Trabalhar em um coworking: 4 motivos para você buscar o seu!

Você gostaria de trabalhar em um coworking? Então, se liga nas dicas que preparamos para você fazer a escolha correta na hora de optar por onde trabalhar! 

Estamos vivendo um ano complicado por conta da pandemia. Por isso, esse é o momento ideal para que você reorganize a sua vida profissional. E por que não tirar as ideias do papel agora? 

Mudar o seu ambiente de trabalho pode ser o que você precisava para dar aquele empurrão e aumentar consideravelmente a sua produtividade. 

Afinal, fazer home office é muito bom, mas também tem suas desvantagens, como se isolar socialmente. 

Trabalhar em um coworking é muito diferente de trabalhar em casa. 

Por mais que os dois sejam uma forma de trabalho remoto, dentro de um coworking você poderá encontrar diversos outros empreendedores e profissionais de diversas áreas. 

Além de você ter a chance de encontrar pessoas de todas as áreas, empresas e startups, também é uma ótima oportunidade para expandir o seu networking. 

Por isso, se você sempre quis trabalhar em um coworking, mas ainda tem dúvidas, dá uma conferida no artigo que preparamos para você logo abaixo. 

Boa leitura! 

1- Trabalhar em um coworking: a estrutura ideal para o seu trabalho 

Um dos maiores benefícios de se trabalhar em um coworking é o fato de que a estrutura já está pronta. 

Você não precisa colocar a mão no bolso para montar um escritório, muito menos se preocupar com questões burocráticas e administrativas. 

No entanto, antes de escolher o seu coworking, o ideal é checar todos os serviços que ele oferece. 

Clicando aqui, você poderá acessar a Desk Coworking e conferir todos os nossos benefícios e planos. 

A grande maioria dos coworkings oferece salas de reunião, de treinamento, ambientes privados para reuniões e ambientes compartilhados. 

Além disso, você ainda pode utilizar um serviço de endereço fiscal e receber suas encomendas diretamente no coworking. 

E se precisar, ainda pode ter uma secretária virtual para atender em seu nome! 

Existe uma grande diferença entre atender um cliente em casa e em um coworking com a estrutura toda preparada. E se você pensou na imagem profissional que é passada, pensou certo! 

No entanto, trabalhar em um coworking não significa também que você precise passar uma imagem muito formal. 

A ideia do coworking é oferecer espaços profissionais, e ao mesmo tempo despojados e estilosos. 

E então, vamos começar a trabalhar em um coworking? 

2- Quanto custa? 

trabalhar em um coworking

Antes de você avaliar o preço para trabalhar em um coworking, é necessário ponderar algumas coisas. 

Primeiro, claro, é preciso avaliar o custo benefício do coworking. O valor mensal/semanal cobrado está de acordo com os serviços oferecidos? 

A segunda coisa que você precisa avaliar é a distância. 

Claro, é muito legal trabalhar em um coworking. Essa é a nova tendência. Porém, se você morar muito longe, realmente compensa? Antes, avalie não apenas o tempo gasto, mas também o dinheiro utilizado com o transporte. 

Por outro lado, montar o próprio escritório é sempre uma opção mais cara. Além de arcar com os custos dos equipamentos, também é necessário pagar aluguel, taxas, impostos e (caso você tenha) custos dos funcionários. 

Na Desk Coworking, você não precisa se preocupar com contratos. Somos muito flexíveis nesse sentido, e a única coisa necessária, caso você alugue por um período de tempo, é avisar com 30 dias de antecedência a saída. 

Se para você a distância for grande, bem como custos de transporte, poderá dividir o seu tempo: metade em home office, metade em trabalho remoto na Desk. 

Assim, além de você não gastar muito, terá uma excelente experiência trabalhando em um ambiente preparado exclusivamente para você. 

3- Crie uma rede de contatos 

Se você quer aumentar a sua rede de contatos, é muito melhor trabalhar em um coworking do que em casa. 

Isso porque o fluxo de pessoas que trabalha em um coworking é muito maior. Além de estar em contato com muitas pessoas, também estará em contato com profissionais de diversas áreas. 

Por isso, um coworking é a melhor forma de você interagir com outras pessoas e ao mesmo tempo ter mais liberdade e flexibilidade para escolher os seus próprios horários de trabalho. 

Como já dissemos, trabalhar em casa é muito bom, mas é preciso lidar com algumas adversidades: 

  • É preciso ter muita disciplina para acordar cedo e trabalhar dentro da própria casa; 
  • Às vezes é preciso lidar com barulho como construções ao redor ou mesmo com a própria família; 
  • Isolamento social é uma coisa séria e pode afetar o seu desempenho. 

Inclusive, vários estudos já foram feitos comprovando que quando uma pessoa trabalha em um ambiente organizado como um coworking, acaba sendo muito mais produtiva. 

Não se sabe ao certo o motivo, mas provavelmente é um conjunto de coisas que estimula um profissional a trabalhar mais. 

Por exemplo, o próprio ambiente preparado para isso. Ou então o alto fluxo de pessoas engajadas em seus trabalhos.  

Fora que trabalhar em um ambiente assim é muito legal e moderno! E isso por si só já estimula qualquer pessoa a trabalhar mais, já que ela se sente mais produtiva. 

4- Equilibre a sua vida ao trabalhar em um coworking

trabalhar em um coworking

Se você trabalha ou já trabalhou em um escritório convencional, deve saber que às vezes é difícil separar a vida profissional da pessoal. 

Se você tem esse tipo de dificuldade, a recomendação é que comece a trabalhar o quanto antes esse aspecto. 

Misturar as duas coisas não é saudável nem para você nem para as pessoas que convivem no mesmo ambiente. 

Um bom espaço de coworking também ajuda a separar os dois e colocar um ponto de equilíbrio na sua vida. 

What happens at work, stays at work (o que acontece no trabalho, fica no trabalho). No bom sentido, é claro! 

Alguns espaços de coworking investem em áreas de descanso (até mesmo com sala de jogos) para que os profissionais tenham momentos de lazer – o que, se feito de forma comedida, é muito saudável para o desempenho profissional. 

Tome como exemplo empresas como o Google, Facebook e até mesmo o Nubank. 

Todas elas perceberam que os funcionários apresentavam um desempenho muito maior quando tiravam momentos de descanso e lazer durante o dia. 

A verdade é que ninguém funciona muito bem sob pressão. Por isso, sabendo equilibrar bem as duas coisas, você não só aumentará o seu desempenho, como também se sentirá mais leve em sua casa e aprenderá a separar as duas coisas. 

Conclusão 

Trabalhar em um coworking é muito vantajoso sob diversos aspectos. Tirando a questão da distância, caso seja longe para você, é muito difícil apontar alguma desvantagem ao se trabalhar em um coworking. 

Na Desk Coworking, somos muito mais do que um coworking. Oferecemos uma estrutura completa para que você possa crescer. 

Atendemos clientes e colaboradores há mais de 8 anos, e oferecemos estações fixas de trabalho, salas privativas, salas de reunião, de treinamento e escritório virtual. 

Caso você precise de um endereço fiscal, também poderá utilizar o endereço de uma de nossas unidades! 

Não sabe ainda o que é endereço fiscal? Não tem problema. Nós preparamos um artigo explicando tudo o que é necessário saber. É só clicar aqui para conferir o nosso conteúdo! 

Hoje, empresas de todos os tamanhos procuram por coworkings para estabelecer suas bases. É uma solução ideal para uma boa gestão sem se preocupar com a infraestrutura. 

Gostou da ideia de trabalhar em um coworking? Estamos esperando por você! 

Compartilhe :

Fale com um consultor