Como organizar as finanças do seu negócio?

A ausência de burocracia não significa falta de gestão. Não é porque você é um microempreendedor individual ou escolheu o coworking para otimizar os gastos com infraestrutura, que não tenha que se preocupar com o controle de suas finanças.
Vale lembrar que a falta de controle financeiro é o primeiro sinal de alerta e um dos principais motivos para a falência de pequenas empresas, principalmente num período de dois anos.
A gestão das finanças é o que traz mais segurança e tranquilidade, reduzindo, assim, os riscos de endividamento e falta de orientação e planejamento.
Por isso, a gente separou algumas dicas que vão te ajudar a organizar a vida financeira de seu negócio.

Contas pessoais x contas da empresa

Um dos maiores problemas entre os empreendedores é separar o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa. Portanto, tenha uma conta conta jurídica, separada da sua conta pessoal. Do contrário, você acaba perdendo o controle sobre a movimentação de cada uma das contas.

O seu orçamento tem que ser realista

O orçamento é uma grande ferramenta para a gestão financeira. É ele que vai dizer de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro.

Controle o fluxo de caixa

Registre tudo o que entra e sai. Assim, você consegue saber em qual momento vai sobrar ou faltar dinheiro. Além, é claro, de ficar mais fácil descobrir onde estão as maiores oportunidades de ganhos ou cortes de gastos, caso necessário.

Foque nas despesas

A regra básica é: não gastar mais do que se ganha. Cuidado mesmo com as pequenas despesas. Elas podem acabar fazendo diferença no seu fluxo de caixa.

Tenha um planejamento de negócios

Não basta criar uma empresa e ter apenas o sonho de crescer, é preciso saber para onde se quer ir. Trace seus objetivos, caminhos para alcançá-los e acompanhe o desenvolvimento da empresa em relação às metas estabelecidas

Esteja aberto às mudanças

Antecipar as mudanças e estar aberto à novas tendências são boas qualidades para um empreendedor que deseja crescer. Saiba aproveitar suas oportunidades.
Esse foi mais um post da série Grande Ideias Para Negócios Lucrativos. Para acompanhar todas as atualizações do blog do DESK Coworking, é só rolar a tela para cinema e se inscrever no canto superior direito.

Compartilhe :

Fale com um consultor