Registrar endereço fiscal em coworking: por que eu deveria ter um?

Aqui no blog da Desk Coworking, já abordamos em diferentes artigos a importância do endereço fiscal e seus benefícios. Hoje, focaremos no processo em si. Isso é, como registrar endereço fiscal em espaço de coworking.

Embora seja um assunto recorrente em nosso blog, às vezes ele ainda gera confusão. Especialmente quando relacionado a outros termos, como domicílio fiscal e escritório virtual.

A verdade é que todos eles fazem parte de um mesmo segmento. Mas para quem está iniciando o seu próprio negócio agora, pode ser um tanto confuso ainda.

Especialmente em tempos como o que estamos vivendo agora. Devido à pandemia, houve um aumento significativo de empresas que foram criadas em domicílio ou mesmo em um coworking.

Se esse é o seu caso, e você ainda está começando a entender esse mundo, não se preocupe. Nesse post, vamos abordar esses pontos que podem gerar dúvida e falar sobre como registrar endereço fiscal em espaço de coworking.

Vamos nessa!

Relembrando o que é endereço fiscal

Antes de falarmos sobre como propriamente registrar endereço fiscal em espaço de coworking, vamos relembrar o que significa esse termo.

Tanto endereço fiscal quanto domicílio fiscal são a mesma coisa. Trata-se do local que será apontado em um documento da empresa como referência para todas as questões ligadas ao Fisco. 

Esse endereço pode ser e não o local onde de fato a sua empresa opera. O importante é que a sua empresa esteja seguindo as permissões impostas pela prefeitura da cidade de acordo com o que é permitido por lei.

Por exemplo: imagine que você acabou de abrir uma lanchonete. Seja ela de porte pequeno, médio e grande, provavelmente o endereço residencial não é o mais adequado para abrir a sua empresa, especialmente quando falamos sobre o ramo alimentício. Isso porque é necessário tomar uma série de cuidados ligados à saúde e higiene.

Por outro lado, se você quer abrir um escritório de consultoria e advocacia, utilizar o seu próprio endereço residencial como endereço fiscal é permitido por lei!

Mas endereço comercial e endereço fiscal não são a mesma coisa?

Registrar endereço fiscal em coworking

Como vimos acima, o endereço fiscal é aquele utilizado no processo de abertura da empresa para ser ligado à burocracia, a grosso modo. Ter uma empresa envolve uma série de burocracias, e para lidar com todas elas, é necessário ter uma identidade para a sua empresa. Essa identidade pode ser usada como o seu endereço fiscal.

O endereço comercial não tem nada a ver com o endereço fiscal. Na verdade, ele é utilizado nas suas cartas comerciais, cartão de visita, site, blog, etc. Ele é aquele endereço passado para o seu cliente quando ele for visitar o seu estabelecimento e fazer uma reunião.

Fazendo uma comparação, imagine um software de computador, como um jogo. Tudo aquilo que vemos e podemos interagir é o front-end da programação. Mas todos os códigos de programação que não podemos ver e que está por trás disso é o back-end da programação.

Portanto, o endereço fiscal é como um back-end e o endereço comercial é como um front-end.

Como os coworkings estão ganhando cada vez mais espaço entre empresas e profissionais autônomos, é cada vez mais comum que ambos utilizem um espaço de coworking como endereço comercial para realizar reuniões ou apresentar o negócio aos clientes.

Por que utilizar um endereço fiscal para uma empresa?

Se você está se perguntando por que deveria registrar endereço fiscal em espaço de coworking, separamos algumas dicas interessantes abaixo.

  • Você não precisa utilizar o endereço da sua própria casa. Isso traz dois pontos muito interessantes. O primeiro é que você não mistura a vida pessoal com a profissional. Isso por si só já é bastante difícil para muitos profissionais autônomos que trabalham em casa (e sabemos que não é nada saudável). O segundo ponto é uma imagem bem mais profissional que você pode passar ao cliente quando ele precisar visitar a sua empresa.
  • Outra facilidade é o fato de um coworking receber suas encomendas, cartas e até mesmo oferecer o serviço de secretária virtual, que é o caso da Desk Coworking, onde oferecemos esses e outros serviços.
  • Está começando a sua empresa agora? Seu budget é baixo? Então, investir em uma sala comercial é a pior alternativa para você neste momento. Alugar uma sala de coworking representará uma economia muito maior para o seu bolso!
  • Por fim, especialmente para profissionais autônomos: você é do tipo de pessoa que se muda de residência com muita frequência? Se sim, imagine como seria se toda vez que você se mudasse fosse necessário criar um novo endereço fiscal. Fazer isso uma vez já é um processo burocrático. Imagine fazer duas, cinco, dez! Registrar endereço fiscal em coworking traz mais estabilidade para você nesse sentido!

E como registrar endereço fiscal em coworking?

Registrar endereço fiscal em coworking

Agora que você já sabe exatamente para que serve, e gostaria de registrar endereço fiscal em coworking, o processo é bem mais rápido!

A Desk Coworking possui diferentes unidades para que seja ainda mais cômodo para você, dependendo da sua localização.

Alguns dos principais benefícios que você terá ao registrar endereço fiscal na Desk Coworking são:

  • Salas climatizadas
  • Estrutura 100% adaptada e pronta
  • Localização privilegiada
  • Flexibilidade
  • Segurança
  • Internet veloz
  • Espaço dedicado para empresas, salas de reuniões, treinamento
  • Atendimento personalizado
  • Serviços de secretária virtual
  • Salas privativas para reuniões
  • Salas compartilhadas
  • Escritório virtual

Para entrar em contato conosco, basta mandar um e-mail ou telefonar para uma de nossas unidades e entraremos em contato com você para explicar melhor como funciona esse procedimento e quais serão os próximos passos!

Navegue pelo blog da Desk para ficar por dentro de todos os termos do mundo do coworking! Você poderá entender a fundo, por exemplo, o que significa CPOM, se o escritório virtual é a opção certa para o seu negócio, além de tirar muitas dúvidas comuns entre empreendedores e profissionais autônomos.

Nos vemos em breve aqui!

Compartilhe :

Fale com um consultor