7 passos para aumentar sua produtividade no trabalho

Aumentar a produtividade no trabalho é uma necessidade da maioria dos profissionais.

E existem algumas atitudes simples, porém altamente eficazes, que você pode tomar para melhorar sua produtividade no trabalho.

Vamos ver juntos? Vem comigo!

1 – Organize as tarefas do dia

O primeiro passo para ter um dia produtivo no trabalho é gastar os 10 primeiros minutos com a organização de suas tarefas.

Quais são as pendências a resolver no dia? Há reuniões marcadas? Quais prazos você tem que cumprir e quais tarefas deve adiantar?

Liste quais são essas tarefas que você deve executar a cada dia e vá riscando cada uma delas na medida em que você as realiza.

Se um projeto for muito grande e depender de vários dias para ser executado, divida isso em tarefas menores, que também possam constar em sua lista.

2 – Defina suas prioridades

Diante de tantas funções e atividades é necessário definir bem suas prioridades.

Isso significa que você deve eleger o que é mais importante e deve ser realizado imediatamente, e o que pode esperar.

Uma boa dica é marcar essas tarefas em sua lista com cores diferentes (vermelho para tarefas mais urgentes, amarelo para tarefas não tão urgentes, por exemplo).

Há no mercado excelentes ferramentas para te auxiliar.

3 – Desligue-se das redes sociais

Tudo bem que hoje em dia é praticamente impossível se desconectar das redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp).

Mas esses sites e aplicativos tomam muito mais tempo do que imaginamos e podem prejudicar e muito o seu desempenho no trabalho.

Reduza ao máximo o acesso a essas redes sociais e veja quanto tempo terá a mais para realizar suas tarefas de maneira tranquila e eficiente!

4 – Mantenha o seu local de trabalho organizado

Ambientes desorganizados só levam a mais desorganização e confusão.

Mantenha uma mesa de trabalho organizada, com papéis e arquivos em ordem.

O mesmo vale para ambientes virtuais, como a área de trabalho do seu computador e a caixa de entrada do seu e-mail.

5 – Aprenda a delegar tarefas

Tem uma equipe com a qual contar? Há estagiários que podem realizar tarefas mais administrativas no cotidiano da empresa?

Aprenda a delegar essas tarefas e a dividir responsabilidades.

6 – Premie-se com intervalos regulares

Em vez de parar de trabalhar apenas nos horários de almoço e café, aproveite para tirar intervalos regulares, a cada hora de trabalho.

Levante-se, tome uma água e esqueça o trabalho por até 5 minutos. Quando voltar, terá mais energia e concentração.

7 – Separe melhor o tempo de trabalho e de lazer

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se tornam improdutivas é a dificuldade de separar o tempo de trabalho do tempo de lazer — você não deve levar trabalho para fazer em casa, e nem ficar pensando em amigos e família no horário do expediente.

Procure separar melhor esses dois ambientes e aprenda a manter uma rotina de trabalho mais focada, sem a mistura de problemas dentro do ambiente corporativo.

Com essas dicas em mãos, que tal colocá-las em prática e aumentar a produtividade no trabalho?

Que tal conhecer melhor um espaço de coworking e testar sua produtividade?



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