Por que uma empresa deveria migrar para um coworking?

Com o passar dos anos, o modelo tradicional de trabalho em empresas passou por muitas mudanças. O escritório onde um funcionário passava boa parte do seu tempo sozinho preparando relatórios ficou para trás. A empresa de coworking está vivendo novos tempos e uma nova cultura.

Isso não se resume somente a profissionais autônomos e pequenas empresas, pelo contrário. Grandes corporações perceberam as inúmeras vantagens ao flexibilizar o ambiente de trabalho. Essas mudanças vão além da economia de recursos financeiros.

Você tem uma empresa? Comece a considerar trabalhar em um coworking. Nós preparamos um artigo com alguns dos tópicos mais importantes sobre os benefícios para uma empresa de coworking. Vem com a gente!

Menos gastos e mais oportunidades

É fácil comprovar que trabalhar em ambientes colaborativos, como coworkings, é mais barato para qualquer empresa. É só colocar no papel e você rapidamente perceberá que trabalhar em escritórios tradicionais exige muito mais investimentos.

Dentro de um coworking, você deve se preocupar basicamente com a mensalidade. As despesas são muito reduzidas, já que não cabe mais à empresa arcar com despesas como aluguel, IPTU, condomínio, água, internet, luz e por aí em diante. Essa flexibilidade traz inúmeras vantagens.

Só que aí está a beleza de uma empresa de coworking. Além de economizar com esse tipo de gasto, é possível aumentar a receita, já que há diversas empresas de diferentes ramos trabalhando em um coworking. Isso significa uma ampla gama de oportunidades para a sua empresa expandir os seus negócios.

Flexibilidade, dinamismo e facilidades: não há limites para uma empresa de coworking

empresa de coworking

Os avanços tecnológicos nos últimos anos permitiram que um número maior de empresas passasse a alocar funcionários remotamente.

Grandes empresas do mundo inteiro já entenderam a necessidade e a importância de alocar pessoas em diferentes pontos estratégicos.

Mas isso pode custar caro. Trabalhar em um coworking pode ser a solução logística para o trabalho remoto.

Claro que, por um lado, não significa que uma empresa deva mudar completamente e deixar a sede para trás. Ela pode simplesmente alocar diferentes grupos de funcionários em pontos estratégicos de coworking.

As equipes podem atuar em diferentes pontos de uma mesma cidade (ou até em municípios diferentes), trabalhando em espaços compartilhados. Mais um ponto positivo para a empresa de coworking: novas ideias, projetos e parcerias podem enriquecer as experiências e avanços de uma empresa.

Sem contar que a própria equipe se sente mais motivada, não só por ter uma infraestrutura pronta e adequada para trabalhar, mas por ter mais liberdade para realizar os projetos.

Escolha o dia e a hora para trabalhar

Evidentemente, trabalhar em um escritório tradicional não permite ao funcionário ter essa liberdade de montar o próprio cronograma de trabalho.

Além disso, morar longe do escritório gera estresse, principalmente por conta do deslocamento, trânsito e a pressa do dia a dia.

E não podemos nos esquecer também que muitas vezes funcionários precisam realizar tarefas fora do horário de expediente. E isso pode ser um grande problema!

Graças à expansão dos espaços compartilhados, uma empresa de coworking pode estabelecer o próprio cronograma. Especialmente nos coworkings que funcionam 24 horas por dia. Aliado ao fato de que é possível trabalhar em diversas localidades, é quase impossível que não haja um aproveitamento muito maior por parte de um profissional.

Os coworkings são ambientes colaborativos preparados especialmente para estimular o desenvolvimento de ideias, projetos e manter o foco. Claro, às vezes é necessário parar um pouco, arejar a mente e ter momentos de descontração. 

Conexão maior entre a empresa e o colaborador

empresa de coworking

Alguns anos atrás, quando o escritório tradicional ainda era uma tendência, acreditava-se que um funcionário produtivo era aquele que não deveria ter momentos de distração e socialização.

Hoje, sabe-se que isso não é verdade, muito pelo contrário. O convívio com outros colaboradores e colegas de trabalho é essencial para o profissional se sentir mais leve, motivado e feliz. 

Ninguém gosta de passar horas trabalhando sozinho sem ter contato com outras pessoas. Afinal, somos seres humanos, feitos à base de relacionamentos.

Trabalhar em regime de home office pode ser um problema nesse sentido, já que o isolamento social é uma condição deste modelo. Mas em uma empresa de coworking, é fácil resolver esse problema.

Colaboradores podem interagir em salas de reunião, salas compartilhadas ou salas privativas. Em qualquer local de um coworking é possível conviver com outras pessoas. Uma comunidade de trabalhadores ativa aumenta a motivação de todos os envolvidos!

Afinal, o que é a cultura organizacional e colaborativa de um coworking?

Você já deve ter reparado que muitas empresas atualmente passam a imagem de empresas “descoladas” e modernas. Mas não adianta colocar essa ideia apenas na vitrine. Uma empresa precisa verdadeiramente refletir a identidade e os valores nos colaboradores e gestores.

A vantagem de uma empresa de coworking é justamente fomentar esse ambiente. Alguns exemplos de empresas que seguem esse modelo são o YouTube, Google, Nubank e Facebook.

Todas elas nasceram como startups, e mesmo se tornando as maiores empresas do mundo, não deixaram de lado a essência. A cultura destas empresas se baseia na flexibilidade dos colaboradores e liberdade para criar, produzir e se conectar com a própria empresa e o resto do mundo.

Inclusive, há iniciativas tanto do Facebook quanto do Google de escritórios compartilhados pelo mundo, justamente para incentivar novas startups a tirarem as ideias do papel

Devo iniciar uma empresa de coworking?

Dá para perceber facilmente que migrar para uma empresa de coworking traz muitos benefícios para todos os envolvidos. 

Se por um lado os colaboradores se sentem mais felizes, valorizados e produtivos, por outro, a empresa passa a ter uma redução de custos considerável, eficiência operacional e mais oportunidades de crescimento.

Se você está pensando em migrar a sua empresa, seja parcial ou totalmente, avalie o que trará mais benefícios aos colaboradores e gestores. Mas a ideia é muito legal, não é?

Agora que você entendeu os principais benefícios de abrir uma empresa de coworking, venha tomar um café conosco e conhecer a Desk Coworking!

Compartilhe :

Fale com um consultor