Desmentindo 6 mitos sobre empreendedorismo de uma vez por todas

Há alguns anos que a palavra empreendedorismo se tornou bastante comum entre profissionais das mais diversas áreas.

Pessoas que se encantam com este mundo onde jovens, com ideias brilhantes, conquistam fama e fortuna com negócios de tecnologia.

O assunto vem sendo cada vez mais discutido, mas nem sempre sob a ótica correta, e muitos mitos acabam ganhando relevância nas rodas de networking.

Por isso, neste post, vamos desmentir de uma vez por todas os 6 maiores mitos sobre empreendedorismo. Confira!

Para ter uma empresa de sucesso é necessária uma ideia genial

Muitas histórias de sucesso de empreendedores que criaram negócios inovadores e disruptivos se tornaram conhecidas, e foram responsáveis pelo crescimento deste mito.

Na realidade, para ter um negócio de sucesso não é necessária uma ideia incrível, mas sim a solução para um problema grande o suficiente para um público-alvo específico, a ponto de eles estarem dispostos a pagar por isso.

Sem um alto investimento é impossível começar um negócio

Este é outro mito muito difundido por conta do mercado das startups, que sempre conta com histórias de investimentos milionários, e cifras com bem mais que três dígitos.

No entanto, a realidade mostra que nem sempre é necessário ter um capital para começar o negócio, e quando ele é preciso, é possível trabalhar com parcerias para minimizar essa necessidade.

Muitas histórias de sucesso, inclusive, mostram que alguns negócios começam sem dinheiro nenhum.

Se você começar uma empresa e falhar, vai fracassar para sempre

Um dos maiores mitos no cenário empreendedor é o que fala sobre os erros.

Apesar de serem muito condenadas no mercado brasileiro, as falhas fazem parte da vida de empreendedores de todos os tipos, e muitos cases do Vale do Silício mostram, inclusive, que falhar faz parte do processo.

Mais do que isso, fracassos são conhecidos como grandes histórias de aprendizado.

Então, se você um dia tentar e falhar, fique tranquilo.

O único motivo para ser empreendedor é a vontade de ficar rico

Ganhar dinheiro faz parte do processo de qualquer empreendedor que se preze, afinal de contas, todas as pessoas precisam gerar receita e pagar as suas contas.

Isso significa que, sim, ganhar dinheiro é uma motivação de quem tem um negócio, mas em poucos casos este é o único motivo.

Empreendedores costumam carregar uma paixão grande pelo seu trabalho, e mais ainda, um propósito de ajudar pessoas a resolverem problemas.

Vida de empreendedor é tranquila e flexível

Esse é um dos mitos sobre empreendedorismo que anda junto daqueles que querem abrir um negócio para ganhar dinheiro rápido, trabalhando pouco.

Na realidade, a vida de quem empreende não é, de forma alguma, tranquila e flexível por completo.

Pelo contrário: é uma vida de muito trabalho, suor e força de vontade.

Sim, há alguma flexibilidade mas, ao mesmo tempo, se você não estiver disposto a abrir mão de algumas coisas na sua vida pessoal, é melhor nem começar.

Se contar sua ideia de negócio, alguém pode roubá-la

Por fim, o campeão de todos os mitos sobre empreendedorismo.

Muitas pessoas ainda acham que se contarem sua ideia de negócio para outras pessoas, alguém pode roubá-la e executá-la para ganhar seu lugar no mercado.

Esquecem no entanto, que não basta uma boa ideia para fazer um negócio de sucesso.

É preciso de coragem para fazer, e execução de qualidade para tirar as ideias do papel. Do contrário, nada vai acontecer.

Não se deixe enganar por estes grandes mitos sobre empreendedorismo, e comece hoje mesmo a tirar suas ideias do papel.


Compartilhe :

Fale com um consultor