Como elaborar um plano de negócios?

Na última publicação, oferecemos algumas dicas valiosas para você começar a empreender. Uma delas foi a elaboração do plano de negócios, tema que você confere hoje na série Grandes Ideias para Negócios Lucrativos, do DESK Coworking – Empreendedorismo e Consultoria.
O plano de negócios é uma ferramenta de gestão super importante para quem deseja empreender ou já tem o próprio negócio. O objetivo do documento é definir como vai ser a estratégia de atuação. Ele será o guia do seu empreendimento. Um plano de negócios bem elaborado é o grande diferencial para o sucesso de uma empresa.
Lembra quando a gente disse que você deveria pesquisar o mercado a ponto de se tornar um especialista na área em que deseja atuar? Pois é! O resultado dessa análise deverá ser detalhado durante a elaboração do plano de negócios: segmento, produtos ou serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, pontos fracos e fortes e infraestrutura. Ao final, ele vai te ajudar a responder se vale a pena abrir a empresa e quais as diretrizes você deverá tomar.
O processo de elaboração do plano de negócios envolve três fases:
1) Análise de Mercado: O mercado é quem dita as regras. De nada adianta ter o melhor produto e preço competitivo se ninguém se interessa por ele. Detalhe o produto ou serviço que irá oferecer, descubra qual o seu cliente potencial e como ele se comporta, analise a concorrência e estabeleça quem serão os fornecedores.
Para facilitar, utilize as seguintes perguntas como guia:

  • Quem é seu cliente: onde mora, quanto ganha, o que faz, do que gosta e não gosta?
  • Como ele toma decisões na hora da compra? Quanto está disposto a pagar?
  • O mercado onde vai atuar está em expansão, estagnado ou em retração?
  • Quais são os seus concorrentes? Como eles atuam? Quais os seus pontos fortes?
  • Qual a possível localização do seu negócio? O que tem por perto?
  • Quais os principais fornecedores, condições de pagamento e prazos para a entrega?

2) Plano Operacional: Depois de analisar o mercado, é hora de planejar como será a execução do seu negócio. Nesta fase, você deverá elencar tudo o que precisa para estruturá-lo e organizá-lo: localização, instalações, equipamentos, necessidade de colaboradores e atividades. Faça a estimativa da capacidade produtiva, quantos clientes consegue atender e quais serão os processos e metodologia de trabalho.
3) Plano Financeiro: Seu negócio é financeiramente viável? Esta etapa é fundamental para você, empreendedor, descobrir quanto deverá investir. O documento deve conter estimativas de custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucro. Dica: um plano operacional detalhado vai ajudá-lo a elaborar um plano financeiro super assertivo.
Ao elaborar o seu plano de negócios, seja honesto. Simule diferentes cenários: pessimista, otimista e normal e se prepare para todos os tipos de situações. Tenha o documento sempre em mãos e atualize-o frequentemente, afinal, o mercado é mutável.
Depois de elaborar o planejamento, é hora de pedir a opinião dos especialistas. Que tal mostrá-lo a um empresário do ramo ou consultor?
No próximo post, vamos começar a falar de uma outra importante ferramenta: o plano de marketing, fundamental para ajudá-lo a criar estratégias de atuação no mercado.
Quer acompanhar essa série de publicações sem perder nada? Então, assine a newsletter do DESK Coworking – Empreendedorismo e Consultoria. Role a tela pra cima, no canto superior direito, e inscreva-se.

Compartilhe :

Fale com um consultor