Como ter um local de trabalho mais saudável?

Em média, passamos um terço do nosso dia dentro do ambiente de trabalho. Por esse motivo, é essencial que o local seja seguro e agradável para todos. Em outras palavras, é essencial investir em um local de trabalho mais saudável. 

Um ambiente corporativo não precisa parecer um parque de diversões, mas também não precisa ser sério demais. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio para todos os gestores e colaboradores, de forma a harmonizar o local de trabalho mais saudável. 

Hoje, já sabemos que um local de trabalho mais saudável vai além de um ambiente seguro fisicamente para os funcionários. 

Nesse sentido, optar por um coworking é a maneira mais fácil e rápida de transformar o local de trabalho. 

Quer conferir mais sobre esse assunto? Acompanhe conosco o post a seguir! 

O que compreende um local de trabalho mais saudável? 

As condições que fazem um local de trabalho ser mais saudável não são subjetivas. Na verdade, elas já foram definidas pela OMS. São 4 os principais pilares que definem a saúde do ambiente de trabalho: 

  • A preparação do ambiente físico; 
  • Manutenção do ambiente social; 
  • Recursos para preservar a saúde das pessoas; 
  • O envolvimento da empresa tanto com a comunidade quanto com os próprios colaboradores. 

Para você entender como um coworking é a melhor solução para transformar o ambiente de trabalho, vamos falar mais sobre cada um deles abaixo. 

1- Preparação do ambiente físico 

Para que um ambiente seja bem preparado e haja harmonia entre os colaboradores, sua infraestrutura deve ser adequada. 

Isso é, se faz necessário investir em móveis, sistema de aquecimento/ar-condicionado, materiais necessários para o trabalho, para a limpeza, bem como instalação de câmeras de segurança e equipamentos obrigatórios como extintor de incêndio. 

Todas essas questões estão diretamente ligadas ao ambiente físico, e quando ele está bem estruturado, garante a saúde física e a segurança dos funcionários. 

2- Manutenção do ambiente social 

local de trabalho mais saudável

Já a manutenção do ambiente social é ainda mais importante para garantir um local de trabalho mais saudável. 

Porém, ela não está relacionada às questões de infraestrutura, e sim à cultura organizacional, políticas internas, valores e práticas da empresa que afetam os funcionários diariamente, seja de uma forma positiva ou negativa. 

Um funcionário que trabalha sob qualquer tipo de pressão não rende bem. É por isso que as nova fintechs e startups já estão mudando a forma de conduzir demandas e relacionamentos com seus colaboradores. 

Para falar a verdade, demorou muito tempo até que as empresas entendessem que um ambiente saudável de trabalho faz o funcionário render muito mais. 

Sabe aquele modelinho quadrado de trabalho, onde um funcionário deve usar paletó e trabalhar 10 horas seguidas em uma sala apertada batendo ponto e fazendo relatórios? Esqueça isso. É coisa do passado! 

Hoje, já temos a informação de que tanto o ambiente físico quanto social são igualmente importantes para a saúde mental das pessoas. 

3- Recursos para preservar a saúde do funcionário e ter um local de trabalho mais saudável

Já esse ponto se refere à ajuda que a empresa pode fornecer aos colaboradores e funcionários para melhorar sua saúde. 

Por exemplo, oferecer planos e convênios médicos, embora funcionários que trabalhem no regime CLT já tenham esse direito. 

Se um funcionário trabalha como PJ, por lei não tem esse direito, mas as empresas podem sempre negociar a fim de oferecer condições melhores para os próprios funcionários. 

Outra forma de colaborar com isso é oferecendo sessões de alongamento ou massagem durante o expediente. 

Algumas pessoas podem achar isso até demais, mas o fato é que muitas empresas já trabalham com esse modelo. 

O Nubank é um bom exemplo. Você sabia que dento da sede do banco existe uma sala de SPA para que os funcionários possam relaxar no meio do expediente? 

Fica evidente que o rendimento de um funcionário acaba sendo muito melhor trabalhando nesses moldes! 

4- A empresa se envolve de fato? 

Outro ponto muito importante para garantir um local de trabalho mais saudável diz respeito ao envolvimento das empresas com a comunidade local. 

Por exemplo, algumas empresas podem colaborar com a construção ou revitalização de espaços para a comunidade local. 

Recentemente, a Dominos, uma rede de pizzaria, pensou em algo genial.  

Na cidade de Milford, Estados Unidos, a pizzaria pavimentou vários buracos de diversas ruas porque não aguentava mais arcar com despesas de entrega por conta dos buracos. Ao mesmo tempo, colaborou para que os próprios moradores circulem pela rua com mais comodidade e segurança. 

Como um Coworking pode ser a solução para um local de trabalho mais saudável? 

local de trabalho mais saudável

Considerando tudo o que falamos acima, criar um ambiente de trabalho mais saudável dá trabalho e exige tempo e recursos financeiros. 

Por isso, uma excelente alternativa para isso é investir em um espaço de coworking. 

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados e estão virando uma tendência há alguns anos. Muitas empresas resolveram migrar para o coworking pela redução de custos e comodidade de trabalho. 

Ter o próprio local requer muitos gastos. Já em um coworking, você não precisa se preocupar com conta de luz, água e internet, além do aluguel. A empresa só precisa pagar um valor da mensalidade e usufruir do espaço que conta com uma ótima infraestrutura, como a DESK Coworking

Sem contar que dentro desse ambiente, os profissionais têm muito mais oportunidades para interagir com mais pessoas de outras áreas. 

Esse tipo de relacionamento estimula o networking e melhora consideravelmente a saúde mental das pessoas. 

Em casa, por exemplo, quando você discute com um familiar, o clima fica pesado e isso influencia muito na saúde mental. 

A premissa para o trabalho é a mesma. Se o ambiente é harmonioso e equilibrado, as pessoas se sentem felizes e com mais motivação para produzir. E isso se reflete diretamente na qualidade do que é desenvolvido dentro da empresa. 

Agora que você já sabe o que é necessário para ter um local de trabalho mais saudável, que tal conhecer a DESK Coworking e os serviços que oferecemos? Venha passar um dia com a gente! 


Compartilhe :

Fale com um consultor