Estratégias de marketing digital internacional

Se você está em busca de dicas para desenvolver estratégias de marketing que coloquem o seu negócio no nível internacional, este artigo é para você! 

Hoje em dia, empresas podem facilmente ter foco em estratégias internacionais para fazer parte do mix global.

Com isso, podem enfatizar a importação e exportação dos seus produtos e até mesmo serviços em todo o mundo. 

Se você deseja ver o seu negócio na internet, não somente no Brasil, mas em outros países, existem alguns fatores importantes que precisa ter atenção. 

Alguns deles são: entender o público-alvo, criar um site de qualidade e assim por diante. 

No caso da criação de sites, você nem precisa ser um especialista em codificação para criar a página do seu negócio.

Basta escolher uma boa ferramenta para construção de site — aqui está a lista de construtores de sites gratuitos — e criar de forma prática a sua página online.

Dito isso, se você decidiu que o seu negócio precisa de estratégias de marketing digital internacional, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos! 

Boa leitura! 

Principais estratégias de marketing digital internacional

Sem mais delongas, aqui está uma lista que preparamos com dicas com as principais estratégias de marketing digital internacional. 

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

O primeiro passo para construir uma estratégia de marketing digital internacional eficiente é pesquisar o mercado pretendido.

Se você não está considerando se há necessidade de seu serviço na região para a qual deseja expandir, acredite, você pode ter grandes problemas. 

Por exemplo, porque sua marca de cosméticos não vai dar certo em um país que é o produtor da maior marca de cosméticos, certo? 

Se o país para onde você deseja atuar não quer seus produtos, há grandes chances de todos os seus planos serem em vão. 

Por isso, antes de mais nada, analise o mercado-alvo e se as pessoas que moram lá precisam ou não do seu produto e serviços.

Certifique-se de entender quais táticas funcionam lá e por qual canal social as pessoas preferem se conectar com as marcas. 

2. Defina sua persona

Depois de entender o mercado, está na hora de coletar dados sobre seu público-alvo e desenvolver uma buyer persona — personagem semi-ficcional que representa o cliente ideal. 

Atingir o público certo com o conteúdo certo é fundamental e, se sua estratégia estiver focada em atrair o interesse de seus clientes, será mais provável que gere interação e conversões.

Faça uma análise precisa e sistemática, pois conhecer a persona do comprador é essencial para atingir o público factual e gerar conteúdo proveitoso.

Definir ou assumir o comportamento do seu público-alvo é fundamental em uma campanha de marketing digital internacional. 

Se seus planos são direcionados para atrair o interesse de seu cliente, apenas suas estratégias podem gerar colaborações e conversões robustas.

Se você deixar de pesquisar o interesse de seus clientes, chamar a atenção deles para sua marca pode ser um desafio e você pode perder a posição antes de criar uma; portanto, você deve estar familiarizado com sua persona.

3. Faça uma análise completa dos concorrentes

É crucial estar conectado a todas as informações relacionadas à provável concorrência no mercado externo para que você possa navegar no tremendo mundo competitivo do marketing digital internacional.

Realizar uma análise minuciosa de seus concorrentes de negócios é o atributo crítico para desenvolver uma estratégia de marketing digital para um novo público.

Ele ajuda você a entender os comportamentos do mercado e prever potenciais de mercado no exterior.

4. Defina suas ações de marketing

Depois de compreender o mercado que você vai atuar, a sua persona e os seus concorrentes internacionais, está na hora de elaborar o seu planejamento de marketing.

Algumas das principais estratégias que fazem parte do marketing digital e que são extremamente importantes para obter clientes são:

  • Criação de site de qualidade, que deve ser desenvolvido pensando no seu público-alvo;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • E-mail marketing;
  • SEO (otimização de sites para mecanismos de pesquisa);
  • Tráfego pago;
  • Redes sociais. 

Quanto mais você investir em estratégias de marketing digital, maiores chances o seu negócio terá de atingir pessoas não somente no Brasil, mas no mundo inteiro — ou nos países que deseja realizar vendas. 

Últimas considerações

Investir em estratégias de marketing digital internacional é fundamental para negócios que querem ir mais longe e conquistar clientes fora do país. 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes que te ajudarão a dar os primeiros passos em direção a criação de estratégias eficazes para destacar seu negócio em outros países. 

Lembre-se sempre que o seu negócio precisa ser encontrado na internet e deve chamar a atenção do seu público-alvo. 

Afinal de contas, estamos falando sobre competir com vários outros concorrentes que também estão disponíveis na internet, em busca de vendas. 

Portanto, certifique-se de que as suas estratégias serão muito bem planejadas e executadas para alcançar os resultados que deseja! 



Compartilhe :

Fale com um consultor

[form_rd_station_poupup]