Salas Privativas Podem Ser A Melhor Opção Para Você

Você já se perguntou por que alguns coworkings oferecem salas privativas e quais são os benefícios de usar uma para trabalhar? 

Como você já deve saber, os coworkings estão ficando cada vez mais populares. O objetivo deles é oferecer um local profissional de trabalho que atenda tanto empresas quanto empreendedores independentes. 

No entanto, essa questão das salas privativas ainda gera algumas dúvidas. 

“Mas por que salas privativas? A ideia do coworking não é justamente oferecer um ambiente compartilhado de trabalho?”. 

Por isso, caso você também tenha essa dúvida, vamos falar a respeito dessa questão neste artigo. 

Para começar, em uma sala privativa você terá muito mais privacidade do que se usasse uma sala compartilhada. 

E isso traz dois pontos positivos para você ou para a sua empresa. 

  • Você pode se sentir à vontade para conversar com funcionários ou clientes o quanto quiser, sem que isso incomode outras pessoas que estão trabalhando no mesmo ambiente. Até porque, alguns locais dos coworkings são voltados para pessoas que querem trabalhar em silêncio; 
  • Pode acontecer de você não querer falar sobre determinados assuntos perto de outras pessoas, assuntos relacionados a estratégias ou à expansão da sua empresa. Por isso, as salas privativas novamente se tornam uma opção mais adequada para a sua demanda. 

Outro ponto interessante é a questão da burocracia. 

Quem quer alugar uma sala comercial em um prédio precisa de um fiador, de um seguro aluguel, de contratos e investimentos em mão-de-obra e materiais para o local. 

São vários obstáculos! No entanto, ao alugar salas privativas em um coworking, você não precisará lidar com essa burocracia toda. 

Também não vai precisar assinar um contrato. O ambiente está pronto para você trabalhar! E, muitas vezes, com uma infraestrutura bem melhor do que se alugasse um escritório. 

Alugar Salas Privativas Torna Seu Ambiente De Trabalho Mais Profissional 

Muitos coworkings oferecem um espaço decorado e descontraído para quem quer trabalhar em equipe. 

A ideia é justamente inspirar e motivar mais as pessoas a trabalharem. É comprovado que ambientes mais descontraídos melhoram a produtividade de um funcionário. 

No entanto, nem todo mundo enxerga isso dessa maneira. E você certamente lidará com clientes que não se sentem à vontade em um ambiente assim. 

Muitos empreendedores e empresários acham que trabalho e diversão não devem se misturar. 

Há quem concorde, há quem discorde. Não dá para dizer que um está certo e o outro errado. Até porque, não há nada de errado em pensar assim. 

Por isso mesmo as salas privativas oferecem um ambiente mais sério, com um ambiente mais corporativo.  

Muitos profissionais se sentem mais confortáveis em ambientes mais sóbrios. Por isso, existem as duas opções em um coworking. 

Além disso, é preciso levar em conta também que esses mesmos profissionais não se sentiriam à vontade de conversar assuntos particulares sobre a empresa em um ambiente compartilhado com outras pessoas de diferentes áreas. 

E mesmo dentro de uma empresa é necessário ter um espaço privativo para ter esse tipo de conversa com sócios ou clientes mais importantes. 

Ter esse tipo de conversa na frente dos funcionários não é muito interessante. 

O problema é que nem todas as empresas têm um espaço suficiente para montar uma sala privativa de reuniões. 

Como seria muito caro fazer isso, considerando todos os custos que já citamos fora os que ainda não mencionamos, é mais interessante desembolsar uma quantia menor para alugar salas privativas já prontas e preparadas para todas as ocasiões. 

E de quebra, a localização de um coworking pode ser melhor do que a do escritório que você poderia alugar. Facilitar a vida do cliente é essencial! 

Então, Como Escolher Um Coworking? 

É inegável que os coworkings oferecem facilidades e novas perspectivas para os empreendedores e empresas. 

Poder trabalhar em um ambiente profissional, com ótima infraestrutura e com preços acessíveis é realmente uma bela oportunidade. 

Mas antes de alugar uma sala privativa, você precisa entender como escolher bem um coworking. 

Você já sabe o que deve ser levado em consideração? Ainda não? Então, acompanhe as dicas abaixo! 

1- Avalie Se O Custo Vale A Pena Antes De Alugar Salas Privativas 

O custo de uma sala privativa não é o item mais importante que você deve levar em consideração, mas ele também tem a sua relevância. 

Embora seja natural querer procurar o menor preço, entenda que alugar uma sala privativa também faz parte do investimento no seu negócio. Portanto, nem sempre mais barata será a mais adequada. 

O custo-benefício não se traduz apenas no menor custo, mas sim naquele que oferece também a melhor infraestrutura e os melhores benefícios. 

Afinal, não adianta pagar menos se você não terá a estrutura adequada para trabalhar ou atender seus clientes! 

2- Analise A Infraestrutura Do Prédio 

Novamente, o preço não deve ser sua motivação principal. Portanto, é importante avaliar a estrutura do coworking: 

  • Ele oferece salas com uma boa estrutura? 
  • As salas privativas oferecem conforto e privacidade? 
  • A internet é rápida o suficiente para que você possa trabalhar bem? 
  • Você terá o equipamento necessário à disposição tanto para trabalhar quanto para receber seus clientes, se for o caso? 
  • Analise também outros ambientes, como a copa, os banheiros e se há algum lugar para você tomar um café durante a tarde. Afinal, pausas são necessárias também! 

O Que Mais Precisa Ser Levado Em Conta Na Hora De Escolher Um Ambiente De Trabalho? 

Se você pretende trabalhar sozinho, o espaço necessário pode ser menor. Porém, se você quer alugar salas privativas, saiba que em média o ideal seria ficar em uma sala de 90 metros quadrados caso você queira trabalhar com uma equipe de 4 a 6 pessoas. 

Se o espaço for menor, você só precisa saber organizar bem os funcionários dentro da sala. Pode ficar mais apertado, mas ainda assim você conseguirá trabalhar de forma confortável. 

A questão da localização também é importante não só para os clientes, mas para os seus próprios funcionários. 

Por isso, na hora de escolher o coworking onde você vai querer trabalhar, faça um mapa com os endereços dos funcionários e escolha aquele ambiente que fica mais próximo de todos. 

Desse modo, tornando essa ida mais conveniente para todos os envolvidos, há uma probabilidade maior de que você consiga reter a sua equipe por mais tempo. 

Em grandes capitais, atravessar a cidade para chegar até o trabalho custa muito tempo e dinheiro. 

Além de todos os benefícios que já citamos anteriormente, leve em consideração também que muitas startups nascem nos coworkings. 

Por isso, pode ser a oportunidade perfeita para você tirar uma ideia do papel ou então estabelecer parcerias com empreendedores que já estejam bem segmentados no mercado. 

Já pensou em como a sua empresa pode decolar em questão de poucos meses se você encontrar a parceria certa nesse ambiente de trabalho? 

Leve em consideração também que provavelmente você cumprirá suas tarefas em um coworking com muito mais afinco! 

É difícil explicar isso, porque precisaríamos abordar muitos aspectos psicológicos do ser humano. 

Não dá para afirmar que a produtividade aumenta por causa de um ou outro fator. 

Na verdade, talvez seja um conjunto de todos eles que faz com que os usuários de um coworking trabalhem com muito mais confiança. 

E de fato funciona assim. Nos sentimos mais à vontade para trabalhar em ambientes assim. 

Há um senso de responsabilidade maior que toma conta das pessoas. E isso é extremamente gratificante e benéfico para quem precisa aumentar a produtividade. 

O ambiente mais descontraído e ao mesmo tempo profissional faz com que os coworkers se sintam também mais criativos. 

O contato com diferentes pessoas de diversas áreas expande os horizontes de quem quer empreender. 

E nesse tipo de ambiente, percebemos que o mundo vai muito além do que nós podemos enxergar. 

Cada pessoa é um universo diferente, com ideias distintas, insights diferentes, planos diferentes, modus operandi diferentes. 

E se você estiver aberto a novas ideias, pode ser o ambiente ideal para que a sua imaginação também possa fluir cada vez mais longe. 

Inclusive, porque você também terá a possibilidade de trabalhar fora do horário comercial. 

Há quem se sinta muito mais à vontade trabalhando depois do almoço ou no período noturno. 

Você se encaixa nesse padrão? Então pode ter certeza de que o coworking é a melhor opção para você! 

Gostou do nosso artigo de hoje? Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e com amigos que também querem trabalhar com mais liberdade e flexibilidade. 

Compartilhe :

Fale com um consultor