção de abrir uma loja física ou um e-commerce para vender seu produto. Ou de dar aulas presenciais ou vídeo-aulas pela internet.

Pela Web, você não tem custos com transporte, uso de produtos e equipamentos. A preocupação será investir em mídia para divulgar o seu negócio.

Curso à distância ou venda online, acaba sendo, assim, mais escalável que presencial.

Reinvista tudo no negócio

Não fique com o dinheiro do lucro para você. Reinvista tudo o que ganhar na sua empresa.

Quem foca em lucratividade muito cedo acaba desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, você vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras oportunidades.

O conselho é do empreendedor Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital norte-americana voltada a startups e pequenas empresas, em artigo publicado na revista Inc.

Crie um relacionamento com o cliente

Quando falamos de uma grande empresa, o proprietário dificilmente terá um contato próximo e direto com seus clientes.

A situação muda em uma pequena empresa. Em muitos casos, é o próprio dono quem faz todo o processo de atendimento ao cliente. Dessa forma, a chance de fidelizar o cliente é muito maior.

Isso, claro, vai depender tanto da forma como você se relaciona com o seu cliente, assim como a qualidade do seu preço e produto. Entretanto, essa é uma possibilidade que você deve explorar.

Por isso, mantenha uma relação próxima e amistosa com seu cliente. Viu só como dá para abrir uma empresa gastando pouco? Na próxima semana, o nosso artigo vai ajudá-lo a encontrar o melhor local para tocar sua empresa, baseado na maturidade do seu negócio.

Se precisar de ajuda para abrir uma empresa fale com a gente!

Compartilhe :

Fale com um consultor