Escritório digital para advogados: uma ótima opção para redução de custos

Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, empresas e profissionais autônomos se viram na obrigação de enxugar diversos custos para manter o próprio negócio. O escritório virtual, ou escritório digital, surgiu como uma das soluções para o momento atual.

E, como vários segmentos foram afetados, com o ramo do Direito não foi diferente. Muitos advogados, iniciantes ou não, partiram em busca de soluções mais econômicas para manter a competitividade no mercado, tendo em vista que manter o aluguel de um escritório físico tem um custo muito alto.

Você ainda não sabe bem como funciona um escritório digital e gostaria de saber mais sobre os seus benefícios? Neste post, mostraremos como funciona um escritório virtual, seus benefícios e como ele pode atender as necessidades de advogados. Boa leitura!

Mas antes, o que é um escritório digital?

Um escritório digital, ou escritório virtual, é um espaço que pode ser alugado por um advogado para que ele trabalhe à distância. Portanto, não há um espaço físico envolvido para o trabalho.

Esta é uma solução ideal tanto para os advogados mais experientes que sofreram desgastes econômicos por conta da pandemia, quanto para os mais novos sem experiência que não podem arcar com os custos de um escritório tradicional.

E, ao mesmo tempo, é uma opção segura e econômica, que oferece a imagem de profissionalismo para os clientes.

Desse modo, a contratação de um escritório digital permite que o advogado tenha seu endereço fiscal e comercial (necessário para a legalização da empresa), atendimento telefônico com o serviço de atendente virtual, recebimento de encomendas, tudo isso como se fosse um ambiente físico de trabalho como qualquer escritório tradicional.

Mas se porventura o profissional precisar de um local físico para fazer uma reunião ou apresentação com o cliente, também existe esta opção.

Os coworkings oferecem espaços prontos e mobiliados, com toda a estrutura necessária para que uma empresa possa atuar sem se preocupar com a infraestrutura.

É uma opção econômica, prática e que oferece privacidade para um profissional. Afinal, coworkings são considerados como os escritórios do futuro!

E como um escritório digital pode atender um advogado?

escritório digital

Além da economia, como mencionamos, advogados podem trabalhar com a automatização de softwares em escritórios virtuais. Assim, os processos são otimizados e sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades.

O uso de softwares jurídicos em um escritório digital traz diversos benefícios ao advogado, como, por exemplo:

  • Manter as tarefas diárias organizadas
  • Acompanhar os processos online
  • Automatizar o cadastro de novos clientes
  • Fazer o controle de fluxo de caixa de forma rápida e automatizada

1- A tecnologia Cloud

A tecnologia do cloud computing permite que um advogado mantenha sigilo e total segurança dados a respeito de processos e clientes.

Como os dados são criptografados, terceiros não autorizados não podem ter acesso a tais dados e documentos. É necessário apenas ter um dispositivo e acesso à internet para que o advogado possa acessar as informações. 

E, caso autorizado pelo advogado, outros profissionais podem acessar e editar os documentos. Isso facilita a dinâmica quando o trabalho é feito em conjunto.

2- Informações seguras

Um dos benefícios de um escritório digital para um advogado é a segurança que ele oferece. E dada a importância de manter o sigilo dos dados, a segurança em excesso nunca é demais.

3- Menos gastos

Realizar as operações de trabalho em um escritório digital diminui consideravelmente os custos em relação às despesas comuns de escritórios tradicionais, como aluguel, água, luz, etc.

A tecnologia vem mudando radicalmente esse cenário. Hoje, muitas empresas já migraram para coworkings e escritórios virtuais, e neste cenário, os advogados também precisam acompanhar essas mudanças.

Investir em um escritório virtual é uma excelente alternativa para enxugar as despesas, manter a imagem profissional e ganhar destaque no mercado jurídico.

4- Utilização de softwares de gestão em um escritório digital

A rotina do advogado de hoje em dia é muito diferente comparada à rotina de alguns anos atrás. Graças à tecnologia, os advogados têm muito mais praticidade para realizar alguns processos.

Além disso, utilizar um escritório digital para manter os dados de trabalho traz mais algumas vantagens, como:

  • Centralizar as informações;
  • Acesso rápido, precisando apenas de internet e um dispositivo;
  • Rápida consulta a dados;
  • Compartilhamento rápido (quando autorizado) de documentos com outros colegas de profissão;

Então vale a pena contratar um escritório digital para advogados?

escritório digital

Se olharmos com mais atenção, percebemos que a pandemia trouxe uma série de oportunidades para que pudéssemos evoluir em diferentes âmbitos, e o tecnológico foi um deles.

A migração para escritórios digitais e espaços compartilhados de trabalho já era uma tendência. O que a pandemia fez foi acelerar este processo.

Então sim, vale a pena contratar um escritório digital, porque além de ser prático e seguro, é muito mais barato. 

Em todo caso, eis as nossas dicas finais antes de você contratar um escritório digital:

1- Se o seu escritório conta com vários funcionários, convencer todos a trabalhar em casa pode não ser fácil. Por outro lado, alugar um escritório físico é caro. Nesse caso, a contratação de um escritório digital é a melhor solução.

2- Avalie as necessidades da sua empresa. Se você precisar marcar reuniões com muita frequência, o ideal é alugar uma sala de reunião uma opção que também está disponível na Desk Coworking. É mais barato do que alugar um escritório tradicional e tem a estrutura 100% pronta. É chegar e trabalhar!

3- Considere o perfil do seu cliente. Especialmente no ramo jurídico. A falta de um espaço físico pode estar associada à competência e solidez de um advogado. Por isso, pode ser que alugar salas privativas e de reunião em um coworking seja uma ideia melhor.

Está em dúvidas sobre o que fazer em relação à sua empresa?

Nós temos várias soluções para você. Venha tomar um café conosco e bater um papo na Desk Coworking!

Compartilhe :

Fale com um consultor