Você já ouviu falar sobre Brainstorming? Se você trabalha em uma corporação ou é o próprio gestor do seu negócio, compreender um pouco mais a respeito dessa técnica é realmente importante.

Atualmente, cada vez mais as pequenas e médias empresas vêm trazendo conceitos e estratégias de corporações multinacionais e de alta performance, visto que os resultados são realmente evidentes.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre o Brainstorming e, além disso, ficar por dentro de uma possibilidade mesmo se a sua empresa trabalhar em home office. Vamos lá?

O que é brainstorming?

A primeira coisa que precisa ser definida é, claro, o que é o Brainstorming.

O conceito nada mais é do que uma técnica cujo objetivo é o compartilhamento de ideias de forma espontânea, sem muito planejamento.

O foco dessa técnica é o famoso “duas cabeças pensam melhor do que uma”, sendo ideal para trazer inovações para a empresa, setor, processos…

Este tipo de técnica costuma envolver diversos profissionais, sendo que a escolha deles depende muito do problema que o Brainstorming pretende abordar.

Então, por exemplo, se a ideia é resolver uma questão do departamento de RH, normalmente são convidados apenas aqueles que fazem parte do setor.

Agora, se é uma ideia para o crescimento da companhia de modo geral, podem participar colaboradores dos mais diversos setores.

É essa pluralidade de ideias que fará com que coisas novas surjam, focando no desenvolvimento da empresa, crescimento e resolução de problemas.

É importante ressaltar que não existe ideia ruim e o objetivo do Brainstorming é justamente trazer à tona qualquer tipo de ideia.

Não é um ambiente para julgamento, mas, sim, aproveitamento.

Técnica de criatividade

O Brainstorming é uma técnica de criatividade, onde os participantes podem ter um momento mais descontraído.

É uma forma de encorajar que todos deem o seu ponto de vista – e isso é ótimo para a evolução da companhia.

Então, de forma clara, o Brainstorming é uma reunião em que os colaboradores irão abusar de suas ideias criativas para que, depois, elas possam ser lapidadas e colocadas em prática.

Mas será que isso realmente funciona?

A técnica vem se mostrando muito eficaz em diversos ramos do mercado, independente do tipo e área de atuação da empresa.

Para que serve o brainstorming?

O Brainstorming é muito utilizado para fomentar os pensamentos e ideias inovadoras para definir novas estratégias e resolver problemas.

De acordo com o que diz a teoria do pensamento criativo, a forma mais eficaz de encontrar ótimas ideias é através do desenvolvimento de várias ideias!

E isso inclui as ideias mais absurdas, pois até delas é possível encontrar itens que podem ser reaproveitados e ajustados para outras ideias.

Organizar uma dinâmica de Brainstorming serve para promover a aceleração de ideias criativas. No final, as ideias são amadurecidas, filtradas, ajustadas e assim por diante.

Quais são as vantagens do Brainstorming

Agora que você já compreende melhor o que é Brainstorming, veja quais são as reais vantagens de aplicar esse método dentro da sua corporação.

Ideias fora da caixa

A criatividade, muitas vezes, fica guardada dentro de nós e é necessário um estímulo para que ela aflore.

Ao apostar nesta técnica, você e os outros colaboradores irão se abrir mais para esse lado criativo.

E em um mercado tão competitivo, independente do ramo, ter ideias criativas é a chave para o sucesso.

Equipe mais alinhada

É realmente difícil encontrar times e equipes que estejam devidamente alinhadas e que tenham uma boa convivência de fato.

Quando a gestão aposta nessas técnicas em grupo é possível notar um time mais alinhado entre si e que busca, em conjunto, boas soluções para a empresa.

Resolução ágil de problemas

Um dos princípios do Brainstorming, como você já viu, é a resolução de problemas, não é mesmo?

Nesse sentido, com certeza essa é uma grande vantagem para as corporações.

Problemas e desafios surgem em qualquer tipo de negócio, quanto mais rápido você solucioná-los, melhor!

E com certeza o Brainstorming é uma ótima forma de se chegar a uma resposta.

Maiores resultados

Obviamente, tudo isso leva a excelentes resultados, seja na resolução de problemas, ideias inovadoras para campanhas de marketing ou produtos e assim por diante.

Uma empresa que aposta nesse tipo de técnica está, com certeza, à frente do mercado.

Como fazer um brainstorm?

Já falamos muito sobre a definição de Brainstorming, não é mesmo? Mas como ele funciona na prática?

Como implementá-lo no dia a dia? A seguir você confere o passo a passo, de uma forma bem simples, para desenvolver essa técnica com sua equipe:

1.     Identifique o problema

A primeira coisa que você deve fazer antes da reunião de Brainstorm é identificar qual é o problema que será abordado.

Na verdade, trata-se mais sobre o tema, afinal, nem toda reunião tem como foco a resolução de problemas.

Mesmo que o Brainstorming seja uma técnica com ideias muito “soltas”, é essencial que o foco não se perca.

2.     Apresente o problema

Depois de definir o que será abordado na reunião, é importante que você apresente bem o tema para todos os envolvidos.

É essencial que discorra bem sobre ele, a sua respectiva importância, projetos que já se iniciaram e falharam, percepção do público, enfim… os detalhes que sejam necessários para que todos tenham uma boa visão sobre o que será discutido.

3.     Modere a discussão no Brainstorming

Mesmo que no Brainstorming não tenha “limites” e é muito importante que todos exponham suas ideias, por mais malucas que elas pareçam, é essencial que haja um moderador nessa reunião.

Isso porque é muito fácil perder o foco e, além disso, é comum que haja pessoas que tentem tomar toda a atenção para ou coisas do gênero.

O papel do moderador também é fazer com que todos entendam que as ideias ali são válidas, que não há certo ou errado e que, além disso, a fase de planejamento de projeto não é na Brainstorming.

4.     Tome nota de tudo

Um bom Brainstorming terá dezenas de ideias e, com certeza, você e sua equipe não irão se lembrar de todas elas.

É por isso que é fundamental anotar todas as ideias da reunião.

Leve um computador ou até mesmo um bloco de notas para não deixar passar nada.

5.     Transforme as ideias em ação

Depois de encerrar a reunião, avalie as ideias e veja aquilo que pode ter futuro. Amadureça as ideias com a equipe e, enfim, comece a colocar a mão na massa!

Ahh, e se precisar de um espaço para fazer uma baita brainstorm, conheça e reserve as salas de reuniões do DESK Coworking.



Como o Coworking pode te ajudar

Se você trabalha de home office ou até mesmo não possui uma sala adequada para fazer uma dinâmica de Brainstorming, saiba que os coworkings são excelentes alternativas.

Mas o que é isso? São espaços de trabalhos compartilhados, onde você poderá alugar uma sala de reunião exclusivamente para a dinâmica com a sua equipe.

O melhor? Ambientes novos fomentam ainda mais a criatividade e trará maior empolgação para a equipe.

Quer saber onde encontrar o melhor coworking para realizar um Brainstorming com sua equipe?



Compartilhe :

Fale com um consultor

[form_rd_station_poupup]