Por que você deveria considerar contratar um escritório sob medida?

A personalização de produtos e imóveis é uma prática cada vez mais comum no mercado. E os coworkings não fogem desta tendência. Você sabe o que é o escritório sob medida?

Escritório sob medida, também conhecido como Built to Suit, é um modelo de construção/personalização de um escritório para que todas as demandas de uma empresa sejam atendidas.

O propósito é personalizar um escritório com base nas necessidades e filosofia da empresa.

Neste post, falaremos mais sobre o escritório sob medida, e como o Built to Suit pode ser a solução ideal para algumas empresas.

O que é um escritório sob medida?

Da mesma forma que você pode sonhar com uma casa personalizada para maior comodidade da sua família, tal personalização também pode ser estendida ao ambiente de trabalho.

O escritório sob medida é um ambiente totalmente personalizado para atender às necessidades de empresas.

Muitas imobiliárias trabalham com este tipo de projeto. Mas como alugar um escritório tradicional não é barato, alguns coworkings surgiram com a mesma solução para pequenas e médias empresas.

Este modelo de escritório pode trazer diversos benefícios ao seu negócio. Confira abaixo!

Quais são os benefícios do Built to Suit?

Escritório sob medida

1- Localização privilegiada

Geralmente, coworkings ficam localizados em excelentes pontos do município. É o caso da Desk Coworking, que possui mais de uma unidade para comodidade de nossos coworkers.

Assim, você pode escolher a melhor localização para a sua empresa, e não optar por um espaço simplesmente porque é o que tem.

2- Espaço eficiente 

O escritório sob medida possui uma eficiência ainda maior para a execução de projetos e fluxo da equipe, já que foi projetado pensando em cada necessidade da empresa.

Dependendo do tamanho da equipe, é necessário adequar diferentes ambientes para que cada uma possa executar sua função da melhor maneira possível.

Por exemplo: a equipe de TI pode precisar de uma sala com internet rápida, computadores de ponta e refrigeração. Já a equipe de marketing pode precisar de uma sala ampla, mais arejada e com elementos que estimulem a criatividade.

Além disso, cada empresa é única no quesito atuação no mercado. A forma como uma empresa ligada ao ramo de tecnologia atua pode não ser a mesma de uma empresa de contabilidade.

Por isso, projetar o escritório sob medida permite que necessidades específicas sejam atendidas.

3- A cultura empresarial e o seu design

Um aspecto extremamente importante que deve ser levado em conta na construção do branding de uma empresa é a sua própria cultura. 

Ela deve ser exposta e transmitida da forma mais clara possível para todos os envolvidos: funcionários, colaboradores, gestores, sócios, clientes e fornecedores.

E uma maneira eficiente de se fazer isso é através da decoração e do planejamento do design do escritório.

Podemos dar como exemplo a Starbucks. O design projetado para a rede é inconfundível. Não importa se você está no Brasil, França ou Estados Unidos. Ao entrar em uma franquia, você reconhece na hora de que marca se trata.

O Built to Suit permite que você projete tais ideias de forma a transmitir a identidade da empresa para todos os envolvidos. Mesmo os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

4- Escritório tradicional x Escritório sob medida – o que é mais barato?

Escritório sob medida

Montar um escritório tradicional (seja construir, alugar e mobiliar) é sempre mais caro. Além de demandar muito dinheiro, também exige bastante tempo.

E se já não bastasse ter que arcar com todos os custos que envolvem uma empresa, imaginou precisar desembolsar mais um bom dinheiro para construir um novo escritório?

Por outro lado, quando uma empresa opta pelo escritório sob medida em parceria com coworkings, o processo é bem diferente.

Isso porque a responsabilidade do planejamento é do próprio coworking. Portanto, a equipe não precisa parar o trabalho para focar na construção de um novo local de trabalho. Coworkings são experts no assunto!

5- Liberdade e flexibilidade para mudanças

Outro aspecto positivo do Built to Suit é a flexibilidade que o escritório sob medida proporciona para as empresas sob dois aspectos diferentes.

O primeiro ponto está intimamente ligado ao avanço da tecnologia. Os meios de comunicação evoluem a passos rápidos. Se a empresa precisa crescer e expandir o número/tamanho de salas e andares, é mais fácil conseguir isso através de escritórios flexíveis.

E mesmo que não seja possível, contratos de coworkings costumam ser bem mais flexíveis do que os contratos para escritórios tradicionais assinados em imobiliárias.

Vale a pena investir em um escritório sob medida?

Sim, vale! Isso porque o escritório sob medida une dois aspectos fundamentais para o crescimento saudável de todo negócio: a flexibilidade e praticidade para trabalhar com a exclusividade de ter o próprio ambiente de trabalho projetado para atender necessidades específicas.

Se você está se perguntando quanto custa desenvolver o próprio escritório sob medida, depende de vários fatores, como localização de um coworking, tamanho necessário, número de salas e, claro, a situação econômica atual.

Caso não seja viável para a sua empresa no momento, saiba que existem alternativas, como a contratação de um escritório virtual, que além de passar credibilidade para o cliente, é bem mais barato.

Inclusive, durante a pandemia, o escritório virtual pode ser a solução perfeita para o seu negócio expandir a baixos custos.

Por outro lado, se você cogita a ideia de alugar o próprio escritório ou construir do zero, considere a possibilidade de projetar um escritório sob medida. Os benefícios são vários e o custo-benefício é mais vantajoso, dependendo das especificações da sua empresa.

Você gostou da ideia de trabalhar em um coworking e se beneficiar com o networking e infraestrutura própria?

Acesse o site da Desk Coworking e conheça as nossas soluções para a sua empresa!

Compartilhe :

Fale com um consultor