Descubra o que é e como funciona o Dropshipping, a maneira mais fácil de criar uma loja virtual sem precisar de estoque ou investimento inicial!

Paulo tomou a decisão de iniciar um novo negócio, com foco na venda de produtos tecnológicos de última geração, visando proporcionar mais facilidade no dia a dia das pessoas.

Ele mal pode esperar pelo momento em que sua empresa irá decolar no mercado e ser reconhecida.

No entanto, como todo empreendedor iniciante, Paulo enfrenta o desafio de não ter os recursos financeiros necessários para estruturar um setor de estoque capaz de suportar todos os produtos a serem comercializados e garantir um atendimento impecável a todos os clientes.

É aí que entra o que tanto Paulo, quanto você precisam: o dropshipping.

Essa ferramenta inovadora, com uma crescente oferta e demanda no mercado, é, sem dúvida, a solução para aqueles que estão ingressando no comércio.

O que é Dropshipping?

Pelo pouco que foi dito deu para perceber que o dropshipping tem a ver com controle e gerenciamento de estoque, e basicamente, seu foco principal é esse.

O dropshipping nada mais é que um sistema intermediário entre o fornecedor do produto e o seu consumidor final.

Significa que a empresa realizadora da venda, no caso, a sua, recebe o pedido, faz o atendimento, registra o pagamento e encaminha a solicitação ao fornecedor.

Esse será responsável por preparar os itens, separar e embalar corretamente para a entrega.

Assim, o vendedor não precisa ter um espaço para alojar os produtos vendidos e com isso, corta mais um gasto que faria toda a diferença no seu bolso.

O dropshipping surge exatamente como essa solução para empresas iniciantes que não possuem capital para manter o próprio estoque.

Com esse sistema, será feito todas as etapas de separação até o envio do produto comprado.

Haja facilidade, né?

Vantagens de usar o dropshipping

Só pelo seu conceito, já deu pra perceber a maior vantagem de buscar o dropshipping: retirar a necessidade de ter um espaço físico para suportar um estoque para os seus produtos, o que afasta os gastos frequentes com controle e gerenciamento.

Sabemos que a maior dor de um empreendedor iniciante é não ter recursos o suficiente para fazer tudo o que precisa, além de não ter uma grande equipe e conhecimento necessário para cuidar e desenvolver todos os setores da sua empresa.

Com o dropshipping, você não tem a necessidade de possuir um inventário extenso, podendo focar na elaboração da sua loja virtual sem ficar restrito a poucos produtos e com isso, desenvolver com mais segurança o seu marketing e aumentar suas vendas.

Outra vantagem é a facilitação da logística da sua empresa.

Através do dropshipping, é possível trabalhar com fornecedores que atendem em diversas regiões e com isso, ampliar a sua rede de consumidores e clientes fixos.

Assim, você aumenta a escalabilidade do seu negócio, explora mais de um nicho de mercado e aumenta o seu desempenho para fechar suas vendas.

Tudo isso com poucos gastos e ainda, contando com parcerias promissoras e de sucesso.

Como escolher um local para sua empresa?

Para escolher um provedor de dropshipping ideal para o seu negócio é preciso antes de mais nada planejar.

Antes de fechar negócio, você deve ter a sua empresa muito bem estruturada, como o seu nicho de atuação, sua gestão interna e plano de vendas.

Com isso em mãos, comece a procurar os melhores fornecedores e faça uma balanço dos valores cobrados.

É importante que você não feche negócio com o mais barato só pelo preço e deixe de lado o que mais importa nessa relação: a qualidade do serviço.

A experiência do consumidor deve ser o seu foco e para isso deve haver qualidade e tempo hábil na entrega feita pelo fornecedor.

Assim, pesquise muito bem a procedência dos fornecedores compatíveis com o seu negócio e evite problemas futuros.

Depois de ter fechado negócio, comece a selecionar os produtos trabalhados com base no catálogo montando em sua loja virtual e com base na quantidade de fornecedores que atuam com eles.

Mantenha os números atualizados e garanta a sua disponibilidade.

Com a compra feita, o fornecedor cuidará de toda a etapa final e será responsável pela entrega ao cliente.

Caso o consumidor queira fazer alguma troca ou devolver o produto, a responsabilidade será sua e qualquer problema afetará a reputação do seu negócio.

Desafios do Dropshipping

Como tudo na vida tem dois lados, há quem diga que o dropshipping possui alguns desafios que devem ser observados pelos empreendedores quando optarem por esse método de negócio.

Isso se deve ao fato de ter menos controle sobre o estoque, diferente de quando é organizado pela sua própria empresa.

Essa situação pode causar problemas como divergência na quantidade de produtos e atraso na entrega para o consumidor.

Por isso, é extremamente importante saber escolher os fornecedores e criar uma relação de parceria com eles, de modo a afastar problemas de gestão e envio das entregas, bem como divergência de custos, taxas cobradas e outras questões.

Estruture o seu negócio: conheça a importância do endereço fiscal e do escritório virtual!

Buscar formas de deixar o seu negócio mais simples é uma prática recorrente na vida do empreendedor, e com o dropshipping, ficou claro que a facilidade e a diminuição dos custos fazem toda a diferença para a manutenção da sua empresa.

Todavia, há outras burocracias para se preocupar, como a necessidade de ter um endereço fiscal e a importância de construir um escritório virtual para abraçar todos os públicos possíveis.

Se você é de BH e região, encontrar um endereço fiscal é muito simples.

Com essa parte resolvida, fica fácil conseguir montar o seu escritório virtual e colocar nele todas as informações da sua empresa, sem faltar nenhum dado importante para o seu cliente.


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Sobre o autor:

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Paul Leite

Paul Leite é sócio fundador e CEO do DESK Coworking. Tem como hobby o desenvolvimento de artigos para o Blog do site do DESK! :) Um dos pioneiros no mercado de coworking em Belo Horizonte, traz para seus artigos os principais temas relacionados a coworking, economia colaborativa, gestão de empresas e marketing digital.

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