Quais são os clientes que frequentam um coworking?

Afinal, qual é o perfil dos profissionais que procuram um espaço de coworking para trabalhar e desenvolver seus projetos? Você já se perguntou quem são os clientes de um coworking?

Os coworkings já eram uma realidade na vida de muitos profissionais poucos anos atrás, mas por causa da pandemia causada pelo Coronavírus, muitas empresas e profissionais liberais adotaram o modelo de trabalho remoto.

Com isso, vimos um número crescente de negócios próprios surgindo, e os espaços de coworking se mostraram ainda mais vantajosos para quem busca por locais tranquilos, preparados, e que proporcionem facilidades e benefícios.

Espaços como o Desk Coworking oferecem uma estrutura completa, e atendem vários tipos de demandas. Desde o profissional autônomo que não quer trabalhar em casa, até médias e grandes empresas que buscam uma forma de economizar (por exemplo, dispensando a necessidade de alugar um escritório convencional).

Confira a seguir os perfis dos profissionais que mais buscam um coworking para trabalhar!

Quem são os clientes de um coworking? Vamos começar pelos profissionais liberais!

No perfil de profissionais liberais, podemos citar as mais diversas áreas, como engenheiros, advogados, profissionais de T.I, designers, freelancers, enfim. Profissionais de diferentes áreas que encontram em um coworking várias facilidades, como um espaço preparado para suas necessidades, Internet rápida, flexibilidade de horários, networking e outras coisas.

E você já se perguntou por qual motivo esses profissionais procuram por um coworking?

Para começar, sendo profissionais autônomos, precisariam abrir o próprio escritório. Em um português claro, a necessidade de colocar a mão no bolso. E com a crise que estamos vivendo atualmente no Brasil, não está nada fácil pagar tão caro por um imóvel.

Mas antes fosse só o custo do aluguel. Precisamos considerar também o valor gasto com reforma, estrutura, equipamento, contas de água, luz, Internet, isso sem contar que em muitos casos é necessário permanecer um tempo mínimo no imóvel para não pagar multa rescisória.

Caso o profissional mude de ambiente por qualquer motivo e seja obrigado a pagar a rescisão, o valor pode ser alto o suficiente para que ele não consiga se encaixar novamente em um novo espaço.

Em um coworking, os profissionais liberais podem utilizar um espaço de trabalho todo preparado para atender suas demandas, além de poderem registrar um endereço fiscal, comercial, sendo que todas as despesas já estão incluídas no valor que será pago para trabalhar no ambiente.

Além do mais, o Desk Coworking oferece salas de reunião, salas privativas e até de treinamento, de modo que o profissional possa trabalhar em seus projetos com maior privacidade, ou mesmo atender clientes com mais profissionalismo.

Empreendedores e CEOs também utilizam coworkings

clientes de um coworking

Não são apenas os profissionais autônomos que gostam de trabalhar em um coworking. Quando pensamos nos clientes de um coworking, também podemos incluir CEOs e empreendedores. 

Em geral, a maioria dos empreendedores e CEOs que trabalham em um coworking são da área de finanças e tecnologia, mas isto não é uma regra. Estes profissionais ainda possuem equipes pequenas, e os negócios estão em fase de desenvolvimento.

Isso justifica o motivo pelo qual procuram por espaços de coworking. Além de todas as vantagens que já citamos acima, os profissionais podem realizar reuniões a todo momento em salas específicas para isso.

Mas sem dúvida alguma, a maior vantagem para CEOs e empreendedores em um coworking é o networking que pode ser feito. Para quem busca o crescimento de uma empresa, fazer parcerias é essencial.

Coworkings possuem uma estrutura que facilita bastante essa prática, sendo que muitos deles possuem área de convivência, onde profissionais de diferentes áreas podem conversar e trocar experiências. Em alguns coworkings, é possível até mesmo fazer eventos e palestras.

Os famosos nômades digitais

Nômades digitais também representam uma boa parcela dos clientes de um coworking. Neste caso, a diferença é que tais profissionais não se prendem a um único lugar. Geralmente estão sempre viajando e procurando novos locais para trabalhar.

Como não precisam de um espaço fixo para desempenhar uma atividade, os nômades digitais podem se beneficiar bastante do que um coworking tem a oferecer. 

Para quem trabalha dessa forma, com certeza a flexibilidade é uma das principais vantagens. Para eles, em muitos casos basta ter um local com Internet. Isto já é o suficiente para conseguir trabalhar, contanto que o lugar ofereça um serviço de qualidade com um preço mais acessível.

E para fechar, entre os clientes de um coworking, também podemos citar as pequenas e médias empresas, que inclusive, por conta da pandemia, entenderam o tamanho dos benefícios ao migrar o ambiente de trabalho.

Não só por conta da flexibilidade de trabalho para os colaboradores e aumento da qualidade de vida como um todo, como também pela economia proporcionada, já que alugar um espaço de coworking para uma equipe pequena é muito mais acessível do que arcar com todos os custos do aluguel de um espaço convencional.

E você, gostaria de experimentar trabalhar em um coworking? Venha passar um dia cortesia aqui no Desk! 

Compartilhe :

Fale com um consultor

[form_rd_station_poupup]