O que é endereço fiscal e por que eu preciso de um?

Você sabe o que é endereço fiscal? Se você está abrindo o seu próprio negócio, é provável que já tenha se deparado com esse termo. 

Afinal, o que é endereço fiscal, qual é a sua importância, e principalmente: é um item obrigatório para quem tem um negócio próprio? 

É sobre esse assunto que falaremos hoje. Mas antes que você invista um dinheiro que nem pode contratando uma sala para a sua empresa, saiba que existem alternativas muito mais econômicas. 

Mas antes de falarmos dela, vamos explicar a você o que é endereço fiscal, afinal. 

Tenha uma boa leitura! 

O que é endereço fiscal? 

Existe uma lei brasileira que prevê que todas as empresas precisam de um endereço jurídico para provar que existem. 

A boa notícia é que, para os microempreendedores, não é mais necessário alugar um espaço físico, muito menos utilizar o endereço da própria residência (o que, de certa forma, mostra menos profissionalismo). 

Nesse ponto, você já sabe o que é endereço fiscal? 

O endereço fiscal, também chamado escritório virtual, é uma forma de toda empresa provar que existe, tanto juridicamente quanto fisicamente. 

Sendo assim, a forma mais simples de conseguir esse endereço hoje em dia é através de um coworking. 

Desse modo, a sua empresa pode utilizar o espaço que um coworking oferece e toda a sua estrutura, sem se preocupar com contratos de alugueis, dinheiro que não pode gastar e toda a burocracia envolvida para abrir uma empresa. 

A sua empresa pode ficar registrada no endereço de um coworking, e desse modo, você pode trabalhar de forma remota. Nesse caso, o coworking acaba ficando responsável pelas encomendas e pelo suporte necessário que a sua empresa eventualmente precisará. 

Endereço fiscal X endereço comercial 

E então, você entendeu o que é endereço fiscal? 

Se você ainda está com dúvidas, vamos explicar melhor. O endereço fiscal é o endereço da “burocracia”. Isso é, o endereço necessário para provar a sua existência, que está ligado à parte jurídica e contábil. 

Com o endereço fiscal em dia, a sua empresa pode funcionar legalmente. 

O endereço comercial não tem nada a ver com o fiscal. Esse outro endereço é aquele que você usará quando precisar se referir à empresa. 

Por exemplo, nos seus e-mails, cartões de visita, ou mesmo quando um cliente precisar visitar você. Nesse caso, o endereço pode ser qualquer um – inclusive a sua própria residência e, claro, o coworking. 

Por que eu deveria ter um endereço fiscal? 

O que é endereço fiscal

Agora que você já sabe o que é endereço fiscal, vamos falar um pouco sobre as principais vantagens de se contratar um. Acompanhe abaixo! 

  • É uma opção mais econômica. Se a sua empresa ainda está em fase embrionária e você não tem capital suficiente para alugar um espaço, contratar um endereço fiscal em um coworking é uma solução bem mais viável. 
  • Controle de correspondência. Essa é mais uma comodidade oferecida por quase todos os coworkings. Ao contratar um endereço fiscal, o coworking fica responsável por receber cartas e encomendas. Então, você não precisa se preocupar se não estiver lá no momento da entrega. 
  • Menos trabalhoso. Você é do tipo de pessoa que se muda com frequência? Quem vive assim, sabe o trabalho que dá o tempo inteiro ficar mudando os documentos. Pagar por um endereço fiscal é bem mais simples nesse sentido e você não precisará ficar atualizando a papelada o tempo inteiro. 

E se eu quiser abrir a minha empresa em minha residência? Eu posso? 

O que é endereço fiscal

Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. E a resposta para isso é sim, é possível abrir a empresa na própria casa e começar a trabalhar no mesmo dia. 

Porém, é importante que haja o registro formal na prefeitura da cidade para que a empresa seja tributada e notificada. 

Se você é empreendedor e prestador de serviços, o endereço residencial pode ser o seu domicílio fiscal. 

O caso é que a lei está sendo cada vez mais endurecida para quem registra o próprio endereço residencial como fiscal. 

Para abrir a própria empresa, é necessário ter um CNPJ e formalizar a sua situação legalmente. 

Como as leis estão mais exigentes a cada dia, contratar um endereço fiscal é uma solução bem mais simples e mais barata para que a sua empresa se formalize legalmente. 

Por que escolher uma das duas opções? 

Agora, você já sabe o que é endereço fiscal, mas saiba que a decisão de escolher os dois endereços no mesmo lugar não depende da situação da empresa. 

Porque, como já dissemos, caso o empreendedor entenda que para ele é mais vantajoso ter outro endereço comercial, pode adquirir outro. 

Agora, se a empresa não possui um imóvel para sediar o próprio negócio, como já dissemos, buscar esse serviço através de um coworking é uma solução bem mais simples. 

No entanto, nem todas as empresas podem simplesmente contratar esse endereço. 

Na verdade, existem algumas restrições para alguns tipos de negócio, sobretudo para a indústria e para o comércio. 

Isso porque é necessário antes obter alvarás da prefeitura e autorizações especiais.  

Até porque, existem algumas especificações estruturais para que essas empresas possam funcionar, além de outros tipos de fiscalização, como a vigilância sanitária, por exemplo. 

Por isso, se você estiver em dúvida, converse com um contador, pois ele pode ajudar você a tomar a melhor decisão, tanto em relação ao endereço comercial quanto ao endereço fiscal. 

Abrir um negócio dá trabalho e são várias as etapas de planejamento até que você já esteja com o produto/serviço final em mãos para oferecer ao cliente. 

Por isso, traçar um plano detalhado é muito importante. E, como você já sabe o que é endereço fiscal, já deve imaginar agora que esse é um item que não pode faltar no seu planejamento! 

Conclusão 

Hoje em dia, é muito comum encontrar diversos profissionais de várias áreas utilizando o endereço de um coworking tanto como endereço fiscal quanto endereço comercial. 

Afinal, é uma solução bem mais prática. O local já oferece toda a estrutura necessária, e dependendo da localização, acaba sendo uma opção mais viável tanto para o proprietário de um negócio quanto para os seus clientes. 

Sem contar que muitos coworkings trabalham com um plano de contingência. Assim, se qualquer problema acontecer durante o seu trabalho, terá um suporte por trás. 

Já imaginou convidar um cliente até a sua residência para conversar sobre um projeto e acabar a luz ou até mesmo a internet? Não ia pegar bem, não é? 

Um coworking oferece esse tipo de facilidade também! Portanto, você não precisa se preocupar com certos imprevistos como esse. 

Oferecer soluções práticas, estruturais e não burocráticas é um compromisso da DESK Coworking. E agora que você já sabe o que é endereço fiscal, vamos fazer o seu? 

Compartilhe :

Fale com um consultor