8 Dicas para você começar a se planejar antes de empreender

Embora muitas empresas estejam ascendendo no cenário empreendedor do Brasil, muitas delas não conseguem sobreviver por muito tempo. E por isso, precisamos falar sobre como começar a empreender e o planejamento envolvido.

E não estamos falando da crise causada pelo Coronavírus, e sim a falta de planejamento, motivo que faz centenas de empresas fecharem todos os anos.

Por isso, no post de hoje falaremos sobre 8 dicas de planejamento para como começar a empreender que você precisa criar para não deixar o seu negócio ir pelo mesmo caminho.

Confira abaixo!

1- Como começar a empreender? Você precisa ter um mínimo de experiência na área

Se você quer abrir o seu próprio negócio, tenha em mente que é necessário ter um mínimo de experiência.

Não significa que você precise ser um expert. Mas ser totalmente cru no mercado pode dificultar as coisas para você.

Por isso, uma dica, caso você não tenha experiência, é procurar por sócios que queiram estabelecer algum tipo de parceria, especialmente de pessoas que já tenham experiência no ramo.

Estudar e se especializar no mercado também é importante. Separe um tempo para fazer pesquisas na internet, analisar o mercado e a concorrência e entender como de fato funciona. Afinal, é o futuro da sua empresa, e você precisa saber como jogar esse jogo.

2- Você também precisa se especializar

Empreender significa criar soluções que ainda não existem. Por isso, você precisa de conhecimento.

Essa é a única coisa que ninguém jamais poderá tirar de você. Portanto, se você quer abrir um negócio, invista no seu próprio conhecimento.

Cursos de capacitação são necessários para que você entenda melhor os problemas do seu mercado e saiba como criar soluções mais assertivas.

3- Não dá para criar um negócio sem ter planejamento

como começar a empreender

Para criar um negócio bem-sucedido, você precisa de um plano de negócios.

Sem um plano bem consolidado, você provavelmente não vai obter sucesso.

Portanto, você precisa:

  • Definir como será o modo operacional da empresa;
  • Quanto será necessário investir;
  • Qual será o capital de giro;
  • A previsão de rentabilidade;
  • Um plano financeiro eficiente;
  • Um bom plano de marketing para abordar o público-alvo certo.

Um plano de negócios não se resume somente a isso, mas esse é o básico que você precisa começar a planejar antes de abrir o seu próprio negócio.

4- O que você vai oferecer ao seu cliente?

Se você quer aprender como começar a empreender, tenha em mente que será necessário criar um destaque.

O que você tem de diferente para oferecer ao seu público? Afinal, a não ser que você tenha tido uma ideia completamente inovadora, pode ter certeza de que muita gente também já atua nesse mesmo segmento que você escolheu.

Que tipos de estratégia você vai precisar criar para se destacar do concorrente? É preciso levar tudo isso em consideração antes de tirar uma ideia do papel!

5- Como começar a empreender? Invista de forma inteligente

Por mais alguns empreendedores tenham dinheiro, muitas vezes acabam quebrando a empresa por falta de planejamento.

Não sabem exatamente no que investir e acabam jogando muito dinheiro fora.

Portanto, se esse é o seu caso e você já tem dinheiro para investir, saiba que o seu foco principal deve ser dado em áreas de marketing, estrutura da empresa e capacitação dos funcionários.

E isso por dois motivos muito simples:

  • Primeiro porque essas áreas estão diretamente ligadas ao funcionamento da empresa;
  • Segundo porque estão diretamente ligadas ao próprio cliente final!

6- Reserve dinheiro

como começar a empreender

Um item muito importante do seu planejamento deve ser o capital de giro.

Se qualquer coisa emergência acontecer na sua empresa, será necessário ter um dinheiro de reserva para apagar esse incêndio.

Além disso, os primeiros meses de uma empresa nova não geram lucro. Por isso, é importante ter esse capital de giro para garantir que todas as áreas recebam os devidos investimentos, inclusive os próprios salários dos funcionários!

7- Nunca misture gastos pessoais com o caixa da sua empresa

Tome muito cuidado para não misturar as duas coisas, porque esse é o primeiro passo para levar uma empresa à falência.

Muitas vezes o problema não é o dinheiro em si, mas sim a forma como ele é gerido.

Gastos pessoais jamais devem ser misturados com os gastos de uma empresa. Essa é uma das principais dicas para como começar a empreender

Portanto, caso você seja o proprietário, é importante que estipule um salário para você mesmo e que ele seja descontado na folha de pagamento junto aos salários dos outros funcionários.

Assim, você evita criar confusão. Além disso, se o salário foi estipulado para ser pago no dia primeiro, então evite tirar o dinheiro do caixa antes dessa data!

8- Mantenha a calma. Tudo acontece no seu tempo

Se você é uma pessoa ansiosa, faça o possível para não deixar que ansiedade tome conta de você antes mesmo de a sua empresa fechar negócios com clientes mais importantes.

A ansiedade leva as pessoas a tomarem atitudes impensadas que colocam em risco a saúde da empresa.

Por isso, você deve canalizar seus esforços para tomar medidas que tragam apenas benefícios a ela! Inovação e capacitação são as palavras-chave para que o seu negócio flua corretamente!

9- Como começar a empreender de forma barata? Trabalhe em um coworking

Trabalhar em um coworking é uma ótima solução para quem está começando o próprio negócio e não pode investir em materiais de escritório, aluguel de salas comerciais e nem arcar com impostos.

Os coworking são espaços prontos e projetados para quem quer trabalhar em escritórios compartilhados. É uma ótima forma de conhecer novas pessoas, ideias e desenvolver projetos em parceria.

Além disso, trabalhar em um coworking é muito mais barato do que alugar uma sala comercial e começar o próprio negócio do zero.

Nas Desk Coworking, você se beneficiará com salas de reuniões, salas de treinamento, salas privativas, espaços compartilhados, atendimento telefônico para empresas, além de não precisar se preocupar com internet e estrutura física: é só chegar e começar a trabalhar!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar você?

Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!

Compartilhe :

Fale com um consultor