6 dicas para ser mais focado e esforçado

O trabalho consome boa parte do nosso dia, não é mesmo? E mesmo assim, muitas vezes, chegamos ao final da jornada sentindo que poderíamos ter produzido muito mais, certo?

Aí um novo dia chega e continuamos cansados, correndo contra o tempo e vendo resultados pouco satisfatórios, o que nos entristece e nos deixa ainda menos produtivos.

Mas o que será que pode estar ocorrendo?

A falta de foco pode ser motivada por uma série de situações, dentre elas a falta de organização, as constantes distrações, os trabalhos desnecessários e assim por diante.

Mas a boa notícia é que essa situação pode, se você quiser, ser passageira.

Você pode ser mais focado e esforçado no trabalho seguindo algumas poucas, porém valiosas dicas.

Quer saber quais são? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Saiba recusar o que não agrega valor

Quando se é freelancer, profissional autônomo ou liberal, existe sempre aquele medo de ficar sem trabalho de uma hora para outra, não é verdade?

E isso acaba levando o profissional a aceitar todo e qualquer trabalho, mesmo que demande um grande esforço e produza resultados pouco aproveitáveis.

Pois não deixe mais que esse medo consuma seu precioso tempo com atividades que gerarão pouco ou nenhum valor para o seu trabalho como um todo, pois elas tomam conta de sua rotina e tiram o tempo que você precisa para desenvolver atividades mais importantes.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Ter uma rotina significa criar horários, hábitos e rituais que condicionem seu corpo e sua mente para o trabalho.

Sabia que trabalhar em um home office pode acabar com sua rotina e comprometer todo o seu esforço?

Uma ótima opção, nesse caso, é utilizar um espaço de coworking, em que vários profissionais como você dividem o escritório para reduzir custos, promover networking e não cair na armadilha das distrações de se trabalhar em casa.

Tenha um local de trabalho limpo e organizado

No teletrabalho, quando se trabalha em home office, a casa e o escritório fatalmente acabam se misturando, deixando sua vida profissional uma completa bagunça.

Se você pode contar com um local de trabalho separado — como em um ambiente de coworking, por exemplo —, passa a ser possível manter tudo nos seus devidos lugares, além de contar com o pessoal da limpeza do local para deixar tudo tinindo, sem que você tenha que se preocupar com isso.

Mantenha um controle das suas tarefas

Agenda de papel, agenda no celular, um caderno, lembretes por todo lado, não importa.

O que você precisa é de um local onde concentrar suas responsabilidades, podendo consultá-las periodicamente.

A priorização de tarefas também deve estar anotada em seu controle, a fim de que não surjam incêndios a serem apagados na metade do caminho, comprometendo sua produtividade e rotina.

Focado | Dedique-se a uma tarefa por vez

Muito se fala sobre profissionais multitarefas, mas a verdade é que, quando você em trabalha duas ou até três atividades ao mesmo tempo, nenhuma delas costuma ser propriamente finalizada.

Ao contrário, quando você se dedica a somente uma atividade por vez, consegue ver os resultados positivos do trabalho e se sente cada vez mais motivado a estar mais focado e esforçado no trabalho.

Trabalhe em um ambiente sem interrupções

Se você trabalha em casa sabe muito bem como o esquema funciona: o telefone toca, o vizinho bate a campainha, as crianças correm de um lado para o outro e vai-se embora todo o seu foco.

É bem por aí, não concorda?

Pois um ambiente sem interrupções é o ideal para que você fique mais focado e esforçado em suas atividades principais.

Exatamente por isso o coworking pode ser a melhor solução para sua situação.

Se você está vivendo essas dificuldades no tele trabalho e o Home Office por alguma não está sendo o ideal, o que você acha de mesclar um pouco?

Lhe convidamos a passar um dia conosco aqui no DESK Coworking.

Compartilhe :

Fale com um consultor