Escritório Virtual e Inscrição Estadual: Qual a relação entre eles?

O uso de escritórios virtuais tem se tornado cada vez mais comum no mundo dos negócios.

Isso porque essa opção oferece diversas vantagens, como a redução de custos com aluguel de um imóvel e manutenção de um espaço físico, além da flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar.

Porém, quando se trata de inscrição estadual, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como funciona essa relação.

Neste artigo, vamos explicar o que é um escritório virtual, como ele pode ajudar na obtenção da inscrição estadual e quais são os cuidados necessários para garantir a legalidade da operação.

O que é um escritório virtual?

Um escritório virtual é um espaço compartilhado ou privativo oferecido comumente por espaço de coworking, e que trazem consigo uma série de serviços para empresas e empreendedores.

Esses espaços podem ser físicos ou virtuais e oferecem uma infraestrutura completa para o funcionamento de um negócio.

Alguns dos serviços oferecidos incluem:

  1. Endereço comercial: o escritório virtual oferece um endereço para que a empresa possa receber correspondências e impressões fiscais. Isso pode ser especialmente útil para empresas que trabalham em regime de home office ou não têm um espaço físico próprio.
  2. Secretária virtual: algumas empresas oferecem serviços de secretária virtual, que incluem atendimento telefônico e gerenciamento de correspondências.
  3. Salas de reunião: o escritório virtual oferece modernas salas de reunião equipadas com todos os recursos necessários, como internet de alta velocidade e equipamentos de áudio e vídeo.
  4. Serviços de suporte e apoio administrativo: algumas empresas oferecem suporte técnico e administrativo para ajudar os empreendedores em tarefas como contabilidade, folha de pagamento, gestão financeira (BPO), gestão de marketing e gestão de contratos.
  5. Espaço de coworking: Os escritórios virtuais oferecem espaços de coworking, onde os empreendedores podem trabalhar em um ambiente compartilhado e colaborativo.
  6. Endereço Fiscal: Caso o empreendedor tenha a demanda de abrir uma empresa, pode usar o endereço do coworking para constituir seu negócio. É ou não é sensacional?

Esses são os principais serviços que podem ser oferecidos por um escritório virtual.

A vantagem é que os empreendedores podem contratar apenas os serviços que realmente precisam, reduzindo os custos e aumentando a flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar.



Inscrição estadual: o que é e por que é importante?

A inscrição estadual é um registro obrigatório para empresas que atuam no comércio de mercadorias ou na prestação de serviços de transporte ou comunicação.

Esse registro é feito na Secretaria da Fazenda de cada estado e serve para identificar a empresa perante o fisco estadual.

Benefícios da inscrição estadual

  1. Possibilidade de emitir notas fiscais: a inscrição estadual é necessária para emitir notas fiscais eletrônicas, que são obrigatórias para todas as empresas que comercializam produtos.
  2. Acesso a benefícios fiscais: em alguns estados, empresas com inscrição estadual podem ter acesso a benefícios fiscais, como isenção de impostos ou redução da carga tributária.
  3. Participação em licitações: em algumas situações, empresas que participam de licitações precisam ter inscrição estadual para poderem concorrer.
  4. Regularização da empresa: a inscrição estadual é uma forma de regularizar a empresa perante o fisco e evitar problemas futuros com a fiscalização.

Como um escritório virtual pode ajudar na obtenção da inscrição estadual?

Um dos serviços oferecidos pelos coworkings, através do escritório virtual, é a possibilidade de usar o endereço comercial do coworking para receber correspondências, encomendas e dependendo da solução contratada, até mesmo ter um atendimento telefônico personalizado.

Isso pode ser especialmente útil para empresas que trabalham em regime de home office ou não têm um espaço físico próprio.

Ao fazer o registro da empresa na Secretaria da Fazenda, é necessário informar o endereço comercial da empresa.

É importante lembrar que esse endereço deve ser um local real, onde a empresa possa ser encontrada em caso de necessidade.



Porém, muitas vezes, os empreendedores não querem usar o endereço de sua residência ou não têm um espaço físico próprio para isso.

Nesse caso, é possível contratar um serviço de endereço fiscal em um escritório virtual.

O contador poderá informar o endereço do coworking no momento de fazer o processo de viabilidade.

Essa é uma forma de garantir a legalidade do registro da empresa, sem precisar investir em um espaço físico próprio.

Cuidados necessários na contratação de um escritório virtual

Apesar das vantagens oferecidas pelos escritórios virtuais, é importante tomar alguns cuidados na hora de contratar esse tipo de serviço.

Considere as situações abaixo, é de suma importância

  • Legalidade do endereço: validar que o endereço do escritório virtual seja um endereço real e legalmente registrado. Fazendo isso, se garante a legalidade da operação e evita problemas com o fisco.
  • Cuidados com a correspondência: verificar como funciona o serviço de recebimento de correspondências. É de extrema importância que esses documentos sejam recebidos e entregues de forma segura e confidencial, pois você receberá inclusive, se necessário, intimações, citações e demais cartas que decorrem em prazo.
  • Contrato de prestação de serviços: é importante que a contratação do escritório virtual seja feita por meio de um contrato de prestação de serviços, que estabeleça as condições e obrigações de ambas as partes.
  • Confiabilidade da empresa: Procurar referencias e pesquisar a reputação da empresa de coworking que oferece o serviço de escritório virtual.
  • Registro na Junta Comercial: é importante salientar que o registro da empresa na Secretaria da Fazenda é apenas um dos registros necessários para a legalização da empresa. A empresa também precisa ser registrada na Junta Comercial, na prefeitura do município que são responsáveis pela emissão de seus respectivos documentos, como o CNPJ e a inscrição municipal.

É permitido ter inscrição estadual no endereço do coworking?

Sim, é possível ter a inscrição estadual no endereço de um coworking em alguns estados brasileiros.

Vale questionar se o estado em que sua empresa será registrada antes de iniciar o processo.

Apesar do processo burocrático vir passando por atualizações e se adaptando à modelo de negócios pós pandemia, ainda sim há estados que não permitem que duas empresas estejam sitiadas no mesmo endereço.

Vale lembrar se o contrato de prestação de serviços com o coworking permite o uso do endereço fiscal para registro de empresas e inscrição estadual, além de garantir que o endereço informado seja compatível com a atividade da empresa.

Por isso, é recomendado contar com o apoio de profissionais especializados na área contábil e fiscal para garantir o cumprimento de todas as obrigações legais e evitar problemas futuros.

Vem comigo para a conclusão

Em resumo, a contratação do escritório virtual com inscrição estadual pode ser uma opção interessante para empresas que desejam reduzir custos e aumentar a flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de contratar esse tipo de serviço, especialmente no que diz respeito à legalidade do endereço e à contratação de serviços de recebimento de correspondências.

Lembre-se é importante contratar um coworking que tenha estrutura para suportar a demanda do seu negócio no que tange a gestão das correspondências, ok?

Além disso, é importante lembrar que a inscrição estadual é um registro obrigatório para empresas que atuam no comércio de mercadorias.

O uso do endereço comercial de um escritório virtual pode ser uma forma de garantir a legalidade desse registro, sem precisar investir em um espaço físico próprio.

Ficou alguma dúvida, fale com a gente pelo WhatsApp.



Compartilhe :

Sobre o autor:

Picture of Paul Leite

Paul Leite

Paul Leite é sócio fundador e CEO do DESK Coworking. Tem como hobby o desenvolvimento de artigos para o Blog do site do DESK! :)

Fale com um consultor

[form_rd_station_poupup]