As 5 principais fraquezas de uma empresa

Entenda as fraquezas de uma empresa e tenha um caminho menos tortuoso para o sucesso, confira!

Todo negócio é desenvolvido visando angariar oportunidades de mercado, certo?

Deve-se contar, para isso, com forças específicas — seja em seus produtos, serviços, metodologias ou processos — e se estabelecer diante da concorrência como uma ameaça.

Matriz SWOT

Nesse cenário, torna-se fundamental a análise SWOT: strengths, ou forças, weaknesses, ou fraquezas, opportunities, ou oportunidades, e threats, ou ameaças.

Essa avaliação se baseia em uma matriz que identifica e compreende o contexto de empresas no mercado para o desenvolvimento de planos de ação específicos para sanar cada uma das adversidades encontradas.

Essa análise tem como objetivo principal transformar fraquezas em forças para o negócio, extinguindo as ameaças ao transformá-las em oportunidades.

Mas quais seriam as principais fraquezas de uma empresa? É o que vamos apresentar agora:

Desconhecimento do mercado

As fraquezas de um negócio correspondem às suas desvantagens perante o mercado.

Por isso, se você desconhece os produtos ou serviços que oferece, seu público-alvo e mercado de atuação, é provável que não saiba como lidar com a concorrência.

Dessa forma, as chances de insucesso aumentam exponencialmente, já que a falta de conhecimento sobre o negócio passa a ser uma ameaça para seu crescimento.


Falta de diferenciais

A todo momento, diversas empresas surgem no mercado, passando a concorrer com a sua.

Assim, se você não trabalha seu diferencial competitivo, as chances de seu produto ser apenas mais um no mercado aumentam.

Por isso, é preciso estar atento à concorrência e às necessidades de seus consumidores, tratando de usá-las como ponto a favor do seu negócio.

É preciso também se legalizar, se organizar e ter processos adequados para não perder em competitividade.

Soluções de alta tecnologia num processo de emissão de notas fiscais, por exemplo, dará um ganho operacional e de organização imenso ao seu negócio.


Fraquezas de uma empresa – Visão restrita

A falta de controle e as falhas na gestão por não se ter uma visão sistêmica sobre o que acontece na empresa é uma grande fraqueza para os negócios.

Afinal, somente é possível elaborar planos de ação para resolver situações inusitadas quando se tem efetivo conhecimento sobre elas, não é mesmo?

Infraestrutura falha. Coworking resolve

Uma das maiores fraquezas de todo e qualquer negócio, independentemente de seu porte ou setor de atuação, é não contar com a infraestrutura adequada para apoiar a execução das atividades.

Como alternativa eficiente, existe o coworking, onde você não precisar ter um escritório e sim utilizar um escritório para desenvolver seus negócios e suas conexões de trabalho.

Objetivos indefinidos

Todo negócio precisa definir claramente seus objetivos, assim como traçar os planos para alcançá-los.

Quando essa sistematização não faz parte da cultura da empresa, perde-se o controle sobre o caminho a percorrer e o destino pretendido.

Assim, uma equipe que deveria gerar resultados em conjunto, acaba se tornando uma fraqueza da empresa pela simples falta de orientação.

As principais fraquezas de uma empresa podem variar conforme se dê seu desenvolvimento, por isso é preciso estar atento aos detalhes, realizando uma análise SWOT frequentemente, para que as eventuais fraquezas não se tornem uma ameaça para seus negócios.


Serviços do Coworking

Aqui no DESK Coworking além de contar com nossa comunidade para lhe ajudar no desenvolvimento do seu negócio, podemos abrir sua empresa através dos serviços de coworking, como:

Compartilhe :

Fale com um consultor