Empresa: a localização é importante para o seu sucesso?

Entenda porque a localização é importante para o sucesso da minha empresa. Escolher onde vai funcionar o seu negócio significa uma das decisões mais importantes que um empreendedor pode ter pela frente, antes mesmo de colocar a sua empresa em operação.

Além das questões de logística envolvidas, há também fatores econômicos que envolvem despesas e manutenção, que podem impactar negativamente o planejamento da organização e delimitar o sucesso do negócio.

Define o acesso ruim a serviços diversos

Entre os fatores relevantes para determinar a localização de uma empresa, deve-se avaliar se os espaços e a infraestrutura do lugar permite a instalação mais adequada para a eficácia das operações da atividade que se vai implementar.

Isso diz respeito não só aos espaços para se alocar estoques, se for o caso, e aos postos de trabalho individuas ou coletivos, mas também trata-se de verificar se a região específica está suscetível para receber serviços diversos, como iluminação, água, telefonia e internet.

Se existe um sinal intermitente para a telefonia móvel, por exemplo, no lugar, talvez seja complicado para o seu estabelecimento efetivar os contatos com certos importantes clientes, sobretudo se os procedimentos da sua empresa exigem o bom funcionamento desse tipo de serviço.

Dificulta a proximidade do seu público

Outro ponto a ser pensado é a possibilidade de contiguidade e para relacionar-se com clientes e parceiros de trabalho.

A atratividade do seu empreendimento pode ser acrescida na mesma medida em que o local ofereça possibilidades de fazer reuniões e facilitar o acesso, como o bom contato com as vias principais, transportes públicos e estacionamentos internos ou próximos.

Atrapalha a sua produtividade

Se o acesso ao local onde a sua empresa se encontra é difícil para o seu público, também o será provavelmente para a sua mão de obra.

Os atrasos constantes e as complicações para se chegar à empresa poderão diminuir bastante a boa realização das tarefas corporativas e ainda obstar o rendimento da sua equipe de colaboradores.

Dificulta a logística da empresa

Além de dificultar o acesso, uma localização ruim atrapalha as saídas e as distribuições de mercadorias ou das equipes prestadoras de serviços, a fim de chegar aos seus consumidores.

A não ser que você tenha preparado um plano logístico estratégico para que tudo dê certo, gastando muito mais em infraestrutura e manutenção, provavelmente, além das despesas com as maiores distâncias a percorrer.

Impede que você conheça bem os seus concorrentes

Ficar próximo dos seus concorrentes, ou ao menos não tão distante assim, pode ser estratégico para avaliar com mais proveito os modos de operação e os produtos de quem rivaliza com você no mercado.

Além de mais movimentação da clientela comum no lugar, já que estarão próximas várias empresas que lidam com a mesma atividade, você terá acesso a elementos mais confiáveis para se equiparar ou tornar-se superior aos concorrentes.

É por isso que, se você estiver em dúvida sobre a localização da sua empresa, vale a pena investir em montá-la em um escritório compartilhado, ou simplesmente optar por um plano de Escritório Virtual, que é sensacional, além de prático e ótimo custo x benefício.

O DESK Coworking, por exemplo, além de ser muito bem localizado na Av. do Contorno, no bairro Santa Efigênia (Belo Horizonte), conta com uma infraestrutura completa para desempenhar diversas atividades, mais ainda para quem está começando uma empresa.

E tem mais duas unidades para sua comodidade!

São salas de reunião, salas privativas, internet, secretária, serviço gourmet, setores de treinamento, atendimento telefônico especializado, e muito mais, tudo em um só lugar!

Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!

Ou então, assine nossa newsletter para receber nossos artigos.

Até o próximo artigo!

Compartilhe :

Fale com um consultor