Por que a empatia é importante no ambiente de trabalho?

Por: DESK Coworking

Tem se falado muito em empatia ultimamente. Pra quem não sabe exatamente o que é, a gente explica. Empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, tentando entender aquilo que ele pensa ou sente. Em tempos tão nebulosos como os de hoje em dia, a empatia se torna necessária – e urgente.

Você pode começar a exercitar a empatia em seu ambiente trabalho. Pensar um pouco mais no colega do lado, em quem divide o mesmo coworking que você, contribui para deixar o dia-a-dia mais leve e, certamente, o mundo um lugar melhor.

O primeiro passo é acabar com as picuinhas

As rixas, infelizmente, são situações recorrentes no ambiente corporativo. As diferentes bagagens culturais – e de vida – aliadas à natural competitividade das relações profissionais podem gerar atritos entre as pessoas.

Como a necessidade de associar a algum grupo é algo inerente ao nosso ser, acabamos tomando partidos e nos envolvendo nos conflitos de quem têm mais afinidade conosco. Muitas vezes, sem ao menos perceber.

A postura tem que ser inversa. E se ao invés de cairmos nesse ciclo vicioso de intrigas, a gente fizesse um esforcinho para sermos neutros? Mudar as pessoas pode ser difícil, mas só de não compactuar com o jogo de fofocas e picuinhas já é um baita de um posicionamento. E melhor: além de deixá-lo muito mais leve e focado em assuntos que realmente importam, ainda pode acabar influenciando outras pessoas a não se envolverem nessa rede de intrigas também.

Saiba ouvir seus colegas de coworking

Às vezes, tudo o que seu colega precisa é de um pouco mais de atenção. Você pode até não concordar com ele, mas ouvi-lo já pode fazer muita diferença.

Não existe nada dessa de separar totalmente vida pessoal de profissional. É super natural ficarmos abalados quando algo acontece. Antes de julgar alguém pelo seu mau humor, procure entender o que está se passando.

No Linkedin, a Isadora Lopes, empreendedora e consultora de Inbound Marketing, dá algumas dicas para você exercitar sua empatia. Comece se questionando. ;)

  • Como está sua capacidade de ouvir o próximo?
  • Você tem autocontrole?
  • Consegue enxergar o lado do outro mesmo tendo um ponto de vista ou ideia de mundo diferente do seu?
  • Você elogia as pessoas que estão ao seu redor?

Quanto mais tentarmos entender o lado do outro, e sobretudo, a respeitá-lo, mais pacientes seremos. E, certamente, o mundo será um lugar bem melhor. Legal, certo?

Na próxima semana, vamos esclarecer a dúvida de muitas pessoas: O coworking funciona para o varejo?

Enquanto isso, aproveite para conhecer a Comunidade do DESK Coworking. Um espaço para nossos coworkers trocarem projetos e experiências entre eles, e entre eles e vocês Uma grande comunidade de indicações e geração de negócios entre todos, que funciona de um jeito super simples e ativo. Você entra em contato com a gente e nós analisamos a sua demanda para indicarmos uma pessoa ou empresa. É assim que começa uma parceria produtiva.

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE

  Posts Similares