Como fazer seu negócio ser mais lucrativo?

Como fazer seu negócio ser mais lucrativo? Essa pergunta, acredite, tem muitas respostas.

Mesmo com toda a burocracia, abrir uma empresa é a etapa mais fácil para empreendedores e investidores.

O mais difícil é tocar o negócio e deixá-lo sempre lucrativo.

Portanto, para fazer que sua empresa seja lucrativa é preciso muito planejamento, foco e esforço.

Confira abaixo algumas dicas que o blog do DESK Coworking preparou para você, empreendedor, ter um negócio sempre rentável.

“Um passo de cada vez” é o maior segredo

Uma boa ideia nem sempre é sinônimo de lucratividade.

Antes de investir todo o seu dinheiro, você deve ter um plano de negócios com objetivos bem definidos e uma estratégia para alcançá-los, além disso, é importante garantir que possui a verba necessária.

Coloque o valor real de investimento ao elaborá-lo e nunca trabalhe com suposições.

Tente seguir o seu plano de negócios à risca para se sair bem.

E sim: ele deve ser atualizado assim que as metas forem cumpridas.

Se você tiver dúvidas de como fazer o seu plano de negócios, o assunto já foi tema aqui no blog, lembra?

Tenha controle financeiro

Contabilize gastos com material, publicidade e pessoal corretamente.

Para isso, crie planilhas de controle e tenha noção exata de onde você está aplicando sua verba.

Assim você não perde o controle de onde seu dinheiro está indo e não corre o risco de falir ou ser pego de surpresa por não ter recurso suficiente para honrar seus compromissos.

O capital de giro é importante

O ideal é que você trabalhe com um capital de giro mensal fixo para novos investimentos, sem que precise tocar no seu fluxo de caixa.

Estipule qual será esse valor e tente não ultrapassar esse limite, sobretudo, se você for um empreendedor de primeira viagem.

Se notar que vai atingir esse valor, é hora de economizar e até cogitar cortar gastos.

Além disso, crie uma poupança com um fundo de reserva para eventuais momentos de crise e dificuldades.

A Publicidade é fundamental

Reserve uma parte de seus investimentos para a divulgação de seu negócio.

O marketing digital é uma forma de comunicação super eficiente, uma vez que você pode conversar diretamente com o seu target e mensurar todos os investimentos e resultados das campanhas.

Além de fácil, é mais acessível que o marketing offline.

Aproveite, inclusive, para criar promoções e mantenha contato com os consumidores fiéis, por meio de e-mail marketing e serviços exclusivos.

Às vezes, é preciso diminuir a margem de lucro

Se você comercializa produtos e está com um determinado item parado há tempos, o ideal é fazer promoções.

Embora possa parecer adversa ao lucro, é melhor receber menos por um item do que mantê-lo parado.

Neste caso, você pode diminuir a margem de lucro ou tirá-lo totalmente.

Para evitar essas situações, você deve planejar as compras, analisar o mercado e o estoque.

Dessa forma, você evita desperdiçar a verba, que poderia ser usada para ampliar seu negócio.

Na próxima semana, o Grandes Ideias para Negócios Lucrativos traz dicas para você organizar as finanças do seu negócio.

Negócio lucrativo
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Sobre o autor:

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Paul Leite

Paul Leite é sócio fundador e CEO do DESK Coworking. Tem como hobby o desenvolvimento de artigos para o Blog do site do DESK! :) Um dos pioneiros no mercado de coworking em Belo Horizonte, traz para seus artigos os principais temas relacionados a coworking, economia colaborativa, gestão de empresas e marketing digital.

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