Como criar um plano de marketing para a sua empresa?

Como criar um plano de marketing para a sua empresa? Além do plano de negócios, existe outra ferramenta de gestão super importante para empreendedores ou quem deseja empreender: o plano de marketing.

O plano de marketing ajuda a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado, de forma a controlar melhor os gastos e aumentar o número de vendas. O documento não precisa ser muito extenso, mas é fundamental registrar tudo o que deu certo ou não.

O primeiro passo é analisar o mercado e entender quem são seus clientes e concorrentes. Só depois dessa análise é que você vai conseguir identificar qual a meta e partir para a ação.

Comece avaliando quais os fatores externos e internos podem afetar sua empresa. Coloque no papel seus pontos fortes, fraquezas e todo o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing. O que você vende? Preço? Conveniência? Qualidade?

Lembra da análise S.W.O.T? Pois é ela mesma que você vai usar aqui.A gente, inclusive, já falou dela no blog.

Depois, é hora de descobrir quem é o seu público. Em alguns casos, o público-alvo não é o consumidor final. A comunicação de uma marca de brinquedos, por exemplo, deve atingir primeiro a criançada, que irá influenciar os pais a comprarem.

Busque entender também por que e quando as pessoas usam seu produto ou serviço.

Essa etapa termina com a análise da concorrência: o que ela entrega e de que forma se comunica com o cliente.
Avaliando esses pontos, é hora de definir seus objetivos e partir para a prática, ou implementação.

É nessa fase que você vai executar as estratégias de marketing para atingir tudo aquilo que deseja. Qual o seu objetivo: tornar o produto conhecido, aumentar as vendas, fidelizar os clientes antigos ou buscar um novo perfil de consumidor?

Para aumentar as vendas, você pode criar promoções atrativas e divulgá-las nos meios de comunicação. Uma gestão de Redes Sociais eficiente costuma ajudar muito nessa divulgação.

Definindo as estratégias, elabore um cronograma com a duração de cada uma das ações.

Lembre-se que um plano de marketing não tem fim. É uma ferramenta de gestão que deve ser usada e atualizada regularmente, afinal de contas, o mercado está em constante mudança.

É preciso identificar novas tendências de forma a criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Disponibilizamos, abaixo, um modelo de plano de marketing do Sebrae para você começar a fazer seu planejamento.

COMO CRIAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA EMPRESA

Na próxima semana, vamos falar de algumas estratégias específicas para você trabalhar o marketing de sua empresa.

Esse post faz parte da série Grandes Ideias para Negócios Lucrativos, do DESK Coworking – Empreendedorismo e Consultoria.

Quer acompanhar tudo sem perder nada? Role a tela pra cima, no canto superior direito, e assine nossa newsletter.

Compartilhe :

Fale com um consultor