Empreendedorismo: Como planejar o seu negócio para 2019?

Se você leu o nosso último artigo e ficou empolgado em empreender, agora é hora de planejar o seu negócio. Vamos combinar que a chegada de um novo ano é perfeita para botar em prática novos projetos, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar o planejamento da sua empresa.

Antes de tudo, você precisa saber que um plano de negócios leva até seis meses para ser construído. Quanto mais cedo começar, então, melhor.

Mas por onde começar o planejamento do seu negócio?

O primeiro passo você está dando agora, escolhendo qual vai ser o tipo de negócio que pretende investir.

Definindo a área de atuação, é hora de fazer uma pesquisa de mercado. Afinal de contas, é preciso descobrir quem são seus concorrentes e o que eles fazem. Se precisar de fornecedores, também deverá caprichar na hora de escolhê-los. Pesquise quais oferecem os melhores produtos ou serviços, e as condições mais viáveis de pagamento e entrega.

Outra etapa essencial é o estudo de viabilidade. Analise se você tem capacidade financeira para tirar a ideia do papel. Além disso, é preciso assegurar que existem clientes interessados na sua proposta. Lembre-se: se o seu negócio não tiver público, o faturamento nascerá comprometido.

Converse com as pessoas. Peça a opinião dos seus amigos e familiares e saiba ouvi-los. Certamente, eles terão muito a contribuir com novas ideias. É importante também fazer pequenos testes antes de se lançar para o mercado. Avalie o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Pense como uma startup, que lapida seu modelo de negócio até chegar a uma solução ideal.

Home Office, Coworking, Sala privativa, Escritório Virtual ou Escritório Própria? A última etapa é escolher o melhor local para a sua empresa. Para isso, você precisa levar em conta alguns fatores, como a disponibilidade financeira, qual infraestrutura será necessária para tocar o negócio, você atenderá o público diretamente. Enfim, é uma fase difícil e que exige bastante pesquisa, sobretudo, para os empreendedores de primeira viagem.

Alugar um escritório próprio pode significar um custo alto para um negócio ainda incerto. A boa notícia é que existem espaços mais viáveis para quem está começando agora. A internet e a cultura colaborativa contemporânea fizeram com que lugares alternativos como o coworking ganhassem visibilidade.

Por outro lado, estabelecer a sua própria casa como local de trabalho pode ser interessante para quem vai trabalhar com tecnologia ou trabalhos intelectuais, por exemplo. Se você tem dúvidas sobre o assunto, escrevemos um artigo completo sobre as particularidades de cada um dos espaços disponíveis. Recomendamos a leitura!

Como elaborar o plano de negócios?

Para facilitar o processo, fizemos um check-list com as principais ações para elaborar seu plano de negócios.

1º Pesquisa de mercado
2º Seu negócio interessa ao público?
3º Estude a concorrência – Quem são e o que fazem?
4º Estabeleça um diferencial competitivo
5º Selecione os fornecedores
6º Peça opiniões para certificar se está no caminho certo
7º Projete todos os tipos de cenários e elabore planos A, B e C
8º Faça pequenos testes e garanta a viabilidade sua ideia
9º Mensure os resultados e faça as adaptações necessárias
10º Escolha o melhor local para o seu negócio

Pronto! Você vai chegar uma versão final infalível! No próximo artigo, queremos propor uma reflexão: Você está pronto para empreender?

Compartilhe :

Fale com um consultor