5 Maneiras de você economizar dinheiro na empresa trabalhando em um coworking

Por melhores que sejam as estratégias de venda de uma empresa, os resultados só aparecem de verdade se os custos diminuírem. E para isso, você precisa economizar dinheiro da sua empresa.

Criar um bom plano de negócios deve incluir também medidas para reduzir os custos da sua empresa.

Especialmente em épocas de crise, onde medidas impulsivas podem causar ainda mais prejuízo para a empresa, na tentativa de enxugar alguns custos e despesas.

Uma empresa cresce não somente com base em quanto ela ganha, mas também em quanto ela gasta. Se não houver um equilíbrio entre custos e lucro, no pior cenário ela pode ir à falência.

É claro que uma empresa deve sempre levar valor ao seu cliente. Medidas como descontos, liquidações e agrados são importantes. Mas, mais importante do que isso, é reduzir os custos operacionais.

Uma empresa não consegue se sustentar dessa maneira. Diminuir preços para aumentar o número de vendas sem diminuir os custos operacionais quebra qualquer negócio.

Por isso, separamos hoje algumas dicas para que você entenda o que significa cortar custos, e quais deles podem ser cortados para que a sua empresa passe a lucrar mais. Confira o post a seguir!

1 – Corte os custos com energia elétrica e trabalhe em um coworking!

O uso inadequado da energia elétrica é um dos maiores problemas para empresas de pequeno a grande porte. Muitas empresas deixam luzes e computadores ligados durante a noite, mesmo quando ninguém está usando.

De preferência, não deixe as máquinas no modo de espera. Apague as luzes, desligue os computadores e os aparelhos de ar condicionado. É interessante também, se possível, utilizar a luz solar para reduzir os custos com energia elétrica durante o dia.

Algumas empresas já investem em captadores de raios solares para aproveitamento da energia, bem como em tetos de acrílico ou vidro, para que o ambiente fique mais iluminado.

Além disso, você também pode optar por trabalhar em um coworking, já que não precisará se preocupar com as contas de energia e muito menos em preparar a infraestrutura, uma vez que esses espaços fornecem tudo o que é necessário. É só chegar e trabalhar.

2 – Não use copos plásticos em excesso. Além de economizar dinheiro, colabora com o meio ambiente

economizar dinheiro

A maioria das empresas consome um número enorme de copos descartáveis. Além de isso ser prejudicial para o meio ambiente, aumenta os custos no final do mês.

Uma medida ecológica é incentivar os funcionários a usarem canecas. Os custos de produção são baixos, e a própria empresa pode produzir.

Haverá um custo maior no primeiro mês, mas isso reduzirá bastante o outro custo com copos descartáveis ao longo dos meses.

Trabalhar em um coworking também pode ser uma solução, já que muitos espaços oferecem copa e cozinha e espaço para guardar alguns pertences pessoais.

3 – É hora de contratar mais pessoas?

Os custos com um funcionário são muito altos. Eles não se resumem somente ao salário. Todos os valores necessários de impostos e direitos trabalhistas praticamente dobram o valor gasto com cada funcionário.

Além disso, há outros custos envolvendo uniformes, treinamentos, viagens, etc. Por isso, é importante que a empresa faça uma avaliação criteriosa para determinar se é realmente necessário contratar um funcionário.

Dependendo da função, a empresa pode considerar terceirizar outra empresa, já que não precisará lidar diretamente com os direitos trabalhistas. Isso ajudará bastante a cortar alguns custos!

4 – Planejamento de estoque ajuda a economizar dinheiro

economizar dinheiro

É muito importante que haja um bom planejamento na logística de uma empresa. Um cenário muito comum são empresas ficarem no prejuízo por não conseguirem vender produtos que estão em alta quantidade no estoque.

Por isso, é necessário fazer um estudo dos produtos que são mais procurados pelos clientes. Esse estoque mal planejado pode afetar o capital de giro e até mesmo inutilizar as mercadorias, dependendo do tempo em que ficarem estocadas.

Uma dica é analisar o gráfico de vendas da empresa, e somente com base nesses resultados planejar a compra dos produtos. Utilizar um software de gestão para empresas pode ajudar bastante nesse processo de redução de custos.

Ele organizará e reunirá informações em um só lugar, otimizando o tempo do responsável pela logística e reduzindo os custos para a empresa.

5 – Aprenda a negociar com fornecedores

Para reduzir os custos da empresa, pense na possibilidade de trocar de fornecedor, mantendo, é claro, a qualidade do produto. Se isso não for possível, aprenda a negociar.

Peça descontos em troca de uma compra maior para economizar dinheiro, ou mesmo uma redução nos preços visto que a concorrência está cobrando um valor menor.

Pode ser que, caso o fornecedor não cumpra com o seu papel, por exemplo, atrasando na entrega ou mesmo não fornecendo um produto necessário, te deixe em apuros. Mas o fornecedor não precisa desse tipo de informação.

Afinal, vivemos em mundo onde a lei da oferta e procura dita as regras, não é?

Por fim, lembre-se de que os coworkings são espaços de trabalho compartilhados que oferecem estrutura 100% pronta para tornar a experiência de um profissional muito mais reconfortante.

É o caso da Desk Coworking. Aqui, você só precisa chegar e trabalhar, sem se preocupar com internet que não funciona bem, infraestrutura, aluguel de sala comercial (que é muito mais caro do que alugar um espaço em coworking) ou em mobiliar o espaço.

Na Desk, temos a estrutura ideal para que o seu negócio possa se expandir. Nosso espaço é moderno, bem localizado e muito bem estruturado para oferecer conforto e praticidade para você.

Além das estações fixas de trabalho, oferecemos salas privativas, salas de reunião e escritório virtual em planos que se adequem à sua demanda. Estamos há mais de 8 anos atendendo empresas de todos os portes e sua pode ser a próxima!

Gostaria de conhecer mais nossas soluções? Venha tomar um café e conhecer a Desk Coworking!

Compartilhe :

Fale com um consultor