6 dicas de motivação para colaboradores

Você sabe como passar motivação para seus colaboradores? A verdade é que colaboradores motivados são mais produtivos e trazem mais resultados para a empresa.

Disso você provavelmente já sabe, certo? Mas será que você sabe também como fazer com que eles se sintam envolvidos e engajados com a causa da empresa no dia a dia?

Pois é aí que entram os gestores, que têm um papel simplesmente essencial quando o assunto diz respeito à motivação desses funcionários. Quer entender que papel é esse?

Então aprenda já a colocar a teoria em prática para poder contar com uma equipe cada vez mais motivada:

Saiba como dar feedback

O feedback é uma ferramenta que deve ser utilizada sempre que necessário para o desenvolvimento da equipe.

Para dar um retorno construtivo, é importante que o gestor esteja sozinho com o colaborador com quem deseja conversar, dando total atenção ao momento.

Nessa oportunidade se deve não só pontuar o que precisa de melhoria como também aproveitar a chance de parabenizar o funcionário por suas conquistas, por menores que sejam.

O feedback é importante para a motivação uma vez que fará com que o colaborador perceba a importância que tem no contexto geral e o quanto o gestor se preocupa com seu desenvolvimento.

Dê a devida autonomia

Uma gestão descentralizada é um requisito importante para a motivação dos colaboradores.

Assim, deve-se delegar responsabilidades para que eles se sintam realmente parte da empresa.

Assegure-se de que cada um seja responsável por uma etapa do projeto, de modo que, então, tenham espaço para realmente mostrar suas habilidades e competências.

Proporcione um bom ambiente de trabalho

Como é no trabalho que as pessoas passam a maior parte de seus dias, é essencial que a empresa proporcione um bom clima organizacional, transformando o espaço em um bom ambiente para se trabalhar.

Para tento, evite o excesso de regras, uma vez que a flexibilidade é importante para oferecer uma boa qualidade de vida para os colaboradores.

Para pequenas empresas e para quem atua como autônomo, atualmente há, por exemplo, ótimas opções de coworking, conhecidos também como escritórios compartilhados.

São locais sensacionais e apropriados para a interação e o networking.

O mais importante é que independentemente do espaço físico, o colaborador se sinta confortável para trabalhar. Quanto melhor ele se sentir, mais resultados apresentará.

Desenvolva um plano de carreira

Desenvolver um bom plano de carreira e dividi-lo com os colaboradores é fator absolutamente crucial para a motivação.

Como hoje em dia as pessoas buscam cada vez mais por empresas que proporcionem desenvolvimento e crescimento profissionais, é importante que o colaborador saiba, de preferência desde o momento da contratação, até onde pode chegar e o que deve fazer para alcançar seus objetivos dentro da organização.

Conquiste a confiança da equipe

Bons líderes inspiram suas equipes a fazerem o que tem que ser feito da melhor forma possível.

A verdade é que chefes controladores e sem empatia inevitavelmente são repudiados por seus times — cenário nada ideal, não concorda?

Pois os profissionais de hoje buscam por líderes que os inspirem, alguém a quem possam seguir e ter com farol.

Então procure ser esse líder para conquistar a confiança da equipe! Assim você com certeza obterá excelentes resultados.

Incentive e dê incentivos

Incentivar os colaboradores também é um dos papéis fundamentais dos líderes.

E mais do que incentivar os colaboradores a agir, é importante que a empresa ofereça um plano de incentivos e comissões a vendedores, por exemplo.

Recompensar com incentivos faz parte da política que prevê ganhos para ambas as partes — o colaborador ganha financeiramente e a empresa também, pois vendedores motivados tendem a vender cada vez mais.

A moral da história é que lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse cenário, proporcionar motivação aos colaboradores não é de responsabilidade exclusiva dos gestores e da empresa.

Esse resultado é consequência, na verdade, de uma via de mão dupla.

Mas seguindo nossas dicas você certamente terá muito mais chances de conseguir montar um time de colaboradores pra lá de motivados.

Então mãos à obra!

E um dos problemas é super simples de ser resolvido! Já pensou que o ambiente de trabalho ideal para seu negócio pode ser um escritório compartilhado?

Definitivamente vale a pena dar uma conferida nas vantagens desse serviço para entender como ele pode ajudar a motivar seus colaboradores!

Compartilhe :

Fale com um consultor