Produtividade: como o ambiente de trabalho pode ajudar

Você já deve ter ouvido alguém reclamar bastante de seu ambiente de trabalho e atrelado a isso, pouca produtividade.

Ou talvez você mesmo já tenha passado por situações desagradáveis ou adversidades dentro do setor da empresa onde trabalha.

Não são poucas as pesquisas e recomendações para que exista uma boa convivência na empresa, a fim de garantir maior rendimento nos afazeres corporativos.

Mas será mesmo que as condições físicas, organizacionais e de relacionamento que existem dentro do ambiente de trabalho influenciam na produtividade? Confira!

Um ambiente de trabalho organizado

Perder tempo procurando informações, documentos ou outros objetos pode atrasar tarefas e até criar desentendimentos difíceis de contornar.

Um dos atributos de um bom ambiente corporativo é ser ao menos razoavelmente organizado, para que as informações e ferramentas possam ser partilhadas e identificáveis.

Manter o local de trabalho em ordem, equilibrado e em harmonia ajuda na gestão de tempo otimizada, aumenta a criatividade e reduz o estresse geral.

Portanto, conserve limpa a sua mesa de trabalho, classifique os seus e-mails e contatos, gerencie a sua agenda e os seus afazeres, guarde documentos e papéis de trabalho de forma ordenada.

Evite frustrações e perda de tempo.

Uma boa convivência no ambiente de trabalho

Se existe uma boa convivência entre os funcionários que trabalham em um mesmo ambiente, com certeza o clima organizacional será favorável para o cumprimento das atividades de forma qualificada e dentro dos prazos esperados.

O bom tratamento, a educação e a vontade de auxiliar os companheiros ajudam significativamente na execução das tarefas ao longo da rotina de trabalho.

A boa interação com os colegas de setor tornam o dia mais leve de levar e facilitam a solução de problemas quando eles aparecem, compartilhando mais as responsabilidades e diminuindo a carga de vaidades e disputas.

Por isso, essa boa atmosfera favorece não só o rendimento de cada indivíduo, mas impulsiona a empresa para frente.

Isso sem falar que uma pessoa mal-humorada e irritadiça, além de estressar as outras do seu convívio, reclamando de várias coisas ao longo do dia e destratando os colegas, se socializa muito menos e poderá ter até mais problemas de saúde ou emocionais.

Quando as tensões das atividades de trabalho são partilhadas, tudo flui melhor.

Infraestrutura é sinônimo de produtividade

A falta de infraestrutura pode atrapalhar a boa convivência entre os funcionários, mesmo que existam amizade e organização no lugar onde se trabalha.

Isso porque computadores lentos ou os erros de comunicação, por exemplo, podem causar problemas difíceis de consertar ou que façam estragos no desempenho das equipes.

Investir na melhoria dessas áreas não é um custo, mas um investimento adequado para que a produtividade possa aflorar.

Prestando atenção nessas ideias, o cumprimento das atividades individuais será mais ágil e agradável, fazendo com que o desempenho profissional de cada funcionário melhore.

Isso certamente vai trazer um efeito positivo para o bom desempenho das equipes como um todo, colocando o ambiente de trabalho – organizado, protegido e tranquilo – como um elemento determinante para a produtividade na empresa.

A produtividade de sua empresa vai mal? Já parou para verificar como está o ambiente de trabalho dela?

Que tal melhorar sua produtividade trabalhando num coworking?



Compartilhe :

Fale com um consultor