Como motivar uma equipe de vendas?

De alguns anos para cá, o objetivo das empresas vem mudando completamente. Motivar uma equipe de vendas hoje é o principal foco.

Se antes os funcionários se preocupavam mais com a questão da estabilidade do emprego (o que também deixa margem para muita dúvida, pois mesmo um emprego fixo não é estável), hoje a preocupação é outra.

As pessoas buscam maneiras de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Hoje em dia, o funcionário não quer apenas estabilidade. Ele quer um ambiente produtivo que ofereça qualidade de vida, o que inclui a própria saúde mental.

Pensando nisso, preparamos um artigo com algumas dicas de como você pode motivar uma equipe de vendas e ver o desempenho da sua empresa subir consideravelmente.

Acompanhe as dicas a seguir!

1- Quem é o líder?

Antigamente, o chefe era quem mandava em tudo. Mas hoje em dia, os colaboradores de uma empresa não querem mais esse tipo de relacionamento.

Eles não esperam mais apenas ouvir ordens e seguir um escopo de acordo com o que o chefe quer. Eles também querem ser ouvidos e colaborar com os projetos.

Em suma, eles precisam sentir que têm utilidade na empresa.

Portanto, se você é o líder de uma equipe, esqueça aquela ideia de que deve se portar como o chefe que manda e desmanda em tudo.

É importante que os interesses dos colaboradores e da empresa sejam alinhados. Você deve sim tomar uma postura de líder, mas isso não significa que você deva ser o mandão do pedaço.

2- Metas tangíveis fazem a diferença

motivar uma equipe

Estabelecer metas tangíveis, isso é, metas reais e que possam ser alcançadas, faz toda a diferença na hora de motivar uma equipe de vendas.

E aí está o pulo do gato. Muitas empresas cometem um erro justamente na hora de delegar funções e metas.

O que se passa na cabeça de muitos líderes é que quanto mais difícil uma meta é, mais o funcionário vai se dedicar para alcançá-la em troca de um bom salário, possíveis promoções ou mesmo o orgulho de ser o melhor membro da equipe.

Mas não é bem por aí que a coisa funciona. Ninguém quer se esforçar tanto a ponto de bater uma meta praticamente impossível. Isso desestimula o colaborador.

Em contrapartida, as metas não devem ser tão simples, porque isso não estimula o lado empreendedor do colaborador. Ele precisa se sentir útil na empresa. Precisa sentir que está sendo produtivo, e que seu esforço trará resultados para a sua carreira profissional.

Por isso, é importante estudar bem quais serão as metas repassadas para a equipe de vendas. Encontrar esse equilíbrio é essencial para motivar uma equipe de vendas!

3- Dê um retorno positivo à equipe

Dar um feedback positivo às pessoas é uma ótima forma de motivar uma equipe de vendas.

Isso aumenta a motivação e faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade para dedicar mais tempo e assertividade aos projetos.

No entanto, dar um feedback negativo também é importante. Afinal, os projetos precisam estar alinhados com os objetivos e metas da empresa.

Além disso, quando um funcionário aprende a forma certa de trabalhar em um projeto, também se sente mais motivado, porque agora ele terá a consciência de que será mais produtivo.

Muitas empresas cometem o equívoco de dar apenas os feedbacks negativos, e se esquecem na hora de elogiar quando também é necessário. As duas coisas são importantes, ok?

4- Se um funcionário acertou, recompense-o

Quer saber mais uma forma de motivar uma equipe de vendas? Simples: recompense quem merece ser recompensado.

Mas tome cuidado na hora de pensar em que tipo de recompensa o funcionário merece. Nem sempre ela é algo material.

Um funcionário não precisa necessariamente de uma bonificação em dinheiro, embora essa também seja uma boa estratégia.

Na verdade, você pode pensar em ações internas à empresa que também ajuda a motivar um funcionário.

Por exemplo: programas de fidelização ou até um sistema de pontos, fidelização de funcionários e eventos de marketing podem ser uma boa solução.

Outra forma de manter a equipe motivada é pagar cursos e palestras de especialização e capacitação. Quanto mais capacitada a sua equipe for, mais vontade de trabalhar ela terá!

O que achou das dicas sobre como motivar uma equipe de vendas? Você conhece alguma outra que não foi listada acima?

Deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais!

Gostaria de conhecer as soluções da Desk Coworking? Clique aqui para falar com a nossa equipe!

Compartilhe :

Fale com um consultor