Escritório flexível no pós-covid: é o momento para voltar?

Uma dúvida recorrente de profissionais autônomos e empresas é se vale a pena migrar para um escritório flexível no pós-covid.

Durante a pandemia, muitas empresas precisaram fechar as portas. O impacto foi alto para diversos setores, inclusive para os próprios coworkings.

A questão agora é se vale a pena migrar para um escritório flexível no período pós-covid. Afinal, as vacinações já começaram, e é interessante neste momento começar a criar um plano de ação para a volta dos serviços.

No ano passado, a notícia sobre a pandemia correu o mundo rapidamente, levando as pessoas ao desespero e ao caos econômico. Para evitar o confretágio, governos do mundo inteiro tomaram medidas preventivas como o fechamento do comércio.

Vários setores foram paralisados, mas mesmo após alguns meses, as coisas ainda não voltaram ao normal. E a previsão para que o setor econômico se recupere não é muito otimista.

Como um escritório flexível pode ser a melhor opção neste cenário?

Escritório flexível é mais econômico

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é a economia que isso representa para uma empresa.

No pior dos cenários, algumas empresas precisaram fechar as portas definitivamente. Mas muitas delas simplesmente migraram para estruturas menores e mais econômicas. Em alguns casos, para a própria residência.

Outras empresas não conseguiram se adaptar bem ao sistema remoto. Por isso, criaram esquemas com turnos reduzidos para que não parassem de produzir. Infelizmente, essa ainda é uma realidade, embora o cenário já não seja tão desesperador quanto antes.

Mas reduzir as escalas, criar turnos e migrar para a própria residência podem não ser a melhor solução para uma empresa. Especialmente aquelas que precisam lidar diretamente com clientes frequentemente.

Nesse sentido, um escritório flexível é uma excelente alternativa para pequenas e médias empresas, além de profissionais autônomos.

Isso porque o escritório flexível é 100% equipado com tudo o que a empresa precisa, além de ser muito mais barato.

A empresa não precisa se preocupar em investir no escritório, seja com a compra de móveis ou equipamentos de trabalho. Sem contar que  os aluguéis de escritórios tradicionais são infinitamente mais caros. Basta chegar e trabalhar!

A Desk Coworking se preocupa com a saúde dos profissionais, por isso, saiba que estamos adaptados à pandemia, para que todos possam trabalhar em segurança.

Mas durante a pandemia, vale mais a pena trabalhar em home office ou em um escritório flexível?

escritório flexível

Como dissemos, muitos profissionais optaram por trabalhar em casa, já que o custo é praticamente zero. Mas isso pode ser um desafio, e nem todos estão preparados para ele.

Nos primeiros meses, pode ser incrível trabalhar em casa: acordar mais tarde, evitar trânsito e o caos urbano, etc.

Mas depois de algum tempo, esse quadro começa a reverter para outro cenário. A ficha começou a cair: o isolamento social é uma péssima experiência, pois somos humanos e dependemos dos relacionamentos para sobrevivência.

O isolamento social é quase inerente ao modelo de home office. Hoje, nós fazemos praticamente tudo pelo celular. Nos comunicamos, pagamos contas, fazemos compras. Não é necessário sair de casa.

Isso sem mencionar pessoas que não vivem só. Latido de cachorro e barulho de crianças não ajudam a manter a produtividade no dia a dia.

É preciso ter um local reservado para trabalho, onde seja possível manter o foco, a concentração e aumentar a produtividade.

Foi por isso que a Desk Coworking preparou o ambiente para que você pudesse retornar às atividades com tranquilidade e segurança!

O ser humano, como dito, precisa se relacionar com outras pessoas. E mesmo que após esse período mais conturbado a tendência seja trabalhar remotamente, será possível escolher entre trabalhar em casa ou em um escritório flexível. E certamente a segunda opção é muito melhor em vários sentidos.

Ao chegar na Desk, como se prevenir?

Os cowokings são espaços de trabalho compartilhados e, obviamente, recebem um grande número de pessoas todos os dias.

Por isso, os cuidados devem ser ainda maiores. Reforçar os hábitos de higiene serão essenciais durante este período para se prevenir e evitar o contágio.

Assim, separamos algumas dicas abaixo!

1- Lave sempre bem as mãos e não se esqueça do álcool

Uma das maneiras mais eficazes de evitar o contágio é lavar as mãos pelo menos a cada duas horas. Não se esqueça das unhas, pulsos, palma e dorso das mãos. 

Após lavar as mãos, você também poderá utilizar o álcool. Não se esqueça de levar um vidrinho na sua bolsa ou mochila para usar no dia a dia, especialmente para higienizar suas ferramentas de trabalho como notebook, mouse e teclado. Em alguns ambientes, o vírus pode sobreviver até 3 dias, mas após o uso do álcool 70%, ele sobrevive menos de um minuto.

Aqui na Desk também estamos munidos de álcool gel para a sua segurança!

2- Evite cumprimentar as pessoas por enquanto

Evite toda forma de cumprimento que envolve o toque físico. Aperto de mão, abraço e beijinhos no rosto são uma excelente maneira de transmitir o Covid-19. 

De preferência, não cumprimente fisicamente. Mas se o fizer, não se esqueça de higienizar bem as mãos com álcool logo em seguida.

3- Tem sintomas? Não venha trabalhar!

Se você está com qualquer sintoma de gripe, não saia de casa. Além de poder ser Covid-19, você ainda pode transmitir o vírus para outras pessoas, colocando-as em risco.

É importante que você consulte um médico e faça os testes necessários para saber se de fato é Covid. Siga as recomendações médicas e só volte a trabalhar em um escritório flexível quando puder sair de casa novamente!

É o momento de trabalhar em um escritório flexível de coworking?

escritório flexível

Sim, você já pode retornar aos escritórios flexíveis para trabalhar. Afinal, como dissemos, aqui na Desk Coworking você trabalhará em segurança, já que estamos seguindo os protocolos de saúde para evitar o contágio.

Mas não se esqueça de seguir algumas regras básicas, como reforçar os hábitos de higiene, não tocar no rosto e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

Se todo mundo fizer um pouquinho, passaremos por esse período de forma mais rápida e tranquila. 

Ficou interessado (a) em conhecer como é um escritório flexível de um coworking?

Venha tomar um café na Desk e conversar conosco!

Compartilhe :

Fale com um consultor