Eventos, workshops e palestras em Coworking

Workshops e palestras em coworkings são apenas uma parte dos serviços que os espaços compartilhados podem fazer por você e pelo seu negócio.

Que os coworkings são ambientes propícios para compartilhar expertises e se aproximar do mercado de uma forma mais dinâmica muitos já sabem.

O que você talvez não saiba é que esses lugares são mais que um espaço para trabalho.

Eles podem e devem ser utilizados para eventos, principalmente aqueles voltados para autoconhecimento.

Ou de lançamento de novos projetos. Ou, ainda, apenas um happy hour de fim de tarde quando estão todos descontraídos e mais propícios a fazer networking.

Sim, realizar um evento em coworking pode ser aquela dica especial que você precisava para tirar uma boa ideia da cabeça. Quer saber mais sobre workshops e palestras em coworking? Confira a seguir!

Organização de Eventos

Quem trabalha com organização de eventos sabe bem da importância em conhecer o público e definir bem o local.

Desta forma, se você conhece um coworking, seu clima, seu espaço físico e, principalmente, o público que costuma frequentá-lo, já será meio caminho andado.

Dentro dos escritórios colaborativos você já tem um potencial público de interesse para o evento que pretende organizar.

Obviamente que as produções que visam proporcionar novos conhecimentos, propor debates, apresentar tendências.

Enfim, temáticas relacionadas ao mercado de trabalho, sem dúvidas, tendem a ter uma afinidade maior com a proposta dos coworking.

Dentre as vantagens de utilizar esses espaços para eventos são:

  • Normalmente os locais estão bem localizados.
  • O espaço físico bem estruturado.
  • Público potencial que já frequenta o local.
  • Contribui para a construção da sua marca, que será atrelada a bons eventos.
  • Networking com pessoas de áreas diversas.

Por que é interessante promover eventos em coworking? Veja algumas das várias vantagens de fazer esta escolha:

Possibilita o networking

Fazer um evento em um espaço de coworking pode ser uma porta de entrada para o público com o qual o escritório já atua, iniciando um relacionamento com o público que está instalado neste espaço e a comunidade empreendedora que costuma frequentá-lo.

Tudo isso amplia as oportunidades de negócios e parcerias.

Promove uma cultura de colaboração e de inovação

Os coworkings costumam ser ambientes criativos, que estimulam a troca de ideias e experiências em um evento. 

Estes espaços compartilhados são propícios para promover encontros para ideias inovadoras surgirem, se fortalecerem e tomarem forma.

Dá visibilidade ao fazer workshops e palestras

Um coworking possui suas redes de comunicação bem estruturadas e, ao associar seu evento à esses canais, ele ganhará muito mais visibilidade.

Redes sociais, e-mail marketing disparado para mailing personalizado ou outras estratégias de comunicação podem ser ferramentas que o coworking estende a seus parceiros, contribuindo para a chegada de mais participantes e também segmentando a comunicação para o público desejado.

Reduz custos ao fazer workshops e palestras em coworking

Alugar um salão de eventos costuma ter custos bem elevados.

Além disso, a realização de um evento envolve um período de planejamento, momento em que o organizador precisa ter infraestrutura para receber parceiros comerciais.

Em um coworking, o profissional tem à sua disposição espaços compartilhados, salas de reunião, e também tem direito a usar serviços como internet de alta velocidade, telefone, recepção, endereço postal, limpeza, manutenção, café entre outros benefícios que variam de acordo com cada coworking.

Formatos de Eventos: além dos workshops e palestras

Workshop

  • Totalmente participativo.
  • A plateia não fica alheia à apresentação.
  • Pelo contrário, é estimulada a participar das discussões e, principalmente, contribuir com comentários, experiências etc.

Meetup

Está buscando ampliar sua rede de contatos? As meetups são ideais para isso.

Trata-se de um encontro informal, em que as pessoas conversam de pé, facilitando a circulação e o networking.

Normalmente tem um tema específico e espaço aberto para apresentação de uma ideia ou projeto.

Roda de conversa

Propor que os convidados, literalmente, sem em círculo e façam um debate sobre um tema pré-estabelecido pelo mediador.

Sendo que, normalmente o mediador é o organizador do evento.

É legal variar as temáticas de acordo com as expertises do público participante. Assim todos têm a chance de contribuir e aprender.

Debate

Convide palestrantes diversos, mantenha um mediador ponderando as colocações e abra para o público.

Muitas vezes alguns conhecimentos ficam retidos numa ponta e na outra há um receio em tomar decisões por falta de informação.

Desta forma, o debate pode proporcionar esclarecimentos e ao mesmo tempo abrir espaço para discussões produtivas.

Workshops e palestras

Como se trata de um formato com menor interação, o ideal é entender bem a expectativa do público e trazer temas que agreguem muito valor.

E se o conteúdo for muito denso, fazer pausas para que não fique extremamente cansativo.

Para isso você precisa analisar o conteúdo que será abordado no seu evento. Claro que, quanto mais abrangente for seu evento melhor, pois mais chance da expectativa ser atingida.

Conteúdos sobre gestão de tempo, desenvolvimento de liderança, controle financeiro, motivacionais e outros são uma opção.

Mas caso você vá trabalhar um tema específico para profissionais de uma determinada área, você deve pensar, no seu orçamento e na quantidade de pessoas que você quer no evento.

Definir o número de participantes também é importante para saber a quantidade de material que será produzida para eles.

Os principais coworkings são planejados para que os elementos no cenário inspirem e evoquem criatividade.

Para que ninguém fique desconfortável, é preciso analisar a capacidade de pessoas dos ambientes do coworking.

Lembre-se que para que sua mensagem realmente chegue a quem precisa dela, é essencial poder contar com uma estrutura certa e planejada.

Tente evitar também que os participantes fiquem em fila na entrada do evento, existem formas mais rápidas de realizar o credenciamento.

Escolher com cuidado o coworking com a estrutura adequada para a realização do evento, facilita seu trabalho!

Evitando que você tenha problemas futuros para que seu foco seja cuidar apenas da organização do evento.

Outra dica é fazer a programação do seu evento, incluindo intervalos e pensando em uma duração que não seja cansativa.

Um número ideal para workshops é de até 3h, por exemplo. Você também pode facilitar a vida do participante realizando a venda online das entradas do evento.

Tendo um espaço exclusivo para a realização do seu evento, você tem um leque enorme de possibilidades para a organização do espaço.

Organizar evento em coworking possibilita você transformar o local propício para que o fluxo de atividades funcione com pleno desenvolvimento e envolvimento dos presentes na sala. Gostou do conteúdo sobre workshops e palestras em coworking? Clique no botão abaixo e venha passar um dia com a gente!

Compartilhe :

Fale com um consultor