Profissional liberal: como fazer a gestão de agenda

Então você é um profissional liberal e quer começar a recuperar logo o dinheiro investido na faculdade, certo?

Mas provavelmente já esbarrou em pelo menos uma grande dificuldade: onde?

Empregados jamais teriam problema em responder essa pergunta, mas profissionais como você precisam de um espaço próprio.

Nesse artigo vamos mostrar como é fácil conseguir seu espaço e como administrar sua agenda com ele. Então confira já:

Profissional Liberal – Esquecendo o fiador

Profissionais liberais precisam, a princípio, fazer grandes investimentos para adquirir autonomia financeira, não é mesmo?

Ou ao menos é isso o que pensa o senso comum.

É preciso alugar ou comprar uma sala e recheá-la de móveis caros, sem falar nos instrumentos específicos necessários à sua adequada atuação profissional — cadeira de dentista, divã, equipamentos médicos ou uma biblioteca, por exemplo.

E, além dos gastos, existem os problema de escassez de bons endereços e da enorme burocracia durante todo o processo.

Para alugar uma sala, por exemplo, quase sempre se exige um fiador — talvez até mais — e diversos comprovantes — como cheque caução e nota promissória.

Pois um escritório virtual resolve todos esses problemas!

Parece muito bom para ser verdade, mas é a mais pura realidade.

Em vez de um grande investimento, com essa alternativa você vai pagar mensalidades, sem grandes compromissos, e o espaço normalmente é situado em um endereço nobre e de fácil acesso.

Dependendo do plano, despesas com motoboy, digitalização, impressora e estacionamento já estão, inclusive, incluídas!

Tudo é preparado para que o profissional se concentre menos em arrumar um lugar e mais em realmente colocar a mão na massa.

Fazendo a gestão da agenda

Optar por um escritório virtual dá um bom salto nessa fase inicial dos negócios, por oferecer um pacote de inúmeros serviços em uma tacada só como:

  • telefone fixo — um número de telefone fixo exclusivo, com qualquer DDD do Brasil —,
  • atendimento telefônico personalizado — realizado pelas atendentes, anunciando o nome da empresa do cliente e um script previamente combinado —
  • gerenciamento de recados — o secretariado profissional anota todos os recados em nível máximo de detalhes, como o nome, a empresa, o telefone, o e-mail e assunto, e os transmite imediatamente pela forma desejada, seja por e-mail, SMS ou até transferência da ligação — e
  • gerenciamento de correspondências — com a autorização do cliente, o secretário abre, digitaliza e envia por e-mail todas as correspondências que chegam ao endereço, mas se o cliente não autorizar essa abertura, as cartas passam a ficar armazenadas em um armário individual.

Começando a atrair clientes

Como profissional liberal, a responsabilidade dos compromissos é total e completamente sua.

Não haverá chefe enviando problemas para você resolver ou cobrando prazos a serem cumpridos.

Por isso, reserve uma hora do seu dia para buscar novos clientes. Outra dica importante é sempre se esforçar para não se atrasar.

Clientes — ou pacientes — podem até perdoar um chá de cadeira dos profissionais mais gabaritados, mas a melhor forma de conquistar um bom nome na praça é ter reputação de pontualidade e confiabilidade.

Um escritório virtual ajuda o profissional liberal a encontrar rapidamente, e a baixo custo, um bom endereço para começar suas atividades, além de oferecer um pacote completo de serviços que o ajudam a administrar sua agenda de compromissos nessa importante fase.

E então, pronto para avaliar essa possibilidade? Qual dos benefícios do escritório virtual chamou mais sua atenção e pareceu mais adequado às suas necessidades?


Compartilhe :

Fale com um consultor