Como criar um plano de negócios?

Falamos, na semana passada, sobre a importância do networking e demos algumas dicas para você criar uma rede produtiva de relacionamentos profissionais e no artigo de hoje vamos dar o caminho para de como criar um plano de negócios, vamos nessa?

Com o objetivo de dar continuidade às dicas para o crescimento da sua empresa, vamos falar sobre plano de negócios e como elaborá-lo.

Escrever um plano de negócios é sempre difícil, sobretudo, para quem está começando agora. Existem diversas maneiras de escrevê-lo e você pode ficar na dúvida sobre qual metodologia utilizar.

O mercado oferece vários softwares e nem sempre qualquer um se aplica à sua necessidade. E, em meio a tantas dúvidas, você monta o seu negócio sem se planejar, porque tudo parece tão complicado!

O plano de negócios é o caminho que sua empresa vai traçar

Faça perguntas, portanto. Qual vai ser o seu produto ou serviço? Como você pode produzí-lo? Quais serão os custos? Como você vai fazer para vendê-lo?

Quem será o seu público-alvo? Qual será o valor do seu produto ou serviço? Como você vai fazer para promover seu produto?

Quais serão os custos que você vai ter para manter o seu negócios? Defina também quanto você pretende de retorno financeiro, afinal de contas, para que serve uma empresa senão para se conquistar algo?

Defina qual o seu objetivo

O seu plano de negócios não tem que ser enorme. Se o seu ramo de atividade é simples, não complique e nem escreva à toa. É importante a definição de seus objetivos para saber quais itens deverão ser abordados no roteiro.

Objetivos definidos, é hora de elaborar o roteiro

Defina a visão, missão e valores do seu negócio.

Faça a análise SWOT. Ela é importante para definir o ambiente interno e externo.

Analise a concorrência.

Defina as estratégias. Lembra das perguntas iniciais? Então, elas é que vão ajudá-lo a traçar vendas, distribuição, marketing e finanças.

Por fim, defina metas para os próximos três anos. Elas podem ser metas de receitas, clientes, lucros, o importante é que estejam alinhadas às suas estratégias.

Planilhas financeiras

As planilhas financeiras são importantes, uma vez que elas compõem o plano de negócios. Elas, entretanto, só podem ser elaboradas se você possui conhecimento em sua área de atuação.

Caso não tenha conhecimento necessário, procure ajude! Com uma pesquisa na internet, você encontra um guia de como fazer uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

É ela que vai retratar bem a realidade de uma pequena empresa. Você também pode contratar alguém para fazer a planilha, caso não esteja seguro para fazer sozinho. Lembre-se que projetar um resultado futuro é essencial para o seu negócio.

Dica final

Por fim, nunca deixe uma empresa terceirizada escrever um plano de negócios sem que você esteja completamente envolvido no processo.

Quem vai tocar o negócio é você! Se você não tiver interesse em participar do planejamento de sua própria empresa, é melhor nem abrir uma.

Conte com nossa Consultoria

O DESK Coworking tem uma equipe multidisciplinar para lhe apoiar e trabalhar a 4 mãos no seu projeto. Fale pra gente sua dúvida que iremos lhe ajudar!

Compartilhe :

Fale com um consultor