Conheça os maiores desafios financeiros de um profissional liberal

Conheça os maiores desafios financeiros de um profissional liberal. Se você é um profissional liberal, provavelmente já passou por alguns momentos de dificuldade ou dúvidas em relação à administração financeira de seus negócios.

Seja devido a clientes inadimplentes ou em razão dos altos custos de investimentos por conta própria, empreender de forma autônoma pode apresentar diversos desafios financeiros e é preciso saber como enfrentá-los.

Quer uma ajuda? Confira os principais desafios de gestão financeira para profissionais liberais e a melhor forma de superá-los!

Pouca experiência em administração financeira

Nem sempre nossa formação nos ajuda nessa área. Advogados, por exemplo, não têm disciplinas na faculdade sobre administração de negócios, finanças e contabilidade.

Por isso é tão importante procurar se informar e adquirir experiência na área de administração financeira e orçamentária, independentemente da área de atuação.

Imprevisibilidade dos rendimentos

Profissionais liberais não têm regularidade de rendimentos como os servidores públicos e empregados de empresas.

Muitas vezes, enquanto um mês tem vários pagamentos, os outros são mais fracos e sem muita demanda de clientes.

Assim, é importante se planejar para o pagamento de despesas fixas (aluguel, sindicato, etc.) e economizar nos meses de maior lucro, de forma que você esteja preparado em caso de imprevisto.

Cobrar clientes inadimplentes

Esse é um momento delicado, mas necessário. É preciso sanar as inadimplências de seus clientes, de forma que ainda seja possível mantê-los em sua clientela.

Como fazer isso? Facilitando ao máximo os meios de pagamento, enviando cobranças regularmente e com um tom profissional e cortês.

Definição dos preços de seus serviços

Aprenda a definir o preço de seus serviços por meio de tabelas sindicais e da média de valores cobrados no mercado.

Converse com outros profissionais de sua área para saber qual o valor dos serviços que eles oferecem e procure valorizar seu negócio!

Falta de recursos para investimentos iniciais

Esse é um problema enfrentado por profissionais liberais de diversas áreas. Investimentos muito altos podem ser impeditivos até para que você comece a atuar profissionalmente.

Em vista desse cenário, é importante ser criativo na hora de encontrar soluções para esse problema. Já pensou que ter um escritório virtual pode ser uma boa alternativa para diminuir os custos de aluguel e infraestrutura?

Burocracia para estabelecer a estrutura de um escritório

Outros tipos de burocracia também podem estar envolvidos no momento inicial de sua atuação como profissional liberal.

É o caso de contratos de aluguel, que normalmente exigem comprovação de renda e fiadores. O jeito é demonstrar para a imobiliária sua condição de empreendedor e procurar alternativas para garantir o cumprimento do contrato de aluguel.

Gostaria de alugar uma sala e não tem fiador? Já existem algumas alternativas possíveis e que você pode tentar, como o seguro fiança, caução e espaço de coworking!

Fluxo de caixa adequado para a manutenção dos negócios

Todo profissional liberal deve contar também com um fluxo de caixa adequado para a manutenção dos negócios.

Isso significa, entre outras coisas, ter dinheiro em caixa para gastos cotidianos, para o pagamento de contas e outras despesas que venham a ser necessárias para suas atividades.

Ter um fluxo de caixa significativo deve entrar em seu planejamento orçamentário para evitar endividamentos desnecessários.

Como você pode perceber, são vários os desafios de gestão financeira enfrentados por profissionais liberais. Aproveite nossas recomendações para superá-los e fazer com que seu negócio cresça!

Tem também outras sugestões que ficaram fora da lista? Lembre-se que o DESK Coworking tem uma equipe de profissionais que podem lhe ajudar com suas estratégias. Basta marcar conosco!

Compartilhe :

Fale com um consultor