Como conectar os profissionais que fazem home office ao coworking space em 2021?

O ano de 2020 foi difícil, e a má notícia é que a perspectiva para 2021 não é tão boa assim. O mercado continuará sofrendo fortes impactos, no Brasil e no mundo. E mesmo assim, o coworking space só cresce.

No último ano, houve um aumento substancial no número de profissionais adeptos ao modelo de home office. 

Muita gente, antes de começar a trabalhar em casa, acreditava ser um sonho realizado. Mas se depararam com uma realidade mais difícil. Aquela em que trabalhar em casa significa trabalhar fora de hora e não ter conexão próxima com outras pessoas.

Pensando em quem está fazendo home office, nós listamos neste artigo alguns dos principais benefícios de um coworking space, capaz de trazer o equilíbrio de volta à vida profissional e pessoal.

O trabalho remoto cresceu, e não vai parar

O coworking space não é uma novidade. A alternativa aos escritórios tradicionais existe faz tempo. Esta alternativa é semelhante a outros serviços de compartilhamento, como Airbnb e Uber Pool.

Com poucos cliques e pesquisas no Google, é possível encontrar milhares de coworkings em todo o Brasil. 

Pesquisas que vêm sendo realizadas em todo mundo apontaram que a grande maioria dos jovens prefere permanecer um único dia fazendo home office, e os outros dias presencialmente.

Apesar de parecer um glamour, trabalhar em casa não é nada como parece. Não estamos falando apenas de isolamento social, mas também de uma carga de disciplina enorme para cumprir os horários e os cronogramas.

Então, como atingir esse equilíbrio? Não precisamos ser 8 e 80. Um meio termo para o home office e o escritório tradicional é o coworking space.

Coworking space: o complemento do trabalho em casa

coworking space

O atual cenário pandêmico traçou algumas mudanças no setor imobiliário, em respeito aos contratos de escritórios tradicionais.

Não apenas no valor, mas também na formulação de contratos mais curtos e flexíveis. Pequenas empresas e profissionais autônomos não estão dispostos a alugar um escritório tradicional por 4, 5 e 10 anos, afinal.

Nesse sentido, um coworking space é a solução ideal para quem procura preços baixos e flexibilidade. Aliás, em muitos coworkings, como aqui na Desk Coworking, não “amarramos” nossos clientes em contratos.

Então, somando o fato de um coworking proporcionar networking, criatividade, produtividade, flexibilidade, preços baixos e ambiente profissional, não há razão para não trabalhar em um, concorda?

Os principais benefícios de um coworking space

Mudar de ares é muito bom às vezes. E isso serve também para o ambiente de trabalho. Essa pode ser uma boa forma de aumentar a criatividade e olhar as coisas por outro ângulo.

De fato, os coworkings proporcionam mais criatividade porque o ambiente é projetado para  isso mesmo. O compartilhamento de ideias entre pessoas de áreas distintas, que não aconteceria em outros espaços, é um dos principais fatores responsáveis por isso.

Um dos pontos mais benéficos de um coworking é a interação que ele proporciona entre as pessoas. Mesmo no período pós-pandemia, o trabalho online (e em rede) pode continuar nos coworkings. É uma questão de adaptação; e, em todo caso, continuará sempre sendo uma excelente maneira de conhecer novas pessoas.

E não menos importante, um coworking space oferece a oportunidade de um profissional trabalhar de várias formas: em salas de reunião, salas de treinamento, salas privativas ou espaços compartilhados.

Portanto, proporciona produtividade. O profissional é livre para trabalhar da forma como se sente mais produtivo.

Se você é do tipo de pessoa que se distrai com qualquer barulho em casa, o coworking space é a solução ideal para o seu dia a dia de trabalho.

Eles são preparados para que a pessoa possa manter o foco, além de oferecerem toda a infraestrutura necessária.

Quais serviços podem ser encontrados em um coworking?

coworking space

Além dos benefícios que um coworking proporciona, alguns serviços só podem ser encontrados lá.

Por causa da pandemia, o trabalho remoto cresceu a uma velocidade alta, e provavelmente isso não teria acontecido se não fosse pela pandemia.

1- Internet rápida

A maioria dos coworkings oferece internet boa e veloz. Chega de ficar sem internet em casa e atrasar com alguma demanda. Infelizmente, imprevistos acontecem. A vantagem dos coworkings é que muitos deles, como a Desk, possuem um plano de contingência para estes casos.

2- Impressões

Se você precisar imprimir algum documento ou projeto, poderá contar também com as impressões em rede de um coworking. Com alguns cliques, você terá o que precisa em mãos. Em casa, nem todo mundo tem uma impressora. Para que ter esse gasto a mais se o coworking de forma mais barata?

3- Espaço flexível de trabalho

Se você tem uma pequena ou média empresa e gostaria de migrar para um coworking, você pode. A vantagem de um coworking ser flexível é que você não precisa alugar outro escritório e nem se preocupar com mais gastos em equipamentos e mobília.

Claro que dependendo do número de funcionários a mais, pode ser necessário alugar uma sala maior de reunião dentro de um coworking. Mas encare isso como uma coisa positiva. Aumentar a equipe de trabalho em plena pandemia significa que a sua empresa está prosperando!

É o momento certo para trabalhar em um coworking space?

Muita gente está se questionando sobre este assunto. Afinal, em plena pandemia, é o momento certo?fre

Importante frisar que a Desk Coworking vem tomando todas as medidas de segurança impostas por órgãos de fiscalização da saúde. Isso porque nos preocupamos com a saúde de nossos colaboradores e colegas de trabalho.

Portanto, se você está trabalhando em casa, considere migrar de formato. Trabalhar em um coworking traz muito mais benefícios para a vida profissional e pessoal, oferece planos que cabem no bolso e tudo é feito com muita segurança.

Você gostaria de conhecer mais o nosso espaço? Venha tomar um café na Desk Coworking!

Compartilhe :

Fale com um consultor