Matriz swot: Aprenda a analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa

Há alguns dias, falamos aqui no blog do DESK Coworking sobre a importância do plano de negócios para a sua empresa e demos algumas dicas de como elaborá-lo. Agora é a vez da matriz swot.

Apesar de fundamental, escrever um plano de negócios pode ser uma tarefa difícil devido à complexidade de modelos existentes.

A matriz SWOT, ou FOFA em português, pode ser uma boa ferramenta na hora de construir o seu planejamento.

Matriz SWOT

SWOT é uma sigla em inglês para as palavras Forças (Strenghts), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats).

A matriz foi desenvolvida há 40 anos em Harvard e até hoje é muito utilizada para entender o contexto em volta da sua empresa com o objetivo de projetar os planos para o futuro.

A analise SWOT retrata tanto o ambiente interno, ou seja, aquilo que se passa dentro da empresa e não depende do mercado, e o ambiente externo, aquilo que depende do mercado e das políticas econômicas.

Para montar a sua matriz SWOT analise primeiro o ambiente interno da sua empresa. Liste quais são suas Forças e Fraquezas.

Se você pretende iniciar um negócio, recomendamos fortemente que conheça essa estratégia clicando no botão abaixo


FORÇAS

São as vantagens que sua empresa tem em relação à concorrência de uma forma geral e não somente em relação aos produtos que você tem para oferecer. Elabore perguntas sobre o seu negócio e verifique quais pontos fazem com que ele tenha vantagem competitiva. Algumas perguntas podem te ajudar nessa:

– Você conhece bem o que vende?

– Quais são os seus diferenciais do seu serviço ou produto?

– A qualidade do seu serviço ou produto é a melhor do mercado?

FRAQUEZAS

São as desvantagens do seu negócio. Gasta-se um tempo enorme para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes.

Por isso, nessa etapa a sinceridade das análises é essencial. As perguntas feitas na análise Força são um bom direcionamento para detectar as fraquezas.

Após analisar o ambiente interno, é hora de observar o que acontece à sua volta para apontar as Oportunidades e as Ameaças.

Leia também este post que fala somente das Forças e Fraquezas

OPORTUNIDADES

É tudo aquilo que influencia de forma positiva a sua empresa.

A ação governamental em algum setor, índices econômicos, por exemplo podem influenciar diretamente o mercado de atuação da sua empresa.

O “boom imobiliário” que elevou os preços dos imóveis favoreceu o desenvolvimento de coworking.

A situação foi uma boa oportunidade para pequenos empreendedores compartilharem os custos da estrutura de um escritório.

AMEAÇAS

São as forças externas que influenciam negativamente o seu negócio.

Ela deve sempre ser tratada com muito cuidado, pois pode prejudicar tanto a estratégia como o resultado de uma empresa.

Analise o contexto político, econômico, social, demográfico e tente fazer uma projeção de como aquele fator poderá prejudicar o seu negócio.

O objetivo é desenvolver ações que minimizem o impacto da ameaça na empresa.

Essa análise é importante para criar um planejamento de atuação de uma empresa de uma forma mais segura.

DESK Coworking oferece para você e seu negócio uma equipe para lhe ajudar a dar os primeiros passos?

Compartilhe :

Fale com um consultor