Por que é importante que seu negócio tenha um telefone fixo?

Com o advento da telefonia móvel e da internet banda larga para todas as classes sociais, muitas pessoas desvalorizaram o uso do telefone fixo como ferramenta estratégica na conquista e manutenção dos clientes, facilitando a comunicação.

A ideia ao trazer esse assunto é mostrar para você, microempreendedor, o porquê o telefone fixo é um importante aliado no sucesso empresarial.

Neste post vamos dar algumas dicas sobre o uso dessa ferramenta no relacionamento com os clientes e nos benefícios que ela oferece.

Credibilidade do telefone fixo

A redução dos custos para aquisição de aparelhos celulares e facilidade de uso que ele proporciona fez com que algumas pessoas e empresas optassem por não utilizar mais o telefone fixo.

Porém, com o passar do tempo, passou-se a perceber que houve redução na credibilidade das imagens corporativas perante os públicos que a instituição se relaciona.

Isso quer dizer que os clientes afirmam, segundo pesquisas, que se a empresa não tem um número fixo, ela não é confiável, pois caso surja algum problema, não há a garantia de alguém para resolver.

Há a percepção de que pela facilidade para aquisição das linhas móveis, não há comprometimento em adquirir e depois desfazer do número.

A ideia, apesar de ser muito mais psicológica, ainda determina a mudança de comportamento do consumidor, que dá preferência a empresas que possuem um telefone fixo, sendo caracterizadas como mais confiáveis e que dão mais valor ao cliente.

Atendimento prático e ágil ao cliente

Vários meios de comunicação foram desenvolvidos ao longo do tempo com o objetivo de facilitar o relacionamento com o cliente, como os chats e atendimento eletrônico, por exemplo.

Porém, o bom e velho telefone fixo ainda é considerado o mais importante meio de comunicação para resolução de problemas.

Isso porque, ele proporciona um atendimento mais ágil e prático, além de garantir uma personalização nesse atendimento, já que o atendente é exclusivo e tratará daquela demanda como única.

Baixos custos de manutenção

Há algum tempo, manter uma linha de telefone fixo era bem caro, mas hoje em dia, existem planos com mensalidades muito baixas e que garantem um retorno ao microempreendedor.

Os conhecidos pacotes que agregam telefonia fixa, móvel e internet são os preferidos pelas empresas e possuem um custo-benefício muito bom.

Recursos tecnológicos

Dentre os variados recursos tecnológicos que os telefones fixos oferecem podemos citar o serviço de secretária virtual, ou o serviço de PABX, que facilitam e filtram o atendimento.

A personalização de menus, mensagens de boas-vindas e redirecionamentos, permitem uma rápida triagem e encaminhamento para setor de atendimento qualificado, ganhando tempo e credibilidade perante os consumidores.

A portabilidade de números também é um recurso tecnológico disponível para os telefones fixos, permitindo a manutenção de números conhecidos há muito tempo nos operadores de telefonia de sua preferência.

Além disso, alguns serviços acionáveis, como o 0800, por exemplo, que só podem ser realizados pelas linhas fixas.

Há o entendimento de que o telefone fixo tem muita importância no universo corporativo, sendo um dos responsáveis pela manutenção da boa relação entre empresa e cliente, além de falar na importância para o fortalecimento da imagem institucional perante o consumidor.

O DESK Coworking tem o serviço de Escritório Virtual, que habilita você ter um telefone fixo exclusivo com atendimento personalizado. Confira!

Compartilhe :

Fale com um consultor