Experiência Em Coworking: Todo Mundo Precisa Ter!

Você tem alguma ideia de por que todo profissional precisa ter pelo menos uma experiência em coworking em algum projeto de trabalho? 

Trabalhar em um coworking é uma experiência única que todo empreendedor precisa ter pelo menos uma vez na vida. 

E neste artigo, falaremos mais sobre os motivos pelos quais você deve ter essa experiência também! 

Independentemente de você utilizar salas de reunião, salas de treinamento ou salas privativas, é importante participar de um ambiente de trabalho que colabora não só para estimular a criatividade, mas também para fortalecer o seu espírito de equipe. 

Convenhamos: todo mundo já quis trabalhar em casa um dia. Felizmente, esse cenário está mudando no Brasil: a cada dia mais e mais pessoas migram de empresas para o trabalho em casa. 

Mas como já falamos em outro artigo, um home office pode não ser a opção ideal para quem quer trabalhar como autônomo. 

Desse modo, um coworking é a solução ideal. Afinal, se você não quer mais trabalhar em uma empresa, nada melhor do que migrar para escritórios compartilhados, uma vez que você poderá escolher a sua própria demanda de trabalho, quem será a sua equipe e onde você trabalhará. 

A vantagem de poder escolher o local é justamente de poder facilitar a vida de todo mundo, inclusive a sua própria. 

Você pode escolher um endereço com base na localização, caso você queira algo mais próximo do centro. Também pode escolher locais mais próximos dos principais pontos de transporte público, como ônibus e estações de metrô. 

Isso sem contar que você ainda pode trabalhar em diferentes coworkings, e, desse modo, trabalhar literalmente de lugares diferentes todos os dias. 

Já pensou em como isso é fantástico para quebrar a mesmice? Com uma rotina dessas, fica muito mais agradável trabalhar! 

Isso sem contar que a experiência em coworking estimula muito a criatividade. 

Você já deve saber que trabalhar com uma equipe criativa é motivador. Você acaba se influenciando com essa energia e estimula a sua própria criatividade. 

E por mais que em um coworking muitos profissionais sejam criativos, não estamos falando necessariamente das pessoas que vão trabalhar lá com você, mas sim do próprio espaço. 

Ou seja, do próprio coworking. Os prédios de coworking são por si só locais que estimulam a criatividade, e esse pode ser um dos motivos pelos quais tantas pessoas estão procurando trabalhar dessa maneira hoje em dia. 

A experiência em coworking propicia esse estímulo porque geralmente são prédios com uma ótima vista, cheios de decoração mais despojada e bem iluminados. 

Muito diferentes dos escritórios convencionais de empresas que não visam o bem-estar do funcionário. 

Sabe aquele padrão de trabalhar dentro de uma salinha super apertada sem luz, apenas com uma mesa, cadeira e computador? E quando muito uma planta? Esqueça isso! A experiência em coworking é mil vezes melhor e o ambiente é muito mais estimulante para quem quer atingir o máximo potencial no trabalho. 

A ideia de um coworking é justamente essa, afinal. Integrar um ambiente de trabalho despojado, moderno, divertido e ao mesmo tempo profissional. 

Algumas empresas já tiveram esse insight e mudaram o modo de operação interno à empresa. 

Quer um exemplo? Entrar em um escritório descendo um tobogã pode soar como coisa de criança, mas é divertido e adultos também gostam. Mas que tipo de empresa faria isso? 

Nada menos do que o Google e o YouTube. Algumas empresas brasileiras como o CTG do Itaú ou mesmo Nubank já entenderam também que essa dinâmica de trabalho faz a produtividade do funcionário aumentar muito mais. 

E, por isso, acabaram adotando um modelo que foge completamente do tradicional: ambientes legais, modernos, divertidos, com salas de lazer para os funcionários, com períodos de descanso para estimular a criatividade. A gigante Netflix também entra no hall das empresas que adotam essa postura com o funcionário. 

Espírito De Equipe 

Outro ponto positivo de se trabalhar em um coworking é o fortalecimento do espírito de equipe. 

Um coworking recebe pessoas de todas as áreas possíveis. Embora cada pessoa trabalhe em um segmento diferente, e embora muitos empreendedores ou empresas utilizem salas privativas, ainda assim durante o trabalho você encontrará muitas pessoas pelo prédio. 

Compartilhar os espaços em comum faz uma pessoa trabalhar muito mais o espírito de equipe e o senso de coletividade.  

Afinal, é importante pensar nas outras pessoas, já que elas também vão precisar usar esses ambientes compartilhados. 

Ter esse tipo de atitude ajuda a criar mais empatia pelo próximo! 

E isso não favorece apenas o lado profissional, mas também a nossa vida pessoal. Isso porque saber trabalhar em equipe é muito importante para que possamos desenvolver outros tipos de habilidades. 

Além disso, é esse tipo de atitude que ajuda as pessoas e entenderem que cada um tem a sua própria opinião, personalidade e visão sobre a vida. 

Criar mais empatia ajuda a entender que precisamos respeitar os diferentes pontos de vista, mesmo quando não concordamos com eles. 

E os benefícios de se trabalhar em um coworking não param por aí. As coisas estão funcionando em um ritmo bem diferente hoje em dia! 

Experiência Em Coworking Não É Apenas Para Freelancers 

Até pouco tempo atrás, muita gente achava que os coworkings eram apenas para freelancers ou no máximo para startups que ainda estavam muito no início. 

Mas definitivamente a realidade não é mais essa! 

Hoje, os coworkings oferecem muito mais do que um simples espaço pronto para que empreendedores e empresas possam estabelecer seus negócios. 

Se tivéssemos que definir o coworking em apenas uma palavra, talvez a melhor definição seria inovação

Com o aumento crescente de novas empresas, fintechs, startups e afins, muitas corporações passaram a buscar novas oportunidades de expansão. 

Desse modo, encontraram como solução os próprios coworkings. Quer uma prova viva disso? 

Empresas como Movile e Banco Inter usam escritórios compartilhados para trabalhar! Dessa forma, puderam economizar em muitos sentidos, além de manterem as empresas sempre atualizadas com as tendências do ano. 

Um escritório compartilhado pode ser a solução ideal para que ideias práticas e inovadoras sejam implementadas na sua empresa. 

Ambientes despojados e criativos aumentam a produtividade dos funcionários, além de gerar mais dinamismo e insights valiosíssimos para o crescimento de uma empresa! 

Isso sem mencionar a própria infraestrutura de um coworking. Além de fornecer internet rápida, endereço fiscal e eletrônico e salas de reunião, fora as salas privativas, fornecem todo o equipamento necessário para que uma empresa possa se estabelecer de maneira fixa. 

E caso você seja um empreendedor independente, não precisará necessariamente alugar uma sala de reunião caso não precise estar presente lá todos os dias. 

Nesse caso, você poderia alugar salas privativas de acordo com a sua demanda! Que mais motivos para começar a trabalhar em um coworking? Ok, então aí vão mais alguns! 

A experiência em coworking possibilita que você troque muito conhecimento com outras pessoas, empreendedores e empresas de todas as áreas. E não existe troca mais rica do que essa! 

Pelo coworking ser um espaço mais flexível, moderno e despojado, é natural que empreendedores e empresas cresçam dentro desse ambiente por diversos motivos. 

Mas a troca não fica apenas entre os profissionais. Ela também ocorre através de eventos que acontecem em coworkings, como palestras, coachs e workshops. 

A troca de informação e experiência que um profissional consegue ter nesse ambiente é extremamente rica e valiosa, não só para os negócios, mas para a vida, de uma forma geral. 

Isso sem contar que alguns espaços de coworking oferecem também cursos, sejam eles semanais ou diários. Então, além de ser um ambiente de descontração e ao mesmo tempo de trabalho, torna-se um ambiente de especialização. 

Desse modo, você pode não apenas se especializar ainda mais na sua área, como conhecer outros mercados. 

E quem sabe você não acaba se interessando por outras coisas? A vida é tão dinâmica que não dá para saber o que estaremos fazendo amanhã, concorda? 

Resumindo, a experiência em co working é válida para todo tipo de profissional, e você deveria tentar pelo menos uma vez para ver como se sente em um ambiente como esse. 

Mas uma coisa podemos garantir: a primeira vez em um coworking ninguém esquece! 

E então, se interessou em ter esse tipo de experiência também? Que tal conhecer o DESK Coworking? 

Aqui, oferecemos diversos serviços como escritório virtual, escritório compartilhado, salas de reunião, salas privativas e salas de treinamento! É o lugar perfeito para que a sua empresa seja a próxima a prosperar! 

Compartilhe :

Fale com um consultor