Tudo sobre coworking | 6 Dúvidas que todo mundo tem

Você já ouviu falar em escritório compartilhado? Conhecido como coworkings, são espaços destinados ao compartilhamento de inovação e colaboração, onde profissionais de diferentes áreas dividem o mesmo espaço. Neste artigo, vamos falar tudo sobre coworking e as principais dúvidas que todo mundo tem!

Por isso, preparamos um artigo com as 6 perguntas mais feitas sobre como funciona um escritório compartilhado. Quer saber tudo sobre coworking? Leia o post a seguir!

1- Qualquer pessoa pode trabalhar em um coworking?

Quem não conhece o funcionamento de um coworking, acha que apenas os empreendedores autônomos ou freelancers podem usar a sua estrutura.

Porém, qualquer pessoa pode trabalhar em um escritório compartilhado, inclusive pequenas, médias e grandes empresas. Por causa da pandemia, muitas companhias migraram suas atividades para coworkings por conta da grande redução de custos que esses espaços proporcionam.

Quer você seja freelancer, profissional autônomo, CEO da empresa ou profissional registrado no regime CLT, também pode variar o seu espaço de trabalho em um coworking!

2- Que tipos de instalações existem em um coworking?

Quando falamos em coworking, é normal que a maioria pense em escritórios compartilhados apenas.

Porém, os coworkings vêm se adaptando ao longo do tempo de acordo com a necessidade de empresas e profissionais autônomos.

Além dos escritórios compartilhados, é possível encontrar:

  • Salas de reunião;
  • Salas de treinamento;
  • Salas privativas;
  • Box privativos para fazer ligações ou vídeo-conferências.

Em suma, você pode optar tanto por trabalhar ao lado de outros profissionais quanto ter mais privacidade! Para uma empresa que deseja trabalhar em um projeto com sigilo, por exemplo, a melhor opção são salas privativas.

3- Como é trabalhar com mais pessoas de diferentes áreas em um mesmo espaço? 

Tudo sobre coworking

Quem não trabalha em um escritório compartilhado está acostumado a trabalhar ao lado de pessoas que exercem as mesmas funções (ou muito parecidas).

É por isso que preparamos este artigo com tudo sobre coworking que você deve saber; trabalhar em um escritório compartilhado é muito diferente!

As pessoas que trabalham nesse ambiente optam por espaços mais despojados, que estimulam a inovação, criatividade e o networking. Elas não estão lá apenas para trabalhar, mas também para aumentar a rede de contatos e fortalecer as relações de trabalho em áreas interdisciplinares.

Um cenário muito comum em coworkings é o de profissionais de áreas distintas fazendo amizade, tomando café e fechando novas parcerias. Você se considera uma pessoa comunicativa e criativa? Um coworking pode ser o local ideal de trabalho para você!

4- Tudo sobre coworking: a questão da privacidade!

Uma dúvida que quase todo mundo tem é se existe privacidade em um coworking. E ela é justificável, uma vez que coworking significa espaço de trabalho compartilhado.

Existe sim a possibilidade de trabalhar com mais privacidade. Se a sua equipe gostaria de discutir sobre algum projeto sigiloso, basta utilizar as salas privativas!

5- É caro trabalhar em um coworking?

O valor para trabalhar em um coworking depende muito de cada estabelecimento. Cada um oferece uma tabela de preço diferente, e eles podem variar de acordo com o número de salas, qual espaço o coworker usará, por quanto tempo, por quantos dias, etc.

Além disso, alguns coworkings só trabalham com contratos, o que não é o caso da Desk Coworking – somos muito flexíveis nesse sentido.

Mas uma coisa podemos garantir: trabalhar em qualquer coworking é muito mais barato do que mobiliar o próprio escritório tradicional. Por conta dos móveis, aluguel, taxas e impostos, acaba saindo muito mais caro.

Se você é dono de uma empresa pequena, trabalhar em um coworking pode ser uma alternativa mais viável do ponto de vista financeiro.

6- Qual o horário em que o profissional pode trabalhar em um coworking?

Tudo sobre coworking

Essa é uma das dúvidas mais comuns. E a resposta não poderia ser mais simples: o profissional pode trabalhar a hora que quiser, pois é ele quem define a grade de horários de trabalho.

Alguns coworkings funcionam até o período da noite, e outros são 24 horas, proporcionando ainda mais flexibilidade e liberdade de escolha.

Essas facilidades que os coworkings proporcionam são os principais motivos pelos quais tantas pessoas e empresas estão migrando para lá. 

Foi-se o tempo em que um funcionário era tido como produtivo por bater ponto 8 da manhã e sair 5 horas da tarde. Isso não existe mais.

Se uma pessoa se sente mais produtiva trabalhando durante a madrugada, por que não? Dentro de uma empresa, o funcionário não pode determinar seu horário de trabalho, mas a liberdade que o coworking proporciona permite agora que ele faça isso.

Entenda porque você deve trabalhar em um!

Agora que você já sanou as principais dúvidas que todo mundo têm sobre os coworkings, fica mais claro porque você deve trabalhar em um.

Simplesmente porque esse espaço é projetado para estimular a criatividade, produtividade, inovação e colaboração. 

Os coworkings são otimizados para que as pessoas se sintam bem trabalhando lá. A ideia é fazer com que um profissional não sinta a pressão que muitas empresas exercem no dia a dia, dentro de escritórios tradicionais.

Além disso, esse local é sempre descontraído. Alguns são mais modernos, outros mais rústicos, e alguns mais clean. Mas todos são projetados com esse mesmo propósito: quebrar os paradigmas dos antigos escritórios.

E, por fim, os coworkings estão preparados para receber todo tipo de profissional. Eles possuem estrutura 100% completa com tudo o que é necessário, como:

  • Mesas ergonômicas;
  • Cadeiras confortáveis;
  • Equipamentos de escritório;
  • Sala para café;
  • Internet com alta velocidade;
  • Salas privativas;
  • Salas para reuniões e/ou treinamento;
  • Plano de contingência.

Você já conhece a Desk Coworking?



Compartilhe :

Fale com um consultor