Como fazer e consolidar seu networking?

Muito falamos sobre o coworking e o imenso potencial de construir networking nesses espaços compartilhados de trabalho. Mas você sabe qual a melhor forma de se fazer networking? E o mais importante: como consolidar sua rede de contatos?

Existem diversas ações e situações em que você pode apostar para ampliar e fortalecer o networking, de forma a favorecer ainda mais sua carreira empreendedora. E são essas estratégias que vamos compartilhar com vocês no artigo de hoje aqui no blog do DESK.

A importância do networking para o empreendedor

Fazer networking basicamente é manter contato com outros profissionais, sejam eles empreendedores ou não. Não se trata, entretanto, de um contato superficial. Quando executado de forma estratégica, o networking é uma ferramenta importantíssima de marketing pessoal!

Ele é essencial para desenvolver parcerias e contatos para o crescimento do seu negócio. Por isso, deve existir uma troca de conhecimentos. E, claro, ela deve ser produtiva e autêntica para os dois lados.

Além disso, o networking transcende a esfera empresarial. Ele também pode ser um processo em que amizades são construídas motivadas por interesses comuns.

Cultivar, portanto, conexões fortes e genuínas podem auxiliar, espontaneamente, no crescimento da sua rede de contatos. Seu capital social se tornará, assim, cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de construir relacionamentos sólidos, tanto pessoais quanto profissionais.

Muito além do networking

Buscar novas oportunidades é algo valioso para a sua empresa, sobretudo, em um mercado cada vez mais competitivo. Um bom networking pode ampliar as possibilidades de inovação. Já falamos o quanto essa palavra é importante no universo do empreendedorismo, lembra?

Dê, portanto, um pouco mais de atenção ao seu networking e estabeleça novas conexões, enxergando oportunidades. Um olhar atento pode, por exemplo, identificar potenciais de interações entre pessoas da sua rede de contatos. Vivemos em uma era cada vez mais colaborativa. E isso acaba sendo positivo pra todo mundo!

Como fazer e consolidar sua rede de contatos?

Depois de falar da importância do networking, é hora de ir para a prática! Separamos algumas dicas para você ampliar e consolidar sua rede de contatos.

Seja interessante e interessado

Compartilhe experiências e ideias, mas não espere retorno imediato. A construção de um networking sólido é um processo. Nós só ajudamos quem gostamos e confiamos. Por exemplo, quando um amigo pede a sugestão de um profissional para realizar um serviço, você indica alguém de confiança, certo? A lógica também vale para para os seus negócios.

Para você e sua empresa serem indicados, é preciso primeiro que as pessoas confiem em você. E a confiança é construída por meio de identificação, afinidade, e claro, atitude positiva.

A conquista e o fortalecimento dos laços deve acontecer de forma natural e verdadeira. Conheça as pessoas e se interesse por elas, sem se preocupar com retornos imediatos.

Ajude antes de ser ajudado

Outra estratégia essencial para um networking autêntico é estar sempre disposto a ajudar as pessoas. Os melhores relacionamentos são aqueles em que a ética e a generosidade acontecem de forma recíproca. Você agrega quando ajuda alguém. E, claro, isso de alguma forma é revertido para você quando precisar. Lembre-se: gentileza gera gentileza. Pode ter certeza que seu contatos irão indicá-lo quando surgir uma oportunidade.

Use o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Por isso mesmo é a mais poderosa ferramenta para fazer networking online. Ela facilita a interação e a geração de negócios entre seus usuários. Portanto, um meio super interessante para você divulgar sua marca e se relacionar com outros profissionais.

Crie um perfil e fale um pouco sobre quem é você. Lembre-se de incluir informações sobre a sua personalidade e o seu negócio. A partir daí você terá acesso a profissionais do mundo inteiro. O LinkedIn permite, por exemplo, que você convide todos os contatos cadastrados nos seus e-mails para se tornarem seus contatos.

Mantenha o perfil atualizado e ativo. Compartilhe conteúdo de qualidade e procure interagir nas publicações das pessoas que formam sua rede. Além da credibilidade, isso faz com que mais pessoas cheguem ao seu perfil e conheçam a sua marca e o seu negócio.

Não limite suas fontes para networking. Fique atento a novas ideias e procure estabelecer outros contatos. Eles podem gerar insights ou mesmo aproximá-lo de pessoas estratégicas.

Identifique contatos estratégicos

Defina quem você deseja que faça parte da sua rede e quais serão as estratégias para criar relacionamento com essas pessoas. Mapeie os principais grupos que tenham interesses comuns ou atuem em um mesmo segmento, por exemplo. Os critérios para seleção podem variar de acordo com os seus objetivos.

É super importante investir tempo e energia para realizar essa pesquisa de mercado, listando as empresas e os profissionais que podem ser estratégicos para o seu negócio. Feito isso, é hora de definir as ações para contatar essas pessoas. Que tal agendar um almoço ou café de negócios?

Planeje a sua abordagem

É normal se sentir inseguro na hora de falar com quem não tem muita intimidade. Uma das maneiras mais eficientes de combater esse sentimento é criar um roteiro de como será a abordagem e quais serão os assuntos.

Pesquise o perfil dos profissionais, procurando descobrir o que eles fazem. Identifique afinidades e coincidências no perfil de vocês. Isso acaba gerando possibilidade de assunto, e claro, mais afinidade.

Quando encontrá-las, lembre-se da máxima: “a primeira impressão é a que permanece”. Seja interessante para ser lembrado depois que for embora. Posteriormente, isso facilitará a continuação do relacionamento.

Gere relacionamento

Você conheceu a pessoa, a conversa foi produtiva, evoluindo para a troca de experiências profissionais e compartilhamento dos contatos (telefone, e-mail e redes sociais). O que fazer para manter a relação sempre forte?

Baseado nos interesses da pessoa, você pode oferecer algumas gentilezas nas redes sociais. Vale algo informal como indicar um filme, marcar a pessoa em um post, ou até mesmo enviar uma matéria relacionada a algo que vocês conversaram. Atitudes como essas ajudam a gerar assunto, e consolidar a relação.

Você ainda pode usar como pretexto para agendar um novo encontro, como um café ou almoço, após algum tempo, para fortalecer o vínculo entre vocês.

Experimente trabalhar em um coworking

Que tal experimentar um dia de trabalho em coworking? Esses ambientes são compartilhados por profissionais de diferentes áreas de atuação. Já pensou o imenso potencial de criar novos vínculos? Certamente, você conhecerá pessoas que poderão contribuir com seu negócio, se transformando em parceiras ou clientes em potencial.

Conclusão

O verdadeiro networking é feito com o desejo genuíno de conhecer pessoas interessantes. Parcerias que, inclusive, podem extrapolar o mundo dos negócios e se transformarem em amizades.

Não se preocupe com os retornos a curto prazo. Preocupe-se em trocar experiências e construir relacionamentos. De alguma forma, você receberá algo troca, o que pode ser aumentar seu círculo de amizades ou uma ótima oportunidade de negócio.

Compartilhe :

Fale com um consultor